O encerramento da programação da Vila do Forró, no próximo domingo, 27, será ainda mais emocionante com a primeira edição do duelo pelo título de “Quadrilha Junina do País do Forró”. De forma gratuita, o público vai acompanhar, a partir das 17h, no Barracão da Sergipe, na Orla da Atalaia, a disputa entre Pioneiros da Roça e Unidos em Asa Branca, ambas com mais de 40 anos de atuação na cultura popular sergipana, valendo o troféu inédito e a premiação de R$ 50 mil. O evento é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).
A ordem das apresentações foi definida por sorteio na sede da Funcap na última segunda-feira, 21, com a Pioneiros da Roça abrindo a noite, seguida da Unidos em Asa Branca. Cada grupo terá 30 minutos de apresentação e será avaliado por uma comissão julgadora nos critérios de marcador, harmonia do grupo e animação, originalidade, tema, coreografia, figurino e grupo musical.
O Duelo pelo título de Quadrilhas do País do Forró encerra um ciclo junino histórico para Sergipe, marcado por investimento inédito no fomento à tradição. Somando recursos do Governo do Estado e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), o investimento chegou a cerca de R$ 1,5 milhão no fortalecimento das quadrilhas juninas em 2025.
Incentivo à Cultura. O projeto conta com o apoio da Energisa, Aperipê TV, Netiz, TV Atalaia, Prefeitura de Aracaju, FM Sergipe e TV Sergipe; e com o patrocínio da Eneva, Iguá Saneamento, Maratá, GBarbosa, Sergas, Deso, Pisolar, Celi Engenharia, Rede Primavera Saúde, SEGV e Indra.
Foto: Julia Rodrigues