De capital sergipana do cangaço à capital administrativa do estado por um dia, essa foi a definição para a 54ª edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada no município de Poço Redondo nesta sexta-feira, 8. Coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (Seec), o programa de governo itinerante do Estado já alcançou mais de dois terços dos municípios sergipanos e realizou cerca de 240 mil atendimentos, através do leque de serviços ofertados pela caravana.
Durante o dia, toda a estrutura de carretas, estandes e salas de aula esteve concentrada no entorno do Colégio Municipal Nossa Senhora da Conceição, no Centro da cidade. Entre os mais de 160 serviços ofertados ao longo do dia, estiveram os exames médicos nas Carretas do Homem e da Mulher, castração de felinos, doação de sangue, vacinação, renovação e emissão de documentos como RG, CPF, CNH e certidões de nascimento e casamento, dentre outros.
Para o caminhoneiro e morador de Poço Redondo, José Barros dos Santos, o dia serviu para que ele conseguisse resolver algumas de suas pendências financeiras. “Estava com algumas dívidas com a Deso e com o Banese, e, quando vi anunciando nos carros de som que o pessoal do banco estaria aqui, resolvi vir tentar negociar a dívida do meu cartão. Aqui na Deso, eu vim passar a conta de água para o meu nome e também tentar parcelar o que estou devendo. Fui muito bem atendido e deu tudo certo”, destacou.
A agricultora Maria Célia dos Santos, moradora da zona rural do município, aproveitou a passagem do programa para renovar a sua carteira de vacinação e solicitar a religação de água na sua casa. “Eu estava sem tomar a vacina do tétano já há algum tempo, e meus filhos me falaram sobre o que iria ter hoje aqui na cidade. Eu trouxe a minha carteira pra ver quais as outras vacinas que estavam faltando. O pessoal da vacina foi muito gentil comigo, e agora eu vou lá na Deso para pagar a taxa”, disse.
A também agricultora Simone de Santana aproveitou a estrutura itinerante do Governo do Estado para levar seu filho, Juan Pablo, portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), para fazer a carteirinha de benefício, avaliação com o dentista e exame de sangue. “Meu filho ficou sabendo no colégio onde ele estuda que poderia fazer essa carteirinha que dá alguns benefícios a ele, e também do exame de sangue, então nós viemos para cá hoje. Ele gostou muito do pessoal e ainda fez a avaliação com o dentista. Estamos felizes”, ressaltou.
Detran no Sergipe é aqui
O morador de Poço Redondo, Edivan Batista, procurou os serviços do Detran Sergipe para realizar a transferência de veículo e a renovação da habilitação. “A Ciretran mais próxima fica em Glória, e se o governador trouxer novamente esses serviços, como foi hoje para o nosso município, vai ajudar bastante a população”, afirmou.
A diretora-presidente do Detran/SE, Naleide de Andrade, participou da ação com uma palestra sobre educação para o trânsito. “A cada edição do ‘Sergipe é aqui’, percebemos ainda mais a relevância desse projeto do Governo para a sociedade. Hoje, por exemplo, participei de uma palestra com uma turma de alunos e ficou evidente a importância da participação deles e dos questionamentos que fizeram sobre a necessidade da municipalização do trânsito no município. Isso mostra o quanto é essencial levarmos informação à população e aproximarmos cada vez mais os serviços do Detran do cidadão e da cidadã”, destacou.