Evento ocorrerá de 7 a 26 de outubro, garantindo diversão e lazer para o público infantil, além de gerar empregos e fomentar a economia local
A equipe do Governo de Sergipe realizou na manhã desta sexta-feira, 20, uma visita técnica à Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju, para ajustar os detalhes da Vila da Criança. O evento, que ocorrerá de 7 a 26 de outubro, é organizado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), em parceria com a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), e apoio de várias secretarias estaduais e órgãos estaduais.
A Vila da Criança será um espaço de diversão e lazer para o público infantil, além de gerar empregos e fomentar a economia local. Com o tema "Todo Mundo Quer Brincar", a primeira edição trará uma variedade de atrações, como cinema, arena gamer, brinquedos infláveis, roda-gigante e carrossel, entre outras atividades voltadas para as crianças e suas famílias.
Planejamento
A visita foi estabelecida após reunião de alinhamento realizada na última terça-feira, 17. Durante a visita, liderada pelo diretor-presidente da Funcap, Gustavo Paixão, a prioridade foi a segurança das crianças. “Estamos planejando cada detalhe para que o evento seja um sucesso, garantindo segurança, diversão e tranquilidade para as famílias", afirmou Paixão. Ele destacou o uso de pulseiras de identificação para as crianças e a instalação de barreiras de segurança no local, além de parcerias com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros órgãos.
O diretor-presidente da Funcap ainda acrescentou que as visitas técnicas são muito importantes para alinhar os últimos detalhes. "Este ano, além dos brinquedos, estamos trazendo teatro, cinema, e uma série de atrações voltadas para o público infantil. Todos os envolvidos no processo têm uma responsabilidade ainda maior, especialmente porque se trata de um evento dedicado às crianças. A nossa primeira-dama, a grande idealizadora do projeto, nos deu essa determinação, e estamos trabalhando com muito planejamento para que o sucesso seja garantido”, enfatizou.
A Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil também estará envolvida no evento, com foco na vistoria das estruturas temporárias, como explicou Moacir Sena, coordenador de recuperação e gestão de cenários de risco. “A Defesa Civil vai trabalhar juntamente com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SMTT, Samu e demais órgãos de segurança envolvidos, principalmente na atuação de vistoria nas estruturas temporais que serão montadas aqui. A visita teve como objetivo atentar para a montagem correta, questões de aterramento, se as estruturas são devidamente aterradas, para evitar o choque elétrico, fixação de guarda-corpos, anteparos de segurança, para que tudo transcorra bem nos dias do evento. Então, esses momentos que antecedem o evento para o projeto, são extremamente importantes, justamente para garantir que tudo saia dentro do que foi planejado. Um dos pilares da Defesa Civil é a prevenção e a preparação. Estamos agora vivenciando este momento de forma adequar, ajustar e otimizar as ações, vislumbrando a realização do evento com toda a segurança que ela requer”, reforçou.
Economia Criativa
Além de proporcionar lazer, a Vila da Criança visa impulsionar a economia criativa do estado. De acordo com o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, o evento tem grande potencial de atrair turistas para Sergipe, o que pode gerar oportunidades para os empreendedores locais.
“O governo vem investindo muito na indústria sem chaminé, que é o turismo, atraindo turistas para o estado, divulgando o roteiro e criando eventos que fortalecem a vinda de turistas aqui para o estado, que consomem, que se hospedam. Então esse é mais um evento temático, sem dúvida nenhuma, que vai atrair a família sergipana, mais turistas também que virão, que consumirão, que vão dar oportunidades aos empreendedores sergipanos de terem a sua renda extra nesse período”, destacou.
Vila da Criança 2024
A Vila da Criança 2024 também contará com a atuação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar de Sergipe. A coordenadora do Proerd, major Amanda Freitas, destacou que a participação no evento será uma oportunidade de reforçar a importância do programa junto às crianças. "Estaremos presentes com o nosso mascote, interagindo com o público e divulgando o trabalho do Proerd de maneira lúdica", afirmou.
Com uma programação extensa e variada, a Vila da Criança promete ser uma experiência memorável para as famílias sergipanas. A abertura oficial está marcada para o dia 7 de outubro, às 17h30, e o evento funcionará diariamente das 17h às 22h. Além das atrações culturais e recreativas, o espaço contará com cinema, arena gamer, minicidade, atividades recreativas, teatro, roda gigante, carrossel, casas temáticas, cama elástica, e brinquedos com acessibilidade e infláveis, praça de alimentação inclusiva e áreas de apoio, como fraldários e locais de amamentação, reafirmando o compromisso com o bem-estar de todas as famílias. Além disso, uma novidade importante será a arena gamer. Ela contará com 40 computadores e cinco opções de jogos on-line. Cada criança terá um tempo limite de 30 minutos, e as máquinas terão um sistema de bloqueio de sites com conteúdo para adultos.
Outro destaque vai para a programação especial do Dia das Crianças, em 12 de outubro. Além das atrações diárias, neste dia será realizado um Bloquinho da Criança, com o público fantasiado. Ele será às 16h, com concentração no Mundo Maravilhoso da Criança e encerramento na Praça de Eventos. A expectativa é que a Vila da Criança entre para o calendário anual de eventos do estado, assim como a Vila do Natal Iluminado e a Vila da Páscoa.