Ações especializadas da Guarda Municipal de Aracaju contribuem para redução da criminalidade
22/09/2022 20:07 em Últimas Notícias

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), evoluiu significativamente nos últimos anos a partir das ações especializadas dos seus grupamentos, que atuam em prol da cidadania, das liberdades públicas e da preservação da vida, contribuindo diretamente para a redução da criminalidade.


As estatísticas comprovam os resultados. Nos últimos cinco anos, o número de assaltos a ônibus reduziu 97%, em Aracaju, passando de 1.374 registros, em 2016, para 71, em 2021, e 41 registros, em 2022, até o momento, o que reflete o trabalho planejado e direcionado que vem sendo realizado pela GMA, por meio das ações especializadas dos grupamentos.

“A diversificação das atividades dos guardas municipais possibilita o combate, de forma mais efetiva, aos crimes, na nossa cidade. Então, essas ações especializadas para terminais de ônibus, mercados municipais, escolas, voltado às mulheres assistidas pela Patrulha Maria da Penha e diversos outros segmentos, faz com que tenhamos foco para diminuir a criminalidade em Aracaju nos variados equipamentos e espaços. Esse trabalho ocorre atrelado à tecnologia, com a utilização do videomonitoramento, proporcionando a otimização das ações e, desta forma, contribuindo para que tenhamos  uma cidade mais segura, em conformidade com o projeto Aracaju Segura, que integra o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju”, pontua o secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado.
 
De acordo com o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, as atuações da força de segurança da capital estão baseadas no § 8º do artigo 144 da Constituição Federal e no Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal Nº 13.022 de 08 de agosto de 2014). Segundo ele, com o advento do Estatuto, a GMA passou a atender toda a cidade de forma descentralizada. As equipes realizam rondas de bicicletas, motocicletas e carros, além do trabalho direcionado nas escolas, terminais de transporte público, ônibus, bens públicos e áreas verdes e de convivência coletiva.

A Ronda da Capital (Rondac) é o grupamento ‘carro-chefe’ da GMA. Segundo o subinspetor Mendonça, este grupo tem como eixo principal a segurança no transporte público.

“Temos o dever de manter a ordem, além de garantir a segurança à vida e aos direitos humanos da população. A Rondac tem um trabalho focado na manutenção da ordem, da garantia de segurança à vida e aos direitos humanos da população. Foi a partir das ações especializadas deste grupamento, que os índices de criminalidade nos ônibus que circulam na Grande Aracaju diminuíram cerca de 97% nos últimos anos”, destaca o diretor.

De maneira interligada com a Rondac, o grupamento de Ronda dos Mercados (Rondam) atua com foco na prevenção, redução e segurança à sociedade, com responsabilidade primária, também, voltada para o transporte público. As equipes atuam nos mercados do Centro da capital fazendo o policiamento de forma contínua, bem como no entorno desses espaços, com a execução do projeto ‘Terminal Seguro’, que vem contribuindo expressivamente para a diminuição de furtos e roubos em Aracaju, bem como na coibição de uso e tráfico de drogas.

“Realizamos o policiamento na região dos mercados centrais, bem como no terminal de integração, locais onde temos o maior número de apreensão de drogas. A Rondam nos trouxe resultados bastante precisos. Depois que reforçamos essas ações, reduzimos o número de arrombamentos, roubos e furtos. Os guardas atuam nos três mercados do Centro, como também nos mercados situados nos bairros Bugio e Augusto Franco”, frisa Mendonça.
 
Há, ainda, o grupamento de Ciclopatrulhamento, que faz o policiamento preventivo por meio de bicicleta, voltado para áreas verdes e espaços abertos, com grande movimentação de pedestres, a exemplo de parques, praças e calçadões, como o da Praia Formosa, 13 de Julho, Parque da Sementeira.
 
“Esse tipo de policiamento traz uma proximidade maior da GMA com a população. Por estarem de bicicleta, os guardas atuam em áreas de menor extensão, que não dá para ser feito a pé, mas também não há necessidade de um veículo. É um deslocamento mais lento, mas com uma distância que não é compatível com o veículo, porém a pé seria uma distância considerável”, explica o subinspetor.

Por outro lado, em ações que necessitam de uma maior agilidade, a GMA conta com o Grupo Especializado de Motopatrulhamento (GEM). "Em virtude de sua mobilidade, pode trafegar em terrenos acidentados ou povoados, que não contam com calçamentos nas ruas. Esse grupamento é mais utilizado em ações que demandam gravidade ou urgência, devido à sua facilidade de deslocamento, e também para acompanhamentos de grandes eventos", destaca Mendonça.
   
O diretor geral cita, ainda, a Ronda Escolar, grupamento cujo foco único e exclusivo é atender às unidades de ensino da rede municipal da capital e o entorno delas. O trabalho é desenvolvido diariamente, mesmo nos períodos de férias escolares.
 
Segundo Mendonça, por intermédio da Ronda Escolar, os guardiões coíbem tanto ações violentas ou criminosas, como também realizam um trabalho de orientação nas escolas, o que fortalece o vínculo da comunidade escolar no combate a atividades que possam gerar transtornos e reforçar o grau de vulnerabilidade nas localidades, como tráfico de drogas, vandalismo, roubo, entre outras.

"Esse grupamento é especializado para a atuação e proteção do ambiente escolar, tanto do corpo docente quanto discente. O município tem 74 escolas e a GMA faz o acompanhamento em todas elas, num trabalho multidisciplinar, mais efetivo. O preparo é especializado com o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente", enfatiza o diretor.
 
A Guarda Municipal de Aracaju também conta com o Grupo Tático Operacional (GTO), especializado em ocorrências de manifestações civis em ruas, com ações mais direcionadas em casos de crise para manutenção da ordem social.

Em 2019, a GMA criou o Grupamento de Operações com Cães (GOC), que atua com cães farejadores em ações de combate ao tráfico de drogas nos espaços públicos de Aracaju, a exemplo de terminais do transporte coletivo, praças, mercados e adjacências escolares.

“Hoje, temos cinco cães e um deles faz o que chamamos de Dog Show. Ele é levado para visitas em espaços como asilos, hospitais e até mesmo escolas, para que possam interagir com os pacientes e auxiliar de alguma forma, tanto no tratamento como na quebra de paradigma do uniforme com a aproximação das pessoas. Fora isso, os cães são treinados para faro, atuando em operações que realizamos na cidade, até mesmo em ações conjuntas com a Polícia Civil e Rodoviária Federal. Desta forma, auxiliamos ainda mais na segurança pública da capital”, explica Mendonça.

Por fim, outro projeto bem avaliado e que cumpre um papel social extremamente importante e de referência em todo o país: a Patrulha Maria da Penha (PMP), guarnição especial, fruto de um convênio com o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), e que tem atuado de forma ininterrupta para defender e assistir mulheres que estão sob medida protetiva de urgência e que foram escolhidas pelo Tribunal de Justiça para que se tenha essa atenção.

“Em 2019, a Prefeitura criou a Patrulha Maria da Penha, fruto de um convênio com o Tribunal de Justiça. De lá para cá, já atendemos mais de 120 mulheres, e um fato muito importante nesses três anos e meio é que não tivemos nenhum feminicídio, nem nenhum tipo de agressão física a essas mulheres, devido a esse trabalho contínuo da Guarda Municipal. A Patrulha Maria da Penha mudou vidas e trouxe novas perspectivas para essas mulheres, com melhor qualidade de vida”, destaca o subinspetor. 

Foto: Marcelle Cristianne
 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!