Prodeter do BNB amplia atuação para 23 planos de trabalho em Sergipe
Em 2024, mais de 570 pessoas foram beneficiadas pelos planos de trabalho do Prodeter em Sergipe. Desse total, 25% são mulheres.
Por Ferreira Filho
Publicado em 17/04/2025 09:05
Releases

O Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter) ampliou a atuação em Sergipe, com criação de 10 novos Planos de Ação Territorial (PATs). Agora, o programa passa a contar com 23 frentes de trabalho, com cobertura de 14 territórios. Três atividades produtivas e uma nova temática passam a ser atendidas: avicultura, policultura, rizicultura e empreendedorismo rural feminino.

 

O PAT da Avicultura será desenvolvido no Território Sertão Ocidental, que compreende os municípios de Poço Verde e Simão Dias. O PAT da Policultura vai atender o Território Sul Sergipano II, com atuação em Arauá, Boquim, Itabaianinha e Pedrinhas. O PAT da Rizicultura vai ser feito no Território Leste São Francisco, que contempla Brejo Grande, Ilha das Flores, Neópolis e Pacatuba. E o PAT do Empreendedorismo Rural Feminino será realizado no Território Alto Sertão Sergipano, que compreende Gararu, Itabi e Porto da Folha.

 

“As novas frentes de trabalho atendem a necessidades identificadas nos territórios, já que cada localidade possui características peculiares de perfil e porte econômicos. O objetivo sempre é fortalecer os setores produtivos, em uma soma de esforços que envolvem um mapeamento de problemas, um plano de soluções, treinamentos e acesso ao crédito do BNB”, diz o gerente executivo de desenvolvimento territorial do BNB, Lenin Falcão.

 

Em 2024, mais de 570 pessoas foram beneficiadas pelos planos de trabalho do Prodeter em Sergipe. Desse total, 25% são mulheres. Em cinco anos, o Banco do Nordeste destinou R$ 826 milhões em contratos de crédito por meio do programa no estado.

 

A maior parte das atividades atendidas pelo Prodeter é da área rural, mas o programa também atua na área urbana, como é o caso das ações integradas em turismo e cultura. “Há um ano, iniciamos um trabalho de estímulo aos bares e restaurantes da Grande Aracaju, numa parceria que leva música a esses espaços com patrocínio do Banco do Nordeste Cultural. Os resultados são diversos, como a dinamização da gastronomia local e a ampliação de 18% nas contratações de crédito com o setor, que alcançaram R$ 4,4 milhões em 2024”, relata o gerente executivo.

 

O Prodeter trabalha com uma rede integrada de parceiros, que colaboram para impulsionar as atividades produtivas e as localidades onde estão inseridas. Entre os parceiros, estão o governo de Sergipe, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Fecomércio-SE, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sebrae-SE, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), além das prefeituras e dos sindicatos.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Mais notícias