Terminal Pesqueiro de Aracaju: Até quando ficará na inatividade?
08/11/2023 15:54 em COLUNA

Quem visita o movimentado mercado central de Aracaju não pode deixar de notar a imponente estrutura do Terminal Pesqueiro que, apesar de aparentemente concluída e pronta para entrar em operação, permanece inexplicavelmente inativa. Essa situação levanta questões sobre a razão para tanto atraso e negligência por parte dos governos federal, estadual e municipal, que colaboraram na sua construção.

O Terminal Pesqueiro de Aracaju foi concebido como um projeto de importância vital para o setor pesqueiro local. Envolveu uma considerável injeção de recursos públicos provenientes dos três níveis de governo, o que naturalmente levanta a expectativa de que sua ativação estaria entre as prioridades. No entanto, o que vemos é uma obra que se mantém inexplicavelmente fechada, enquanto o setor pesqueiro enfrenta desafios e oportunidades que poderiam ser atendidos por essa estrutura.

A ausência de qualquer anúncio oficial ou manifestação dos governos federal, estadual e municipal sobre o início das operações do Terminal Pesqueiro é preocupante. Essa falta de comunicação contribui para a sensação de abandono e desinteresse por parte das autoridades. É como se um investimento significativo tivesse sido feito e, em seguida, esquecido.

A situação chega a um ponto absurdo quando observamos que a área em frente ao portão principal do Terminal Pesqueiro está sinalizada para o estacionamento de ônibus. Isso é um indicativo claro de que a estrutura está sendo subutilizada e que sua finalidade original está sendo ignorada. A presença de placas de sinalização de trânsito em uma área que deveria ser movimentada por pescadores e comerciantes é um exemplo da negligência que essa obra está sofrendo.

Além do óbvio desperdício de recursos financeiros, a não ativação do Terminal Pesqueiro acelera o processo de deterioração da infraestrutura que já foi construída. O tempo e as condições climáticas desgastam as estruturas, causando danos que poderiam ser evitados se o local estivesse em funcionamento e sendo devidamente mantido.

É hora de dar voz aos responsáveis por essa paralisação inexplicável: os governos federal, estadual e municipal de Aracaju. A população e o setor pesqueiro merecem explicações sobre por que um projeto tão crucial permanece intocado. Afinal, é vital não apenas para a economia local, mas também para a comunidade de pescadores que depende dele.

Em última análise, a inatividade do Terminal Pesqueiro de Aracaju é um exemplo de desperdício de recursos públicos e de uma falta de comprometimento com o desenvolvimento regional. É hora de responsabilizar aqueles que têm o poder de tornar esse projeto uma realidade e, finalmente, oferecer os benefícios que ele promete para a cidade e seus cidadãos.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!