Verão Sergipe 2024 reuniu público de cerca de 80 mil pessoas no primeiro fim de semana na Caueira
O primeiro fim de semana do Verão Sergipe foi considerado tranquilo, tanto pelas forças de segurança do estado quanto pelos serviços de atendimento de saúde. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), a estimativa é que cerca de 80 mil pessoas compareceram às duas noites de shows musicais na Praia da Caueira, município de Itaporanga d’Ajuda, na sexta-feira, 12, e no sábado, 13.
Deste total, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou 40 atendimentos, um deles com remoção simples para o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), por suspeita de fratura. Quanto às ocorrências policiais, foram feitos dez boletins de ocorrência de perda de documentos e celulares, sem registro de prisões.
Num balanço geral, o quantitativo de ocorrências foi considerado tranquilo pela SES. A equipe de atendimento se planejou com um posto médico equipado com seis leitos (um de estabilização e cinco de observação). Uma viatura de suporte avançado foi colocada à disposição para ocorrências graves, porém não foi necessário acionar o serviço.
De acordo com a enfermeira assessora técnica do Samu 192 Sergipe, Cíntia Guerra, a resolutividade do posto foi considerada excelente. “A gente só precisou remover um doente com suspeita de fratura, porque os postos médicos avançados não dispõem de equipamento de elucidação diagnóstica, raio-x, nesse caso, que o paciente precisava. Então consideramos um balanço extremamente positivo, no sentido de que o planejamento de ações estipulado foi proporcional ao número de atendimentos realizados. A estimativa está dentro do esperado”, informou a profissional, acrescentando que a quase totalidade dos atendimentos foi de abusos de ingestão alcoólica, na faixa etária de pacientes jovens, prevalecendo o sexo feminino. “Fica o alerta preventivo de que as ingestões alcoólicas sejam feitas de forma moderada para os próximos eventos. O principal motivo que levou esses 40 atendimentos na Caueira foi intoxicação por álcool”, completou.
Com relação às práticas esportivas que aconteceram durante o dia na Caueira, foram feitos apenas quatro atendimentos (dois clínicos e dois traumas simples). “A maioria dos pacientes foi com resolutividade no local. Então, o balanço é positivo”, reafirmou a assessora técnica. A cobertura de prevenção da saúde foi uma cooperação entre o Samu 192 Sergipe, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE), Defesa Civil e Prefeitura Municipal de Itaporanga d’Ajuda.
Segurança
Segundo a SSP, o primeiro final de semana do Verão Sergipe, na Caueira, foi tranquilo. Apenas dez boletins de ocorrência de perda de documentos e celulares foram registrados. Não houve prisões. A próxima edição será nesta sexta-feira, 19, sábado, 20, e domingo, 21, e a colaboração entre Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil será mantida na Ponta dos Mangues, no município de Pacatuba, onde haverá o reforço diário de 180 policiais militares.
A 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM), que é a unidade da área do evento, e as unidades especializadas se juntarão ao efetivo, assim como o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCaatinga), Batalhão de Polícia de Ações Táticas do Interior (BPati). O Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e a Cavalaria também atuarão na Ponta dos Mangues.
Pacatuba
Na próxima sexta-feira, 19, sobem ao palco do Verão Sergipe, em Pacatuba, a banda Reação (20h), o cantor Saulo (22h), o DJ Bhaskar (00h) e Nona (02h). No sábado, dia 20, as atrações são a banda The Baggios (20h), o cantor Nando Reis (22h), Jau (00h) e Jorge Ducci (02h). Os shows acontecerão na Ponta dos Mangues.
Verão Sergipe
O Verão Sergipe é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese e Energisa, e conta com apoio das prefeituras de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco e Pirambu e da Deso.