Zezinho Sobral se Filia ao PSB em Busca da Prefeitura de Aracaju
16/12/2023 09:01 em COLUNA

No cenário político sergipano, uma recente e significativa movimentação tem agitado as águas da política local. O vice-governador Zezinho Sobral tomou a decisão de se filiar ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), dando início a um novo capítulo em sua trajetória política. Importante destacar que essa mudança não deve ser interpretada como uma traição, mas sim como uma estratégia legítima em busca de ampliar horizontes e possibilidades, uma prática comum no universo político.

Ao deixar o Partido Democrático Trabalhista (PDT), que tinha como líder o atual prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, Sobral ingressa no PSB com a perspectiva de concorrer à prefeitura da capital sem enfrentar concorrência interna. Essa decisão se torna ainda mais relevante diante da iminente candidatura de Luiz Roberto pelo PDT, indicado por Edvaldo Nogueira.

O anseio de Zezinho Sobral em liderar a prefeitura de Aracaju não é recente, remontando a 2016, quando o político estava filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Na época, Sobral desvinculou-se do cargo de secretário de estado para viabilizar sua candidatura dentro do grupo liderado pelo então governador Jackson Barreto, também do MDB.

Naquele ano, Edvaldo Nogueira almejava retornar ao comando da capital e movimentava-se para ser o candidato escolhido pelo grupo. Contudo, Sobral retirou sua pré-candidatura, assumindo a coordenação da campanha de Edvaldo, que saiu vitorioso nas eleições, tendo Eliane Aquino do Partido dos Trabalhadores (PT) como sua vice. Em 2020, Edvaldo Nogueira foi reeleito, dessa vez com a delegada Katarina Feitosa do Partido Social Democrático (PSD) como vice, visto que Eliane Aquino já ocupava o cargo de vice-governadora desde 2018.

Atualmente, o grupo político liderado pelo governador Fábio Mitidieri demonstra uma força considerável. Entretanto, a unidade se torna crucial para evitar a divisão que, após muitos anos, poderia resultar na perda do controle da prefeitura de Aracaju. A consolidação em torno de uma única candidatura é vital para manter a coesão e preservar a força política conquistada ao longo do tempo.

O xadrez político em Sergipe continua a se desenrolar, e as próximas movimentações prometem intensificar a corrida eleitoral na capital. Resta agora observar como as forças políticas se alinharão e como Zezinho Sobral, agora no PSB, buscará concretizar seu desejo de comandar a prefeitura de Aracaju, contribuindo para o dinamismo e a evolução do cenário político sergipano.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!