O Teatro da Vila do Natal Iluminado 2025 segue em funcionamento como espaço de acesso às artes cênicas em Sergipe. Com apresentações gratuitas às 18h e às 20h diariamente até 28 de dezembro, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, o teatro oferece oportunidade para companhias locais circularem seu trabalho e para famílias acessarem entretenimento de qualidade sem custo. Nas três apresentações da última quarta-feira, 10 de dezembro, circo, canto e humor ocuparam o palco. O evento é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).
A estrutura oferece ambiente climatizado com capacidade para 80 pessoas, filas organizadas com abertura 15 minutos antes de cada sessão e prioridade de acesso para pessoas com deficiência e neurodivergentes. A segunda apresentação diária conta com tradução em Libras.
Visibilidade para os artistas
Ao longo do mês, o teatro recebe linguagens que variam entre circo, teatro, dança, mágica e grupos vocais. Para os grupos que se apresentam, a programação oferta duas sessões diárias ao longo de 23 dias, multiplicando possibilidades de exibição durante o período festivo.
Adriano Souza, palhaço Cheirosinho da Cia Saurus, destaca o alcance que o projeto permite. "Sou de uma companhia internacionalmente desconhecida, por enquanto, mas graças à Vila do Natal, que todo ano vem refazendo as vilas, abrindo o público, trazendo gente para a gente assistir os espetáculos, eu já estou bastante conhecido. As vilas têm se tornado um centro de encontro, de comunhão nessas datas festivas, e ajudam a valorizar não só a cultura, mas também a economia. É a economia que gera alegria durante o mês de dezembro", disse.
A AAACASE, que trabalha com pacientes em tratamento oncológico, encontra no espaço uma forma de conectar sua causa ao universo cultural e ao público. Para a vice-presidente da instituição, Carmen Melo: "Agradeço o convite e ter a oportunidade de chegar aqui ao teatro, na Vila do Natal. Nos apresentar aqui nesse palco para um público que nos recebeu também é de tanto valor para nós", contou.
Dário dos Santos, regente da Escola do Governo de Sergipe, também destacou o espaço de valorização dos artistas sergipanos. "A gente sabe que a música por si só alegra os corações e no mundo difícil que nós estamos vivendo a música vem nos transformar em seres humanos melhores. É muito importante a existência desse espaço para que as famílias possam conhecer os nossos talentos e todo mundo que passa por aqui sai bem mais feliz do que entrou", afirmou.
Acesso e inclusão para as famílias
Do lado do público, o acesso gratuito com entrada por ordem de chegada e ambiente adequado para crianças e adultos oferece alternativa concreta de lazer durante dezembro.
Rosângela Hermes, mãe de Aquiles, de 10 anos, cadeirante, e Apólo, de 8 anos, aprovou a experiência. "O teatro está sendo maravilhoso, a apresentação fantástica. Para nós, famílias atípicas, a acessibilidade daqui do teatro está de parabéns. O acesso foi perfeito. Meu neto que é cadeirante teve acesso maravilhoso", destacou.
Quiteria Vieira, de 80 anos, frequentadora das edições anteriores, também reconhece a qualidade da programação. "Programação muito bonita, tudo aqui é muito bem organizado, seguro e tranquilo para as famílias e pessoas de idade. Moro aqui perto e para mim é sempre uma alegria ver cada edição que tem aqui, é a programação certa para a família, todo mundo se diverte", disse.
Vila do Natal Iluminado
A Vila do Natal Iluminado é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), e conta com apoio da Netiz, Energisa e Iguá Sergipe, e patrocínio do Banese. A Vila funciona todos os dias, das 17h às 22h, e segue até o dia 28 de dezembro, com atrações gratuitas para toda a família.
Foto: Marco Ferro