A III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada pela Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) e pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA), acontece nesta sexta-feira, 9, das 08 às 17h, no auditório da Uninassau, localizado na Av. Augusto Franco, 2.340, bairro Siqueira Campos.
Com o tema central "Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade", a conferência se propõe a debater e construir propostas para o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional.
“Para a conferência magna, contamos com a fala de Daniela Frozi, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação de Políticas Públicas de Saúde (Fiocruz Brasília), que fará um resgate histórico da importância das instâncias de segurança alimentar e nutricional no Brasil”, explica Leise Nascimento, presidente do COMSEA.
Além disso, será realizada uma roda de diálogo com a presença de profissionais que são referências locais na temática, membros da sociedade civil e entes governamentais para a construção da política e do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Entre os eixos que fazem parte do plano estão:
- Fortalecimento da agroecologia, agricultura familiar e camponesa;
- Adesão, pactuação e intersetorialidade no SISAN em uma perspectiva de garantia da SAN;
- Plano municipal de SAN, financiamento do SISAN, fortalecimento e composição do CONSEA e implementação de equipamentos públicos de SAN;
- Alimentação adequada e saudável, livre de agrotóxicos e transgênicos na perspectiva de acesso à água;
- Soberania, cultura e patrimônio alimentar dos povos e comunidades tradicionais;
Arte: Semfas