Como bem apontou há cinco décadas o mítico Raul Seixas "sonho que se sonha junto vira realidade", e assim tem sido para os aracajuanos beneficiados com as 484 novas unidades habitacionais, do Residencial Lamarão, denominado de Complexo Habitacional Conselheiro Carlos Pinna de Assis. O projeto, de iniciativa da Prefeitura de Aracaju, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi entregue à população em solenidade realizada no dia 19 deste mês, em meio a grande celebração e emoção por parte das famílias que conquistaram a casa própria.
Do total de casas, 456 delas foram construídas no padrão de modalidade sobreposta, outras 20 adaptadas para pessoas com deficiência, e mais oito com áreas aptas para instalação de pontos comerciais, com 29 m² cada, para aqueles moradores que já possuíam estabelecimentos.
O projeto surgiu da necessidade de realocar as famílias que tiveram que sair da região onde foi construída a avenida Perimetral Oeste, uma das maiores e mais importantes obras da gestão municipal, em um investimento superior a 43 milhões de reais.
Todas as unidades são estruturadas com sala, dois dormitórios, cozinha, área de serviço e banheiro. Elas contam ainda com piso cerâmico, instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias e todo o conjunto de louças e metais.
Para José Santana de Jesus, 47 anos, poder finalmente sair do aluguel, ainda mais com a proximidade do Natal, traz uma emoção especial. "Eu me sinto muito abençoado e muito feliz. A sensação de estar recebendo a minha casa, uma coisa que eu nunca tive, morava de aluguel, é muito boa, graças a Deus. Estou muito feliz em poder passar o primeiro Natal em minha casa mesmo, no meu nome. É maravilhoso", diz.
No caso de Jaqueline Panta da Silva, que fez questão de acompanhar de perto todo o andamento do projeto, o dia da entrega foi para celebrar a concretização do que viu no papel e nas promessas, com a chegada de uma nova fase na vida, com muito mais qualidade.
"A minha avaliação é dez, é onze, é cem, porque, pelo que eu vi dos outros, esse é um dos melhores projetos. Como eu acompanhei tudo, da entrada até o final, pude ver todo o projeto, toda a construção e, para mim, sinceramente, é uma felicidade muito grande, porque superou todas as expectativas. É qualidade de vida tanto para a gente quanto para os nossos filhos, a gente poder dar melhorias para eles e essas melhorias vieram através do nosso prefeito", conta.
No decorrer da construção, as famílias foram atendidas e orientadas por uma equipe da Assistência Social, responsável por dirimir dúvidas, promover aperfeiçoamento profissional e apoio psicológico, o que é exaltado por aracajuanos como a Eliana Valentim, ex-moradora do loteamento Rosa do Sol.
"A palavra hoje é gratidão por ter a nossa moradia própria. Só tenho a agradecer ao prefeito e a toda a equipe que deu suporte para gente no decorrer de todo esse processo das moradias. Não tenho do que reclamar, só agradecer. É uma felicidade saber que temos as nossas casas próprias e o futuro dos nossos filhos garantido. É a realização de um sonho, com certeza", ressalta.
Aos poucos, com as chaves sendo entregue em mãos, o que para muitos parecia impossível, irrealizável, tomou forma concreta, trazendo uma nova vida, dessa vez de pura alegria, como descreve a dona Eliane Maria da Conceição, 62 anos.
"Estou muito feliz, muito feliz mesmo, porque na minha perspectiva de vida eu jamais imaginaria estar tão feliz assim. Meu filho é testemunha. Quando eu soube que a gente vinha para cá, nem acreditei. Nem dormia de noite de tanta emoção, me acordava toda hora. Eu nem sei explicar o que estava sentido. Que o Senhor abençoe o nosso prefeito de Aracaju, porque sem ele nada disso seria possível. É uma pessoa muito digna, muito trabalhadora, que pensa nas pessoas pobres, de baixa renda, de rua, aquelas que estão esquecidas pelo mundo. Ele foi o canal de Deus para ajudar a gente", comemora.
Fotos: Alberto Cézar/PMA