Pré-Caju 2024: Prefeitura garante serviços essenciais que contribuem para o sucesso da festa
Últimas Notícias
Publicado em 09/11/2024
A Orla da Atalaia está sendo, mais uma vez, palco da maior prévia carnavalesca do país, o Pré-Caju 2024. O evento teve início na sexta-feira, 8, e se estenderá até este domingo, 10. Neste sábado, 9, primeiro dia com o desfile dos blocos, uma multidão de foliões encheu a avenida com muita alegria e diversão, atrás de grandes artistas como Bell Marques, Ivete Sangalo, Xandy Harmonia, Durval Lelys, entre outros que se apresentaram nos trios elétricos. Visando garantir segurança, tranquilidade e conforto aos aracajuanos e turistas durante a festa, a Prefeitura de Aracaju está presente oferecendo total apoio logístico, por meio de secretarias e órgãos municipais, como Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Assistência Social, Defesa Social e Cidadania (Semdec), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
 
Quem foi ao Pré-Caju para curtir a folia teve a tranquilidade de contar com todo um aparato médico à disposição. A Secretaria Municipal da Saúde está garantindo um leque de serviços para que os cidadãos possam ser atendidos, caso seja necessário. A Prefeitura instalou um posto médico equipado para atender os foliões, na rua lateral do Sesc Atalaia (sentido Passarela do Caranguejo). O posto conta com 15 leitos, sendo dois de estabilização para pacientes com quadros mais graves, além de dez poltronas de medicação rápida. No local, estão trabalhando 26 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e segurança. O serviço ainda conta com o apoio de duas ambulâncias do Samu, uma ambulância de suporte básico e uma ambulância de suporte avançado.
 
Para além dos atendimentos no posto médico, a Secretaria Municipal da Saúde também atuou com a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuindo preservativos masculinos e femininos, gel e lubrificante. Outra ação importante da SMS foi a atuação da Vigilância Sanitária, que tem feito a fiscalização e promoção de segurança dos alimentos e bebidas ofertados durante o evento.
 
Segurança e trânsito
 
A segurança dos foliões também está sendo uma prioridade da Prefeitura de Aracaju durante a realização do Pré-Caju 2024. A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) está com um reforço de mais de 300 guardiões nos três dias do evento, distribuídos por todo o percurso da festa, bem como pelas regiões próximas, como nos terminais de ônibus. Uma equipe extra está fazendo, diariamente, a revista nas principais entradas do evento.
 
Como muitos foliões vão à festa utilizando o transporte público, a segurança nos ônibus também está sendo uma preocupação constante. Uma base móvel de videomonitoramento está instalada no Terminal da Atalaia, onde agentes da Guarda Municipal monitoram com atenção o fluxo de pessoas e podem rapidamente identificar qualquer situação que necessite de uma intervenção ostensiva.
 
De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor de 2ª classe Fernando Mendonça, os agentes da GMA estão atuando em diversas frentes para que os cidadãos tenham a sua segurança garantida. “Nossa base de videomonitoramento já está posicionada aqui desde às 8h da manhã. Distribuímos nossos guardiões aqui na área do Terminal da Atalaia, monitorando todas as câmeras que temos nos terminais, juntamente com as câmeras dos ônibus. E, neste sábado, também distribuímos outros guardiões nas portarias, onde estamos fazendo a revista de quem vai para o evento, verificando se está com algum objeto que não seja permitida a entrada, e também passando orientações”, disse.
 
A GMA conta com equipes que vão estar fazendo o patrulhamento noturno do evento, como a Ronda da Capital, o Grupo Tático Operacional, e o motopatrulhamento, garantindo a segurança de todos os que estão circulando pelo evento e na arena, onde ocorre a passagem dos trios e blocos. O comandante Fernando Mendonça destacou ainda que a GMA está atuando em parceria com outros órgãos e secretarias municipais. “A Assistência Social está fazendo um trabalho de monitoramento de qualquer situação que venha a ocorrer aqui na arena, de modo que, tanto pelo Conselho Tutelar, quanto através da Patrulha Maria da Penha, estamos acompanhando para que se houver alguma queixa de violência doméstica, a mulher possa notificar a Guarda Municipal para a gente efetuar a condução do agressor. Tem também a Vigilância Sanitária, que vem fazendo uma fiscalização da manipulação de alimentos, e isso também é feito acompanhado da Guarda Municipal. A Guarda acompanha ainda os agente da Emsurb na fiscalização dos ambulantes”, explicou.
 
Para melhor organizar o trânsito e o fluxo de veículos durante o Pré-Caju, a SMTT montou um esquema que contempla a população com toda a mobilidade urbana. A operação conta com sete pontos fixos e agentes de trânsito prontos para reordenar os fluxos, favorecendo a fluidez nas vias a evacuação maior na avenida Santos Dumont.
 
O superintendente da SMTT, tenente-coronel Silvio Prado, destacou o sucesso dos serviços de segurança e trânsito durante o Pré-Caju. “A Prefeitura de Aracaju fez uma campanha importante junto com o Governo do Estado, integrando todas as forças de segurança pública para entregar uma festa organizada. Já no primeiro dia de festa, na sexta, todo o planejamento feito há 30 dias foi executado da melhor maneira possível, com o trânsito funcionando, todos os órgãos sendo acomodados e com posto de comando. Neste sábado, tivemos uma organização ainda maior, com todo o esquema de segurança, principalmente, para entregar às pessoas que não têm condições de ir para um bloco ou para o camarote, uma festa confortável e segura”, afirmou.
 
Neste segundo dia, a avenida Santos Dumont, sentido praias/Centro, foi totalmente interditada a partir das 5h, e permanecerá bloqueada até às 5h, da segunda-feira, 11. No sentido Centro/praias, a avenida foi interditada a partir das 9h, e reabre no domingo, às 5h. A interdição no sentido Centro/praias, será repetida no domingo, das 9h às 5h, da segunda-feira.
 
Além disso, na avenida Rotary, próximo ao Terminal da Atalaia, o trânsito foi interrompido no sábado, a partir das 9h. Veículos que transitam pela avenida Beira Mar deverão acessar a rua Arício Guimarães Fortes ou usar a rotatória para a avenida Desembargador José Antônio de Andrade Góes.
 
Assistência Social
 
Como não podia faltar, mais uma vez, o Pré-Caju conta com o Camarote da Acessibilidade, um espaço exclusivo para que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam curtir a festa. Sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Assistência Social, o camarote está instalado próximo aos Arcos da Orla da Atalaia, na avenida Santos Dumont, podendo ser acessado pela avenida Rotary. O espaço tem capacidade para 80 pessoas por dia, sendo 40 pessoas com deficiência e 40 acompanhantes, e é totalmente adaptado às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
 
A secretária da Assistência Social de Aracaju, Rosária Rabêlo, explica que, para acessar o local, basta que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida se dirijam diretamente ao Camarote da Acessibilidade portando um documento que comprove a deficiência, para o acesso ser liberado. “Com esse camarote, a gente dá acesso a um segmento que muitas vezes fica excluído de participar de uma festa tão bonita como essa. Entendemos que é um segmento que também tem direito à diversão e ao lazer. A gente espera que sejam dois dias de muita alegria, dias em que reine a paz nessa grande festa”, disse.
 
A atuação da secretaria contou também com o Serviço Especializado em Abordagem Social. “Também estamos presentes atuando na proteção social de segmentos vulneráveis, como crianças e adolescentes. A gente faz toda uma campanha de combate ao trabalho infantil, de combate ao abuso e exploração sexual e de violência contra a mulher. Então, essa festa é um momento para que a Assistência Social traga os serviços que presta ao longo do ano em Aracaju”, afirmou a secretária.
 
Limpeza
 
Para manter o brilho da festa e a limpeza de todo o trecho do evento, bem como do seu entorno, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está com equipes trabalhando durante todos os três dias do evento. De acordo com o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, ao todo, 400 agentes estão trabalhando diariamente para deixar o local da festa do jeito que os foliões merecem.
 
“Toda a parte de organização e limpeza transcorreu tranquilamente. Hoje, logo cedo, toda a avenida já estava limpa, tudo lavado, os banheiros químicos já preparados para que pudessem ser utilizados durante o dia. Agora pela tarde já demos um segundo repasse na limpeza para que a festa, logo mais, quando os blocos se aproximarem, possa ter todo o brilho. Temos cerca de 400 homens da limpeza que estão durante todo o dia fazendo esse processo de mutirão para que a gente tenha a avenida limpa durante a passagem do bloco e, logo em seguida, as equipes adentram novamente para que a gente deixe a avenida toda limpa no dia seguinte”, explicou.
 
A Emsurb também é responsável por todo o planejamento e fiscalização dos ambulantes que comercializam alimentos e bebidas durante o Pré-Caju.
 
Foto: Alberto Cézar / PMA
Comentários
Comentário enviado com sucesso!