A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está prestes a concluir mais uma etapa no projeto de reestruturação da avenida Tancredo Neves, ampliando as opções de acesso para motoristas que circulam pela região. Em breve, quem sair do Largo da Aparecida, na avenida Escritor Graciliano Ramos, poderá acessar a Tancredo Neves em direção à zona Norte. Da mesma forma, os condutores vindos da avenida São João Batista terão um novo acesso à Tancredo Neves no sentido Sul. Essa iniciativa busca otimizar o fluxo de veículos e reduzir o tempo de deslocamento, tornando a mobilidade urbana mais ágil e eficiente.
A iniciativa é uma das etapas da ampla reestruturação da avenida Tancredo Neves, a mais longa via de Aracaju, com 15 quilômetros de extensão. O projeto, que teve início em fevereiro deste ano, abrange melhorias significativas, incluindo a fresagem do pavimento antigo, recapeamento asfáltico, recuperação da rede de drenagem pluvial, reestruturação dos passeios e ciclovias, e, agora, a criação de acessos diretos para facilitar a fluidez do trânsito.
Essas mudanças já impactam a vida de quem vive ou trafega pelo Largo da Aparecida. Para André Silva dos Santos, de 35 anos, o novo acesso é uma melhoria importante. "O acesso é ótimo porque aqui a gente faz bastante arrodeio para fazer o retorno sentido hospital João Alves. Acho ótimo, porque na hora de pico aqui é muito complicado. Eu aprovo esse tipo de intervenção no trânsito", comenta.
Opinião semelhante tem José Galdino dos Santos, 36, dono de uma borracharia na localidade. Ele ressalta o benefício da economia de tempo para os moradores e trabalhadores da região. “Vai facilitar o acesso, vamos economizar tempo e isso é importante para quem mora aqui”, relata.
A dona de casa Maria Cândida dos Santos, 63, destaca o impacto positivo da intervenção. "Não vamos mais fazer aquele retorno longo, vamos ganhar tempo de deslocamento", celebra.
Maria José da Silva, 58, também aprova a mudança. "Vai ficar melhor para a gente atravessar”, sintetiza.
Um dos moradores mais antigos do Largo da Aparecida, onde vive há 51 anos, João Almeida vê com satisfação as transformações. “Aqui eu gosto de morar e acredito que com esse novo acesso vai ficar melhor. Inclusive, essa obra da Tancredo Neves é uma obra bem feita, um negócio sério e nós agradecemos pelo serviço. Tudo vai melhorar, eu tenho certeza”, enaltece.
Fase avançada
A reestruturação da Tancredo Neves está em fase avançada, com a execução da sinalização e a instalação de abrigos de ônibus, tornando o trânsito mais seguro e organizado. Conforme o projeto, a infraestrutura cicloviária também está sendo ampliada, com a construção de um novo trecho de ciclovia de 550 metros que se estenderá até a Rua Rio Grande do Sul.
Com o investimento de R$ 29.692,689,20 em recursos próprios da Prefeitura, a reestruturação da Tancredo Neves é parte de um conjunto de 23 obras financiadas pelo Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) para melhorar a mobilidade urbana de Aracaju. Esse investimento integra o programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que visa promover um ambiente urbano sustentável, acessível e alinhado às necessidades da população.
Com as intervenções em andamento e a modernização da Tancredo Neves, a Prefeitura de Aracaju reafirma seu compromisso com a qualidade de vida da população, consolidando um modelo de mobilidade que prioriza a eficiência, a acessibilidade e o conforto de todos que utilizam essa importante via da capital sergipana.
Fotos: Alberto Cézar/PMA