A campanha incentiva pessoas físicas que declaram o Imposto de Renda no modelo completo a destinar até 6% para ações voltadas à criança, adolescentes e idosos
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), participou na tarde desta terça-feira, 8, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), da audiência pública sobre a destinação do imposto de renda para organizações da sociedade civil (OSC), por meio da campanha Destinar.
A campanha Destinar incentiva pessoas físicas que declaram o Imposto de Renda no modelo completo a destinar até 6% do imposto devido para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e para o Fundo dos Direitos do Idoso do município. A audiência pública foi presidida pelo vereador Sargento Bayron e também contou com a presença de representantes da Receita Federal, do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), dos presidentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDI) e representantes de OSC's.
“Através da destinação de parcela do imposto a ser pago ou restituído, você pode ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social e transformar vidas. As instituições que estão sendo contempladas por meio de editais, que são publicados anualmente, prestam realmente um grande serviço à sociedade”, pontua a secretária Simone Valadares.
Ao escolher destinar, o contribuinte faz a diferença no desenvolvimento de entidades sociais de Aracaju, sem gastar nada a mais por isso, afinal, o valor é descontado do saldo devedor ou, se houver restituição, é somado ao montante a ser recebido.
“Todo mundo pode fazer a diferença, seja na cultura, no esporte, no lazer, basta escolher contribuir com a campanha, ajudando instituições como Apae Aracaju, Instituto Banese, Lar Cristo Redentor, Ciras e tantos outros”, esclarece o vereador Sargento Byron.
Para a presidente do COMDI, Maria José Silva Matos, este é um ano de renovação da divulgação da campanha, que faz a diferença na vida da sociedade aracajuana.
“Quero deixar um abraço muito especial para a nossa querida e amada secretária Simone, que vem sendo, em tão pouco tempo, uma mulher magnífica, solidária, humana, do qual nós contamos por este apoio. Fazemos um chamado para que todos se engajem na divulgação da campanha para que mais pessoas conheçam”, afirma.
Os recursos destinados por meio da campanha são usados com transparência, afinal, as instituições são contempladas por meio de editais, publicados no site da Prefeitura de Aracaju.
“A entidade recebe, mas quem é impactado é o adolescente, é a criança, é o idoso que tanto necessitam desses valores para que os projetos sociais acolham essas pessoas, possam dar dignidade”, reforça Alex Ramalho, presidente do CMDCA.
Foto: Mateus Souza/Semfas