Fora dos Limites!
02/04/2023 10:23 em COLUNA

Está em curso desde o ano de 2017 um trabalho de atualização dos limites interestaduais e intermunicipais em todo Brasil com o objetivo de solucionar conflitos de fronteiras entre os entes federados que assim se encontram.

O trabalho envolve o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, governos estaduais e municipais, além das Assembleias Legislativas nos estados onde existam a necessidade dessas atualizações limítrofes.

Sergipe sendo um dos estados que precisa atualizar, iniciou em 2017 a trabalhar nesse objetivo, e para tanto foi criada na Alese uma Comissão Parlamentar de Atualização dos Limites Intermunicipais, presidida pelo deputado Garibalde Mendonça e mais quatros parlamentares, além da Secrrtaria de Planejamento do governo do estado, que executada o trabalho técnico e de campo em busca das soluções.

Os trabalhos foram comprometidos por dois anos por conta da pandemia da Covid 19, que limitou a atividade principalmente de campo, pois é necessário o contato com a população dos locais conflitantes.

Embora os designos para essas atualizações estejam em pleno vigor, uma decisão judicial surpreendeu todos os atores envolvidos nesta tarefa, onde o município de Canindé do São Francisco acaba absorvendo parte do território de seu vizinho Poço Redondo.

A decisão está fundamentada por um laudo de um perito constituído pela justiça, e contraria não apenas as autoridades e lideranças de Poço Redondo, como a população dos povoados e assentamentos que se encontram dentro dessa nova demarcação.

Embora seja prudente cumprir decisão judicial, é flagrante e necessária a contestação pela parte prejudicada, ainda mais quando estamos diante de um prejuízo histórico extraordinário, por tudo que está contido na literatura, e também contada pelo próprio povo de Poço Redondo.

Vale acionar o VAR!

Milton Andrade

O governador Fábio Mitidieri confirmou o nome do empresário Milton Andrade para a Agência de desenvolvimento de Sergipe. A escolha é acertada, pois se trata de um entusiasta do crescimento do setor empresarial sergipano, além de ter um relacionamento extraordinário com investidores de dentro e fora do estado.

ICMS baixou

Se não é o projeto enviado pelo executivo, e aprovado em votação na Alese, o ICMS que seria cobrado a partir de 1° de abril seria com a alíquota de 22%. Essa taxa foi alterada, e passou a vigorar com 19% da alíquota dentro do modal do ICMS, mais 1% destinado ao fundo da pobreza. Logo, baixou!

PSB com Márcio Macedo

Só quem não ouviu e, ou não leu o ex-deputado federal Valadares Filho, PSB, ainda pode duvidar da candidatura de Márcio Macedo para a prefeitura de Aracaju em 2024. Além de declarar que não pretende canditar-se para o pleito municipal, Valadares Filho disse que tem um compromisso com o ministro de Lula, e ainda verbaliza de que se trata de um ótimo nome. Não precisa desenhar né?

Valmir Monteiro

Já mais recuperado de seu tratamento na luta contra um câncer, o ex-prefito Valmir Monteiro tem dito que pretende disputar a sucessão de sua ex-vice prefeita, Hilda Ribeiro. O mesmo acontece com seu filho, deputado Ibrain Monteiro, que confirma o desejo do pai para 2024.

Reflexão

"Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês".

Mateus 11:28

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!