Professores exaltam Jornada Pedagógica como oportunidade de discutir ideias para o ano letivo em Aracaju
06/02/2024 11:35 em Últimas Notícias

A Jornada Pedagógica foi realizada na última quinta-feira, 1º, no Teatro Tobias Barreto e reuniu milhares de professores

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), reuniu na última quinta-feira, 1º, no Teatro Tobias Barreto, os profissionais que atuam na rede municipal para celebrar as conquistas do ano que passou, debater práticas de atuação e dar início ao ano letivo de 2024. Para quem esteve presente, o evento diz respeito ao reconhecimento da importância desses servidores, troca de ideais e a um impulso para mais um ano promissor de atividade na rede municipal de ensino.

A solenidade foi dividido em duas etapas, uma pela manhã, que teve início às 7h30 e contou com café da manhã compartilhado, apresentação cultural, mensagens do prefeito Edvaldo Nogueira, do secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, e do diretor do Departamento de Educação Básica de Aracaju (DEB), Evilson Nunes, assim como, homenagem aos docentes de destaque do ano de 2023 e uma  palestra com professor Dr. Cipriano Luckesi, especialista em avaliação da aprendizagem, seguida de debate.

A segunda etapa, por sua vez, aconteceu pela tarde, às 14h, e foi direcionada a públicos específicos, de acordo com a área: Educação Física e Proeja; diretores e coordenadores administrativos e pedagógicos; coordenadores pedagógicos e docentes da Educação Infantil; docentes das Salas de Recurso Multifuncional e docentes do Ensino Fundamental e Proeja II.

O local contou com a presença maciça dos profissionais e em clima de comunhão e de expectativas, como a da coordenadora da Emef Zalda Gama, no bairro Capucho, Priscila Magalhães. 

“A jornada pedagógica é muito importante, porque acolhe os professores. É um momento de reconhecer o trabalho muito bem feito, de toda a rede, no ano que passou. Para 2024 espero que o trabalho seja melhor ainda e antenda as expectativas que o sucesso de 2023 trouxe”, aponta.

A professora,  Rosimeire Silva, que atua no Centro Social São Francisco, Centro, ressalta a oportunidade de ouvir e aperfeiçoar habilidades pedagógicas através do contato com um expert e com os colegas.

“Eu achei muito interessante a Prefeitura trazer um estudioso como o Cipriano Luckesi, porque ele tem uma bagagem importante e nos ajuda enquanto professores a entender melhor o processo de avaliação, entendendo o aluno e sua realidade. Esse é um momento de reencontrar os colegas, trocar figurinhas e conversar sobre as expectativas para esse início de ano letivo”, diz.

Uma entre os 50 docentes escolhidos para prestar homenagem, em reconhecimento ao desempenho de destaque nas salas de aula, a professora Deise Santos, que atua na Emei Prof. João Batista Douglas de Souza, no Santa Maria, acredita que o momento é também uma forma de motivar os profissionais.

“Ainda estou em êxtase com a homenagem. É uma motivação para continuar a dar o meu melhor para os alunos. A jornada pedagógica é muito importante, porque dá aquele pontapé inicial para o ano letivo, essa energia para a gente no dia a dia. Com certeza nos dá um gás a mais para 2024”.

A professora, Andreza Maia, que atua na Emef Bebé Tiúba, no Luzia, também foi laureada e concorda com a colega ao considerar que esse momento de reunião traz consigo a renovação da vontade de continuar contribuindo com o aprendizado dos aracajuanos. 

“Eu me sinto muito lisonjeada por esse reconhecimento. São 20 anos na rede dedicados à educação infantil, então agradeço e estou muito feliz. Participar da jornada pedagógica é sempre um impulso mais para ter um novo fôlego e trabalhar como se fosse o primeiro ano de sala de aula”, ressalta.

Foto: Marcelle

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!