Publicidade
SMTT de Aracaju realizou mais de mil sinalizações por toda a capital nos primeiros seis meses de 2025
Ao longo das mais de mil ações de sinalizações realizadas, diversos bairros foram contemplados.
Por Ferreira Filho
Publicado em 25/07/2025 16:16
Releases

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju segue promovendo ações contínuas de manutenção e implantação de sinalizações na capital. O trabalho integra o planejamento estratégico do órgão para melhorar a mobilidade urbana, a segurança viária e a fluidez do trânsito na cidade. Somente nos primeiros seis meses de 2025, foram executadas 1033 intervenções de sinalização horizontal (faixas de pedestres, eixos, lombadas, bordos, pare e retenção) e vertical (placas) em diversos pontos da capital.

Entre os serviços realizados no período, destacam-se 171 novas implantações de sinalização horizontal, 298 repinturas de sinalização horizontal, 304 implantações de sinalização vertical, 188 reimplantações de sinalização vertical, 50 manutenções de sinalização vertical, 11 implantações de placas de ponto de ônibus, nove reimplantações e duas manutenções dessas placas.

Ao longo das mais de mil ações de sinalizações realizadas, diversos bairros foram contemplados. Quanto aos bairros que tiveram mais intervenções executadas destacam-se o Centro com 93 intervenções, seguido do Luzia com 86 e Atalaia com 79. Também tivemos intervenções notórias, como no bairro Santa Luzia, onde houve mudança de rota em cinco ruas. No bairro Santo Antônio, foi feita a revitalização da sinalização, além de repinturas na região da Alameda. Já no Japãozinho, a SMTT promoveu a relocação de abrigos de ônibus.

As intervenções são definidas a partir de observações feitas pelos agentes de trânsito, solicitações da população e estudos técnicos, que identificam áreas prioritárias para novas pinturas ou substituição de sinalizações.

A SMTT realiza serviços intensificando as atividades no período noturno para reduzir impactos no tráfego e garantir a secagem adequada das tintas. Além das pinturas, a SMTT também investe na instalação e manutenção de placas de sinalização vertical, assegurando que as informações transmitidas aos condutores e pedestres sejam claras, atualizadas e precisas. A sinalização viária cumpre papel essencial na organização do fluxo de veículos e pedestres, contribuindo diretamente para a segurança, o controle e a orientação dos deslocamentos na cidade.

O diretor do Departamento de Planejamento e Sistemas (DPS) Flávio Novais, comemora a realização de mil sinalizações. “Realizar mil intervenções em apenas seis meses é um marco significativo e digno de destaque. Quando assumimos a gestão, nos deparamos com uma série de demandas reprimidas ao longo do tempo. Agora, nosso esforço tem sido no sentido de equilibrar essas necessidades, sempre com o objetivo de melhorar a infraestrutura da cidade”, declarou.

Flávio Novais, diretor do DPS, explica como é conduzido o processo para atender às demandas. “Cada intervenção é avaliada com foco na segurança viária e na fluidez do trânsito, buscando oferecer mais qualidade de vida para a população. No caso da manutenção de sinalizações já existentes, o processo é mais simples e envolve, principalmente, a reativação da pintura. No entanto, quando há a necessidade de alterar o sentido de uma via ou implantar um redutor de velocidade, é indispensável a realização de um estudo técnico detalhado, fundamentado nas características e na estrutura do local”, explicou.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!