Garibalde lembra de Indicação de sua autoria em 2013 sugerindo construção de um Centro de Reabilitação
30/08/2021 12:02 em Política

Na manhã desta segunda-feira, 30, o deputado estadual Garibalde Mendonça comemorou a entrega do Centro Especializado em Reabilitação – CER IV pelo governo do estado na última sexta-feira, 27.

O parlamentar lembrou de uma Indicação de sua autoria datada de 12 de setembro de 2013, onde solicitava o encaminhamento de um expediente para o então governador Jackson Barreto, com cópia para o então secretário de infraestrutura Valmor Barbosa, no sentido de que pudessem viabilizar a construção de um Centro de Apoio Integral a Pessoa com Deficiência como forma de melhorar as condições de vida dessas pessoas.

“São pleitos como esse feito em 2013 e depois reforçado em 2016 que nos fortalece na consciência do cumprimento do dever, ainda mais quando se torna uma realidade como é o caso do CER IV”, comentou o deputado, desejando que a nova estrutura de reabilitação traga mais qualidade de vida para todos que possam necessitar daquela unidade.

O CER IV contará com 80 profissionais, funcionando das 7h às 17h. A estimativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é que cerca de 10 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam atendidos por mês. Nisso, o usuário deverá passar por uma avaliação multidisciplinar, após ser encaminhado por meio da assistência primária pelos municípios.

“Vamos trabalhar com a oferta de reabilitação para as quatro modalidades de deficiência. A cogestão com a UFS vai ampliar o acesso da população aos serviços e permitir que possamos também fazer pesquisa, extensão, estágio e residência. A ideia é que o centro de reabilitação seja um polo de formação para as necessidades do SUS,” ressalta a coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação, Sayonara Carvalho.

O novo espaço de reabilitação possibilita a prestação de serviços de apoio diagnóstico, atendimento individual, terapias em grupo, prescrição de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, orientação e acompanhamento familiar. (informação ASCOM UFS).

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!