Aedes aegypti: aplicação do fumacê costal é uma das ações estratégicas de combate ao mosquito
03/04/2024 05:42 em Últimas Notícias

O plano de ações da campanha Aracaju contra a Dengue conta com uma série de medidas, entre elas, o trabalho do fumacê costal. Desempenhada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a ação acontece semanalmente, auxiliando no bloqueio de transmissão do vetor da dengue, zika e chikungunya.

“A pulverização da substância do fumacê costal ocorre das 17h às 19h e é sempre realizada por agentes de endemias, os quais orientam a população a manter janelas e portas abertas para maior circulação do produto. Também mantemos o alerta para que as pessoas tenham uma rotina de limpeza em suas casas e nos locais de armazenamento de água”, destaca o gerente do Programa de Combate ao Aedes aegypti, Jeferson Santana.

O mosquito se adapta às condições climáticas mais quentes, portanto, com temperaturas elevadas e pancadas de chuvas, há probabilidade de aumento de criadouros e focos do mosquito nesta época.

“A água da chuva é limpa e faz com que o mosquito possa encontrar nesses depósitos os seus criadouros. A população, ao identificar qualquer situação sobre focos de dengue, pode colaborar e informar à Saúde de Aracaju por meio de um canal de atendimento para denúncias de focos ou criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”, ressalta o gerente.

Programação

Nesta terça-feira, 2, a equipe do fumacê estará no bairro Olaria; na quarta, 3, no Bugio e na quinta, 4, a ação acontecerá no bairro Soledade.

Denúncias e participação da população

A participação da população continua sendo fundamental para o controle do vetor, conforme reitera o gerente. “As pessoas precisam verificar os quintais, reservatórios de água sem proteção adequada, ralos, vasos de plantas, água da chuva, descarte de lixo, calhas dos telhados dos imóveis, principalmente nos condomínios. Além de garrafas, que devem ficar emborcadas e o pneu que é um potencial criadouro do mosquito, pois tanto deitado, como em pé ou de lado ele acumula água, por isso deve ser descartado, enfim, tudo que possa acumular água e se tornar um criadouro deve ser observado com atenção para evitar que se torne foco do mosquito”, disse gerente.

A população também pode contribuir para o combate a partir de denúncias de possíveis focos do mosquito, basta acessar o formulário, disponível no site da Prefeitura, e preencher com os dados necessários, como nome, e-mail e número de telefone, além de disponibilizar fotos ou vídeos e o endereço da localização denunciada.

“Através da denúncia referente ao foco, será realizada uma avaliação da foto ou vídeo pela equipe da Vigilância Epidemiológica, para uma primeira orientação de quem fez a denúncia. Se houver a necessidade de inspeção, essa será realizada pela equipe de campo. Além do formulário, a população também pode registrar denúncias por meio da Ouvidoria da Saúde, através do email saude.ouvidoria@aracaju.se.gov.br, enviando fotos e vídeos dos locais com focos, ou pela central de telefone 0800 729 3534, na opção 2. Para registrar casos suspeitos do Aedes aegypti, pode ser feita pelo MonitorAju, na mesma central de telefone, clicando na opção 1”, orienta Jeferson. 
Fotos: Ascom SMS 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!