Publicidade
MENU
Prefeitura de Lagarto alinha medidas de segurança para novo espaço de lazer na barragem Dionísio Machado
Planejamento integrado garantirá segurança e organização do novo espaço
Por Ferreira Filho
Publicado em 21/01/2026 06:54
Releases

A Prefeitura Municipal de Lagarto (PML) promoveu uma reunião, na manhã desta terça-feira, 20, com a participação das secretarias municipais de Ordem Pública e Defesa da Cidadania (Semop), de Obras (Semob), da Cultura (Secult) e de Relações Institucionais (Serin), e representantes da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PM-SE) e do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM-SE), para alinhar as medidas de segurança necessárias para o uso do espaço de lazer que está sendo viabilizado na barragem Dionísio Machado. 


O local está passando por uma intervenção de paisagismo, limpeza e criação de equipamentos de recreação, de forma a criar uma opção de diversão e práticas esportivas para as famílias lagartenses e visitantes. Com o aumento no fluxo de pessoas, o encontro foi importante para estabelecer responsabilidades de cada órgão e as ações que serão executadas ao longo dos próximos dias para garantir o uso prudente da localidade. 


“O prefeito Sérgio Reis pediu para convocar essa reunião com todos os órgãos competentes para alinhar as medidas para garantir a segurança dos visitantes, tanto lagartenses quanto de fora. Estamos fazendo um trabalho, com a colocação de areia e estruturas, para dar toda comodidade à população. Queremos dar celeridade por conta do verão e do carnaval, deixando à disposição da comunidade, que pode trazer sua família para a barragem Dionísio Machado. Tenho certeza que vão adorar”, aponta o secretário municipal de Relações Institucionais, Alexsandro Carvalho. 


De acordo com o diretor da Defesa Civil, tenente-coronel Silvio Prado, a partir do alinhamento entre os órgãos, vai ser possível dar encaminhamento à instalação da estrutura de segurança necessária, assim como o acionamento dos recursos humanos que passarão a atuar na nova área de lazer.  


“Identificamos a necessidade de delimitar a área de banho dos banhistas, separando-os da circulação de lanchas e motos aquáticas, para que não haja qualquer tipo de acidente. Vamos solicitar a presença de guarda-vidas, para salvaguardar as pessoas que decidirem entrar na água. Verificamos a parte de sinalização e vamos instalar placas de proibição de banho em animais, para não haver transmissão de doenças, mas também de presença de crianças desacompanhadas, de descarte irregular de lixo e circulação de veículos. Tudo isso foi debatido e agora vamos tomar as medidas necessárias para execução”, explica. 


Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, o major Breno Queiroz destacou que o trabalho técnico já foi iniciado para subsidiar o planejamento das ações de segurança no local. “Nós estivemos aqui para fazer uma estimativa do número provável de banhistas. Baseado neste número estipulado, vamos iniciar o planejamento, com apoio do Comando do Corpo de Bombeiros, para disponibilizar guarda-vidas para atuar na segurança dos banhistas. Vamos delimitar a área, a partir de um estudo com mais calma, e identificar os locais de risco”, afirma.


Com os encaminhamentos definidos, a administração municipal dará sequência à implantação das ações de segurança e organização do espaço, assegurando que a barragem Dionísio Machado seja utilizada de maneira tranquila. 

(Foto: Clara Grasielle/Setur-PML)
Comentários
Comentário enviado com sucesso!