Na manhã desta terça-feira (14) os deputados estaduais participaram de uma prestação de contas feita pelo secretário de Estado da Saúde(SES), Valter Pinheiro. O panorama do movimento financeiro da pasta do Poder Executivo, referente ao período que corresponde o terceiro quadrimestre de 2022, atende a Constituição Estadual, cumprindo dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal e ainda, da Lei de Acesso à Informação Pública.
Para a presidente da Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social da Alese, a deputada Lidiane Lucena (Republicanos), a apresentação dos dados é de extrema relevância para a sociedade sergipana.
“O secretário está apresentando dados da antiga gestão, e também da atual. É a partir desses dados que a Alese pode auxiliar na condução de políticas públicas que proporcionem, ainda mais, melhorias no âmbito da saúde estadual. Esse diálogo com a pasta da Saúde e o Governo do Estado tem em vista a melhoria da assistência”, destacou a parlamentar.
Na oportunidade, o secretário Valter Pinheiro, falou sobre os desafios da saúde pública em Sergipe nos últimos meses.
“É muito importante dialogar com o parlamento, pois, muitas soluções para a saúde podem sair a partir desse momento. Um dos maiores desafios é o enfrentamento a baixa cobertura vacinal aqui no estado. Para isso, teremos que atuar juntamente com a atenção básica dos municípios para melhorar os indicadores, assim como, em tantos outros pontos para a melhoria da saúde da população”, disse.
Sobre os avanços da saúde em Sergipe, o secretário afirmou que serão realizadas campanhas voltadas para a realização de cirurgias eletivas no estado e outros tipos de mobilizações.
“Nós temos inauguração para os próximos meses, que vão de acordo com as necessidades, como por exemplo, ações voltadas para saúde mental, inaugurações de serviços diagnósticos, agências transfusionais, entre outras que estão previstas no plano anual da Secretaria de Estado da Saúde também do Plano de Governo”.
Questionamentos
Após a apresentação dos dados detalhados sobre despesas e receitas dos serviços executados pela pasta da Saúde do Governo do Estado, os deputados abordaram o secretário e diversos questionamentos foram esclarecidos.
O líder da Oposição na Alese, o deputado Georgeo Passos (Cidadania) ressaltou a importância da boa aplicação de recursos na área da saúde.
“Com os dados apresentados hoje, sabemos onde estes recursos estão sendo investidos para poder cobrar da Secretaria de Estado da Saúde”, declarou.
Sobre investimentos voltados para pacientes psiquiátricos e melhoria de políticas públicas voltadas para a saúde mental, o secretário de Estado da Saúde falou enfatizou a necessidade de requalificar o setor para o assistência primária.
Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese
Foto: Joel Luiz/ Agência de Notícias Alese