Programa trouxe benefícios e oportunidades para a região, promovendo cidadania e fortalecendo os laços entre o Estado e a população sergipana
Nesta quinta-feira, 22, Cumbe, no médio sertão sergipano, foi o 22º município a receber o governo itinerante ‘Sergipe é aqui’. Coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), o programa do Governo do Estado torna, de maneira simbólica, a cidade visitada na capital do estado por um dia.
Desde as 8 horas, os moradores do município tiveram a oportunidade de contar com mais de 170 serviços essenciais disponibilizados por diversos órgãos e secretarias que integram a gestão estadual. Os atendimentos se concentraram no Colégio Estadual Alcebíades Paes.
O Sergipe é aqui em Cumbe, assim como nos outros municípios anteriores, foi mais um momento de sucesso, trazendo benefícios e oportunidades para a região, promovendo cidadania e fortalecendo os laços entre o Estado e a população sergipana. Além disso, houve a presença de autoridades locais e estaduais, possibilitando um diálogo direto entre as demandas da população e os representantes governamentais.
Serviços
Com uma população com pouco mais de 4.008 habitantes, com uma economia predominantemente a base da agricultura e de serviços, Cumbe vivenciou a oportunidade de atendimentos na área da saúde, como exames médicos e odontológicos e vacinação; de cidadania, como emissão de documentos e orientações jurídicas; além de outros diversos serviços, a exemplo de renovação da carteira de habilitação (CNH), palestras sobre diversos temas, cadastro da tarifa social, entre outros.
Um desses serviços foi a 2ª via de certidões de nascimento, ofertado pela Defensoria Pública do Estado de Sergipe. A trabalhadora rural Maria das Graças da Silva Santos, 47 anos, moradora do povoado Forte, em Cumbe, foi em busca da 2ª via de certidões de nascimento dos filhos.
“Está sendo ótimo. É uma oportunidade de conseguir os documentos de forma rápida e cuidadosa. Aqui tá sendo muito rápido, uma maravilha”, elogiou.
A Defensoria ofereceu também exame de DNA, com coleta de sangue para regularizar a paternidade da criança, adolescente ou adulto, que não tenha o nome do pai na certidão de nascimento. Além disso, os demais serviços já prestados em edições anteriores foram mantidos, como: gratuidade para 2ª via de certidões de casamento e óbito e orientações jurídicas a respeito de pensão alimentícia, inventário, divórcio, união estável, guarda, visita, investigação de paternidade, retificação de registro civil, entre outras.
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon/SE atuou com a abertura de Reclamação e orientações sobre os seus Direitos e Garantias enquanto Consumidor. O trabalhador rural Joaquim de Santana, 55 anos, morador povoado Tanque do Meio, em Cumbe, aproveitou os serviços do órgão.
“Vim procurar o Procon e também o serviço da Deso. Essa ação aqui está sendo espetacular, é muito bom. Ajuda muito o povo do município, principalmente para quem mora na zona rural. É muito importante porque a gente não tem tempo de sair e ir atrás das pendências por conta dos afazeres. Então essa ação ajuda bastante”, comentou.
Saúde
O cuidado com a saúde esteve presente também no Sergipe é aqui. Maria Helena dos Santos, 66 anos, moradora de Cumbe, não perdeu tempo e foi logo realizar os exames preventivos. A aposentada foi uma das usuárias que realizou o exame de citologia na Carreta da Mulher.
“O atendimento é muito bom, estou sendo muito acolhida. São vários exames disponíveis para gente fazer e acompanhar a saúde. Foi uma oportunidade muito grande que o governo trouxe para o nosso município. É um verdadeiro presente, porque tudo está saindo de graça”, disse.
Assim como ela, Lealdo Rosa dos Santos, 57 anos, morador do povoado Saco Grande, em Cumbe, também não perdeu tempo e realizou consulta com o médico. Afastado do trabalho por motivo de saúde, o agricultor elogiou a iniciativa governamental de proporcionar serviços de saúde para a população local. “Era o que Cumbe estava precisando, ajuda bastante os moradores”.
As Carretas do Homem e da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde ( SES) disponibilizaram ultrassonografias e consultas com clínico geral e urologista, além de exame de citologia. Foram ofertados, ainda, testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e hepatites virais na Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’.
Outras ações
Já a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) ofertou serviços de distribuição de 100 mudas de plantas nativas e frutíferas; distribuição de material educativo para estudantes; distribuição de material sobre as unidades de conservação de Sergipe (com entrega de panfletos ressaltando a importância de conhecer e cuidar das unidades de conservação de Sergipe); Germinação/Trilha Ecopedagógica, além de trabalhos de educação ambiental, com brincadeiras educativas sobre bacias hidrográficas.
Vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), a Superintendência de Proteção Animal (SupAnimal) esteve presente com o ‘Castramóvel’, projeto voltado para o atendimento aos animais. Na oportunidade, foram realizadas consultas e avaliações ambulatoriais, vacinação e procedimentos cirúrgicos de castração de cães e gatos.
A superintendente de Proteção Animal de Sergipe, Kitty Lima, explicou que as ações começaram no dia anterior, com a triagem dos animais. “Hoje é o dia da castração. A gente veio ontem fazer uma triagem. Teve muita tutora de animais, principalmente felinos, que estavam se reproduzindo dentro de casa. Tem uma protetora aqui que tem um coração maravilhoso, com mais de 27 animais em casa. Então, ela foi uma das mais intensificadas para a gente ajudar. Desta forma, está sendo um resultado maravilhoso. A gente precisa de controle populacional e controle de zoonoses. Ou seja, não é só os animais que saem ganhando no dia de hoje. A população como um todo. A gente vai evitar de ver mais animais nascendo nas ruas de Cumbe e sofrendo maus tratos”, pontuou.
A moradora de Cumbe Iolanda Pacheco, que cuida de 27 animais, aproveitou para levar dois gatos para serem castrados. Para ela, a iniciativa é fundamental porque demonstra atenção e cuidado do Estado com os animais da cidade. “Para todo cidadão cumbense hoje, os eventos que estão acontecendo aqui são grandiosos. Enaltece a cidade e os seus moradores”, elogiou a trabalhadora rural.
Na oportunidade, o governador Fábio Mitidieri ainda autorizou, em Cumbe, a licitação da reforma do Ginásio de Esportes Manoel Ávila de Menezes, orçada em R$ 675.842,84, e deu ordem para a licitação da construção de quadra desportiva do Povoado Saco Grande, cujo investimento é de R$ 622.750,34. O Governo do Estado autorizou, também, a execução de 3.850,0 m² de capeamento asfáltico de ruas dos trechos 01 e 02 do povoado Saco Grande, e outros 2.800 m² nas ruas dos trechos 01 e 02 no povoado Forte.
Desenvolvimento regional
Com mais de 97 mil atendimentos realizados nas últimas 21 edições, o evento tem se firmado como uma importante ferramenta de aproximação da administração pública estadual da população sergipana e descentralização no atendimento à população.
O programa contribui para a valorização e o desenvolvimento da região, ao promover a visibilidade e a atração de investimentos. Os serviços ofertados no ‘Sergipe é aqui’ são executados simultaneamente por diversas secretarias, órgãos, fundações e autarquias, o que possibilita uma interação mais direta entre a comunidade e os representantes governamentais, para fortalecer a efetividade dos serviços.
O programa itinerante do Governo do Estado já levou seus serviços aos municípios de Boquim, Porto da Folha, Propriá, Nossa Senhora das Dores, Itabaianinha, Estância, Frei Paulo, Itaporanga d’Ajuda, Capela, Carmópolis, Santo Amaro das Brotas, Ilha das Flores, Riachuelo, Campo do Brito, Tobias Barreto, Poço Verde, Nossa Senhora da Glória, Laranjeiras, Gararu, Santana do São Francisco e Muribeca. A meta é atingir os 75 municípios sergipanos em quatro anos de gestão. O próximo ‘Sergipe é aqui’ acontecerá no município de Moita Bonita.