Verão Sergipe 2024 reuniu público de cerca de 80 mil pessoas no primeiro fim de semana na Caueira
17/01/2024 06:59 em Últimas Notícias

Aproximadamente 40 mil pessoas passaram pelo evento por noite. Tanto as forças de segurança quanto as equipes de saúde preparadas para atendimentos no local consideraram o evento no município de Itaporanga d’Ajuda tranquilo

 

 
               

 

Notícias
 
Terça-Feira, 16 de Janeiro de 2024
Verão Sergipe 2024 reuniu público de cerca de 80 mil pessoas no primeiro fim de semana na Caueira
Aproximadamente 40 mil pessoas passaram pelo evento por noite. Tanto as forças de segurança quanto as equipes de saúde preparadas para atendimentos no local consideraram o evento no município de Itaporanga d’Ajuda tranquilo
Foto: Arthuro Paganini

O primeiro fim de semana do Verão Sergipe foi considerado tranquilo, tanto pelas forças de segurança do estado quanto pelos serviços de atendimento de saúde. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), a estimativa é que cerca de 80 mil pessoas compareceram às duas noites de shows musicais na Praia da Caueira, município de Itaporanga d’Ajuda, na sexta-feira, 12, e no sábado, 13. 

Deste total, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou 40 atendimentos, um deles com remoção simples para o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), por suspeita de fratura. Quanto às ocorrências policiais, foram feitos dez boletins de ocorrência de perda de documentos e celulares, sem registro de prisões. 

Num balanço geral, o quantitativo de ocorrências foi considerado tranquilo pela SES. A equipe de atendimento se planejou com um posto médico equipado com seis leitos (um de estabilização e cinco de observação). Uma viatura de suporte avançado foi colocada à disposição para ocorrências graves, porém não foi necessário acionar o serviço.

De acordo com a enfermeira assessora técnica do Samu 192 Sergipe, Cíntia Guerra, a resolutividade do posto foi considerada excelente. “A gente só precisou remover um doente com suspeita de fratura, porque os postos médicos avançados não dispõem de equipamento de elucidação diagnóstica, raio-x, nesse caso, que o paciente precisava. Então consideramos um balanço extremamente positivo, no sentido de que o planejamento de ações estipulado foi proporcional ao número de atendimentos realizados. A estimativa está dentro do esperado”, informou a profissional, acrescentando que a quase totalidade dos atendimentos foi de abusos de ingestão alcoólica, na faixa etária de pacientes jovens, prevalecendo o sexo feminino. “Fica o alerta preventivo de que as ingestões alcoólicas sejam feitas de forma moderada para os próximos eventos. O principal motivo que levou esses 40 atendimentos na Caueira foi intoxicação por álcool”, completou.

Com relação às práticas esportivas que aconteceram durante o dia na Caueira, foram feitos apenas quatro atendimentos (dois clínicos e dois traumas simples). “A maioria dos pacientes foi com resolutividade no local. Então, o balanço é positivo”, reafirmou a assessora técnica. A cobertura de prevenção da saúde foi uma cooperação entre o Samu 192 Sergipe, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE), Defesa Civil e Prefeitura Municipal de Itaporanga d’Ajuda.

Segurança  

Segundo a SSP, o primeiro final de semana do Verão Sergipe, na Caueira, foi tranquilo. Apenas dez boletins de ocorrência de perda de documentos e celulares foram registrados. Não houve prisões. A próxima edição será nesta sexta-feira, 19, sábado, 20, e domingo, 21, e a colaboração entre Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil será mantida na Ponta dos Mangues, no município de Pacatuba, onde haverá o reforço diário de 180 policiais militares.

A 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM), que é a unidade da área do evento, e as unidades especializadas se juntarão ao efetivo, assim como o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCaatinga), Batalhão de Polícia de Ações Táticas do Interior (BPati). O Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e a Cavalaria também atuarão na Ponta dos Mangues. 

Pacatuba

Na próxima sexta-feira, 19, sobem ao palco do Verão Sergipe, em Pacatuba, a banda Reação (20h), o cantor Saulo (22h), o DJ Bhaskar (00h) e Nona (02h). No sábado, dia 20, as atrações são a banda The Baggios (20h), o cantor Nando Reis (22h), Jau (00h) e Jorge Ducci (02h). Os shows acontecerão na Ponta dos Mangues.

Verão Sergipe          

O Verão Sergipe é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese e Energisa, e conta com apoio das prefeituras de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco e Pirambu e da Deso.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!