Foi aberto, na manhã desta quinta-feira, 19, o VII encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), no Quality Hotel, em Aracaju. O evento conta com o apoio da Assembleia Legislativa de Sergipe.
Presidente do FNNIC, Marcos Holanda
O presidente do FNNIC, Marcos Holanda, destacou a importância da realização deste tipo de evento que tem a união de 16 estados. Durante o encontro, foram debatidos temas como obras públicas, parcerias público privada e políticas públicas.
“Nós vamos discutir sobre as enchentes, o que é que a engenharia e a arquitetura podem fazer para evitar as enchentes nas grandes cidades e nos Estados. Há pouco tempo, nós tivemos um problema muito sério no Rio Grande do Sul, então a gente mostra como buscar essas soluções para evitar essas grandes catástrofes”, falou.
Marcos Holanda disse que é preciso entender a complexidade das obras públicas estruturantes. Ele explicou que os órgãos públicos devem ficar atentos para garantir que os trabalhos sejam feitos da forma correta.
“É preciso que as entidades locais sejam convidadas para discutir essas obras estruturantes. Eu tenho certeza que o governador (Fábio Mitidieri) tem essa preocupação aqui, assim como o prefeito de Aracaju (Edvaldo Nogueira) se preocupa muito com essas obras”, afirmou.
Vice-governador, Zezinho Sobral
O vice-governador, Zezinho Sobral, falou que este é um evento de grande importância para o norte e Nordeste, já que são debates sobre construção civil em diversos aspectos. Ele lembrou que as discussões versam sobre questão imobiliária na expansão e necessidade de construção de habitações, além das obras públicas com base na nova lei.
“Não basta o marco legal, precisa que seja bem operacionalizado para que essa nova lei torne as obras mais eficientes, tornem o preço justo e o mais importante: que a população receba por inteiro as suas obras. Teremos ainda falas sobre a parceria público-privada, que é uma inovação para a celeridade na execução das obras, principalmente aquelas obras de grande relevância”, afirmou.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe, Marcos Andrade, falou que as políticas públicas devem estar presentes também na construção civil. Ele disse que o ponto principal é tratar sobre a proteção da natureza.
Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe, Marcos Andrade
“Em um momento como esse, que é de queimada. O Brasil está em chamas. Não vou aqui discutir se é criminoso ou não, mas está em chamas em todo o país e isso nos leva a crer que é muito prejudicial para a agricultura para a pecuária e acima de tudo, para imagem do nosso país. Somos detetores da maior parte do bioma mundial e acontece um problema desse. Eu acho que é uma somação de todos em prol do país e contra toda essa criminalidade se assim for”, afirmou.
A superintendente do Sebrae, Priscila Felizola, contou que os pequenos empresários têm recebido a capacitação necessária para atuar respeitando as políticas públicas e as leis quanto às obras públicas.
“O papel do SEBRAE é dá esse suporte com essa capacitação. Nós temos consultorias e soluções inovadoras voltadas para que esses pequenos negócios se capacitem em todos esses setores, tanto na área de certificação como na área de capacitação específica para o serviço que vai prestar, para que as grandes empresas sintam segurança em contratar os nossos pequenos negócios e para que a mão de obra local seja qualificada, assim a gente acaba gerando um emprego e renda”, contou.
Superintendente do Sebrae, Priscila Felizola
O VII encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC) seguirá nesta sexta-feira, 20.
Confira a programação completa
19 De Setembro (Quinta-Feira)
8h30 – 10h30
Abertura com autoridades
11h20 – 13h00
Painel 01 – Ações Realizadas que Melhoraram a Vida do Cidadão do nosso Estado
14h30 – 15h50
Painel 02 – Obras Públicas e as Oportunidades do Novo PAC
16h – 17h20
Painel 03 – O Papel das Instituições na Construção de Políticas Públicas para o Desenvolvimento do Norte e Nordeste
17h30 – 18h
Painel 04 – A Construção Civil e suas Ações Sociais
18h10 – 19h30
Painel 05 – Tecnologia e Gestão como Diferencial Competitivo no Mercado da Construção
19h40
Encerramento do 1º Dia
20 De Setembro (Sexta-Feira)
8h00
Abertura + Assinatura do Convênio entre o FNNIC e ABNT
8h30 – 8h40
Apresentação Especial – Projeto Lightwall
08h50 – 10h10
Painel 06 – A Importância do Trabalho em Parceria para Benefício do Desenvolvimento
10h30 – 11h20
Painel 07 – O Programa MCMV em Números: sua Evolução e seus Desafios no Norte e Nordeste
11h30 – 12h
Painel 08 – Como o Sebrae pode Ajudar a Indústria da Construção a ser mais Produtiva
12h10 – 12h40
Painel 09 – Descarbonização no Setor da Construção Civil
14h30 – 15h20
Painel 10 – Utilizando a Matriz Energética como Indutor do Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental
15h30 – 16h20
Painel 11 – O Que nos Ensina as Calamidades Públicas e como Prever suas Soluções
16h30 – 17h20
Painel 12 – Perícia Judicial de Engenharia e as Normas de Garantias das Edificações
17h30 – 18h20
Painel 13 – Os Sucessos e Retrocessos do Mercado Imobiliário: o Caso das Associações Pró-Construção
18h30
Encerramento do Evento