'Sergipe é aqui' chega à 20ª edição levando serviços a Santana do São Francisco
Últimas Notícias
Publicado em 26/01/2024

Conhecido como ‘Capital do Artesanato de Barro’, município do baixo São Francisco recebeu mais de 160 serviços da administração estadual

O município de Santana do São Francisco, situado na região do baixo São Francisco, foi o local escolhido para receber a 20ª edição do governo itinerante ‘Sergipe é aqui’ nesta quinta-feira, 25. Com quase 8 mil habitantes, a cidade, que é conhecida como a ‘capital do artesanato de barro’, tornou-se por um dia a capital do estado. Com o objetivo de aproximar a estrutura estadual da população, o Governo de Sergipe, uma vez mais, chegou ao município levando serviços dos mais diversos segmentos da administração.

Das 8h às 16h, a estrutura do ‘Sergipe é aqui’ esteve disponível para os santanenses no Centro Administrativo Raymundo Firpo Cruz. Antes das 8h, no entanto, muita gente chegou por lá, em busca de garantir sua senha de atendimento. Foi o que aconteceu com o lavrador Marcos Antônio Bezerra Lemos, que procurou a Carreta do Homem. "Vim fazer o exame de próstata. O carro de som passou avisando na rua, e minha agente de saúde também falou para vir, aí fiquei interessado. É uma grande ajuda esse evento, porque tem muita gente que não tem condição de fazer exame na rede particular”, frisou.

Buscando a renovação de sua carteira de habilitação, a missionária Natália Tavares dos Santos também esteve presente na programação. Para ela, a variedade de serviços, que chega a mais de 160 tipos, é um dos diferenciais do evento. “Foi bem rápido. As atendentes do Detran [Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe] foram muito educadas e fizeram de tudo para acelerar meu processo. O Governo de Sergipe está de parabéns. Muitas outras cidades gostariam de ter o que estamos recebendo hoje. Estou vendo vários profissionais se movimentando, e acredito que o povo esteja muito feliz, porque é motivo de se alegrar”, colocou.

O ‘Sergipe é aqui’ é coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), que articula mais de 20 secretarias e órgãos durante a programação. De acordo com o coordenador do evento, André Clementino, a comemoração da 20ª edição representa a reafirmação da maturidade do projeto. “Já alcançamos aproximadamente 90 mil pessoas atendidas em todas as edições do 'Sergipe é aqui' até agora. São vidas alcançadas com diversos serviços: crianças brincando, documentos sendo emitidos, exames sendo feitos, Castramóvel atendendo uma média de 70 pets por edição. Estamos muito felizes, porque é isso que o governador pede. Que o serviço chegue na ponta, e é o que nós, servidores do Estado, junto com as prefeituras, estamos fazendo”, disse.

Artesanato

Honrando o título de ‘Capital do Artesanato de Barro’ conquistado por Santana do São Francisco, o ‘Sergipe é aqui’ trouxe seu espaço de mostra e venda de peças artesanais. O artesão Edson Marques Barreto foi um entre os que expuseram seu trabalho no evento, e ressaltou a importância das ações de divulgação e fortalecimento do Governo do Estado.

“Esse evento só vem a nos engrandecer, e muito. Com essa programação, o foco no artesanato aumenta, e a propaganda do nosso trabalho vai para o mundo. A Seteem [Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo] e o Governo do Estado estão nos ajudando, porque sozinhos não somos nada, mas em parceria chegamos longe”, ressaltou Edson, que é coordenador de Artesanato no município e presidente da Associação Comunitária de Carrapicho (Ascomcar). 

Também artesão, Agnaldo dos Santos pontuou que, mais do que uma forma de subsistência, o artesanato de Santana do São Francisco significa uma tradição e a preservação da identidade cultural da região. "Desde os 12 anos que eu faço artesanato, é coisa de família. Faço todo tipo de peça, mas minhas preferidas são os enfeites de jardim. Esse evento é muito bom, é um dia histórico para Santana. A equipe do governo está trazendo muitos serviços para atender a população, e é uma oportunidade de mostrar o nosso artesanato. A gente agradece muito ao governo”, salientou.

Reconhecida desde 2022 como ‘Capital Sergipana do Artesanato de barro’, Santana do São Francisco obteve seu título oficial por meio da Lei Estadual Nº 8.981. A cidade, distante cerca de 115 km de Aracaju, era conhecida como Carrapicho e obteve sua emancipação do território de Neópolis em 1964. Este processo foi possibilitado, em grande parte, pela confecção de utensílios de barro, importante pilar econômico da região.

Hoje, a estimativa é de que mais de 70% da população santanense esteja inserida na cadeia produtiva do artesanato, desde a coleta do barro até a distribuição das peças. Por esse motivo, a cidade é repleta de ateliês, além de ter como ponto turístico o Centro de Artesanato.

Oportunidade

Além de proporcionar atendimentos e serviços variados, o 'Sergipe é aqui' também traz oportunidades em múltiplos setores. É o caso de Leni Souza Santos, que vende produtos alimentícios na feira de Santana do São Francisco e foi convidada a fazer parte do espaço de comercialização do evento. 

"A prefeitura e o governo me trouxeram para cá. É um evento maravilhoso, porque dá oportunidade para que todos façam seus exames e tirem documentos, sem contar que a gente tira um dinheirinho a mais. As vendas estão boas, a gente fica satisfeito", comemorou.

A professora de geografia Gabriele Serra acompanhou os alunos do sexto ano do Colégio Educativo, de Neópolis, em uma excursão ao 'Sergipe é aqui' de Santana do São Francisco. Ela elogia o viés educativo da programação. 

"Sempre tivemos vontade de levar os alunos para conhecer a Deso [Companhia de Saneamento de Sergipe], mas não houve oportunidade. Então, apareceu essa chance de podermos conhecer no 'Sergipe é aqui', e não pensamos duas vezes. As crianças estão bem animadas, porque é um evento que tem, também, esse caráter informativo. Aqui, os alunos estão conhecendo de onde vem a água e como ela é tratada. Está sendo uma ótima experiência", descreveu ao visitar o estande da Deso.

Sergipe é aqui

 

O programa itinerante do Governo do Estado já passou pelos municípios de Boquim, Porto da Folha, Propriá, Nossa Senhora das Dores, Itabaianinha, Estância, Frei Paulo, Itaporanga d’Ajuda, Capela, Carmópolis, Santo Amaro das Brotas, Ilha das Flores, Riachuelo, Campo do Brito, Tobias Barreto, Poço Verde, Nossa Senhora da Glória, Laranjeiras e Gararu. O próximo destino será Muribeca, também no baixo São Francisco.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!