Iguinho e Lulinha e Luiza Martins contagiam público no primeiro dia do Verão Sergipe em Canindé de São Francisco
Últimas Notícias
Publicado em 28/01/2024

A programação musical contou também com as atrações MariaMilena e Naurêa

A paisagem dos Cânions de Xingó foi o cenário para a terceira etapa do Verão Sergipe 2024, realizada em Canindé de São Francisco, no alto sertão sergipano. A programação musical teve início neste sábado, 27, proporcionando uma experiência marcante para visitantes e turistas que acompanharam todos os shows da noite. O Verão Sergipe, que é uma realização do Governo do Estado e faz parte das políticas governamentais de interiorização da gestão do governador Fábio Mitidieri, retornou após mais de uma década de suspensão, com o objetivo de fortalecer o turismo e aquecer a economia.

As atrações MariaMilena, Luiza Martins, Iguinho e Lulinha e Naurêa contagiaram o público que acompanhou os shows da areia da prainha de Canindé, do início até o fim. Foi uma verdadeira diversidade de sons e ritmos, que incluíram MPB, forró de vaquejada, sertanejo, além do samba de coco, xote e baião. 

Abrindo a noite, a talentosa dupla sergipana MariaMilena trazendo músicas cativantes e envolventes da Música Popular Brasileira (MPB). Com repertório diversificado, MariaMilena encantou o público com uma mistura de ritmos que reflete a rica musicalidade brasileira e sergipana.

Recentemente, a dupla sergipana se apresentou na Vila do Natal iluminado na Orla da Atalaia. Para Milena, a oportunidade de cantar para um grande público como o do Verão Sergipe é um fator ainda mais motivador para a dupla que tem pouco mais de quatro anos de carreira. “É uma experiência nova e desafiadora. Vamos fazer o nosso melhor para animar essa galera”, disse.

De acordo com Maria, elas são uma dupla que canta o que as pessoas chamam de ‘nova MPB’. “A proposta que a gente trouxe para cá é fazer algo mais verão, mais animado, com uma pegada de axé para a que galera possa curtir sem parar”, completou Maria.

Logo após, foi a vez da cantora sertaneja Luiza Martins. Natural de Belo Horizonte (MG), Luiza é conhecida por um repertório com músicas autorais e releituras de sucessos nacionais.  Com a música de trabalho ‘Carinho & Respeito’, a sertaneja levantou o público presente na primeira  noite de Verão Sergipe em Canindé.

Apelidada de 'Alcione do sertanejo', por causa da sua voz grave, a artista que é conhecida com o hit ‘S de Saudade’, falou sobre sua experiência de cantar pela primeira vez em Sergipe. “Eu sei que aqui a galera ouve bastante arrocha, piseiro, forró, que são coisas que eu ouço muito e se aproximam da temática que eu trago no sertanejo.  Fazia tempo que eu não ficava ansiosa de subir num palco igual eu fiquei hoje, foi um desafio e tanto. Então, eu estou muito feliz por ser um diferencial nesse festival. O meu show é um reflexo do que eu ouço. Portanto, teve ‘S Saudade’ que não pode faltar, além da minha mais recente música de trabalho ‘Carinho e Respeito’, declarou a cantora.

A atração mais aguardada da noite foram os sergipanos Iguinho e Lulinha, que são naturais de Canindé de São Francisco e estouraram nacionalmente com o forró estilo vaquejada. Entre as músicas mais tocadas dos artistas estão ‘Eu e Você’, ‘Não tem Amor’ e ‘Morena Serena’, 'Coração Acelera'.

Os músicos comemoraram o fato de cantar em casa no primeiro Verão Sergipe em Canindé de São Franciso. "É uma responsabilidade muito grande, mas eu não vou esconder que eu estou aqui um pouco nervoso porque é uma energia um pouco diferente, cantar em casa, em Canindé, no nosso Sergipe", confidenciou Iguinho.  

Os cantores Iguinho e Lulinha também aproveitaram a oportunidade para elogiar a iniciativa do Governo do Estado em retornar com o evento. "O Governo do Estado está de parabéns pela iniciativa. É uma festa maravilhosa, que movimenta a economia, traz oportunidades de emprego e renda e ainda atrai muita gente de fora. O pessoal de Canindé precisava disso. Então é bom demais", comentou Lulinha. 

A banda sergipana Naurêa foi a última atração da noite a subir o palco, encerrando as atrações do dia com chave de ouro. Trazendo um som que reinventa batidas populares e mistura com tradicionais ritmos nordestinos, como forró, samba de coco, xote e baião, a Naurêa surgiu em 2001 e traz na bagagem sete discos lançados. Com nova formação, tem como norte o encontro entre cúmbia, a salsa, os tambores e ritmos baianos e sergipanos. 

Veterano do Verão Sergipe em outras edições, o vocalista da banda Márcio aprovou a iniciativa do Governo de Sergipe de interiorização do evento. "A iniciativa do governo foi muito inteligente de expandir o Verão Sergipe para outras localidades. Acho muito legal termos um festival tão descentralizado. Quero parabenizar o Estado pela diversidade da programação. A gente está no Nordeste que tem piseiro, forró, brega funk, entre outros", disse, acrescentando que no repertório do show o destaque é a mistura do forró com elementos da música latina. 

"Nos últimos dois anos, temos incorporado muito o forró a música latina, a gente tem trazido muita coisa da Colômbia, de Cuba, introduzido na nossa música como uma forma de mostrar que o forró pode se comunicar com outras formas de se pensar a música popular", completou. 

Impacto

Ao longo das etapas, o Verão Sergipe vem desempenhando um papel vital no fortalecimento do turismo e na dinamização da economia dos municípios sergipanos. Ao promover atrativos turísticos, estimular o comércio local, gerar empregos, o evento chega como um catalisador para o crescimento econômico, enriquecendo a experiência cultural para residentes e visitantes. O impacto positivo desse evento se estende além dos dias de celebração, deixando um legado duradouro para os municípios sergipanos.

É o que espera a doméstica, Eva Rodrigues de Oliveira, 45 anos, que  foi curtir a festa com a amiga, a sobrinha e o esposo. “Está muito bom, veio em boa hora para movimentar aqui a cidade. A população toda abraçou o Verão Sergipe e espero que continue essa festa linda para trazer prosperidade para nossa região”, disse a moradora de Canindé que foi especialmente curtir atração da região Iguinho e Lulinha.

A vendedora de bebidas Silvania Inácio da Silva é outra que ressalta a importância da promoção do Verão Sergipe para a economia e turismo da região. “Espero que continue tendo mais eventos como esse para que a gente possa continuar ganhando nosso dinheirinho. A cidade está bem movimentada por conta da festa, está atraindo muito turistas. Acho que esse evento vai ser um sucesso para toda a população e para a região”, comemorou.   

Domingo

No domingo, as atividades continuam com mais esporte, a exemplo de passeio ciclístico, corrida, mesabol, frescobol, vôlei de praia, beach tennis, futevôlei e natação em águas abertas.

Excepcionalmente, em virtude do adiamento da programação na noite da sexta-feira, 26, por orientação da Defesa Civil em razão das fortes chuvas que caíram sobre o município, no domingo também haverá shows artísticos. A programação começa às 15h, com Dan Chicleteiro, seguido por Vitor Fernandes, às 17h, e a dupla Ramom e Randinho, às 19h.

Verão Sergipe

O Verão Sergipe reflete o compromisso do Governo do Estado com a interiorização das políticas governamentais e com o fomento à cultura, ao turismo e à economia por meio da realização de grandes eventos. O evento é viabilizado por intermédio da Secretaria Especial da Comunicação (Secom) em colaboração com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel).

No próximo fim de semana, dias 2, 3 e 4 de fevereiro, é a vez da Praia de Pirambu, no leste sergipano, receber a iniciativa do Estado. No Carnaval, nos dias 10, 11 e 12, a programação artística é na Praia do Abaís, em Estância, no sul do estado.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!