Governo de Sergipe retoma 'Sergipe é aqui' no município de Gararu
12/01/2024 08:50 em Últimas Notícias

Primeiro 'Sergipe é aqui' do ano levou diversas ações do governo para moradores do alto sertão sergipano

 

 
               

 

Notícias
 
Quinta-Feira, 11 de Janeiro de 2024
Governo de Sergipe retoma 'Sergipe é aqui' no município de Gararu
Primeiro 'Sergipe é aqui' do ano levou diversas ações do governo para moradores do alto sertão sergipano
Entrada do 'Sergipe é aqui' // Foto: Erick O'Hara

O Governo de Sergipe retomou nesta quinta-feira, 11, o ‘Sergipe é aqui’, com a 19º edição no município de Gararu, distante 152 km da capital do estado. Com o objetivo de aproximar a gestão estadual da população do interior do estado, o programa itinerante tem levado benefícios e cidadania aos municípios em que passa. 

Mais de 20 secretarias e órgãos da administração pública estadual disponibilizaram serviços para atender as demandas da população da região. O programa é coordenado e executado pela Secretaria de Estado da Casa Civil.

Serviços ofertados 

Entre os serviços ofertados nesta edição estiveram o Sorrir Sergipe, Carreta do Homem e da Mulher, além da realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C; equipe de recuperação de crédito para orientação sobre regularização dos débitos; confecção de ID Jovem; confecção de carteira de identidade; emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital;  emissão de antecedentes criminais; inscrições para agentes da cadeia produtiva cultural (Mapa Cultural).

Além desses serviços, foram realizadas palestras e orientações para proteção e combate à violência contra mulher; atendimento psicossocial na unidade móvel de combate à violência contra a mulher; articulação da rede de proteção local; entrega de mudas de plantas; oficina de atividade física; vivência esportiva; orientação sobre os Direitos do Consumidor; cadastro e recrutamento de empregadores para oferta de emprego; cadastro de trabalhadores em busca de emprego; atualização cadastral e orientação quanto o acesso ao CadÚnico, entre outros.

Quem aproveitou a oportunidade foi o pescador Givanildo da Silva. O morador de Gararu foi até o estande do Detran para fazer a transferência do seu carro. “Achei uma maravilha todos esses serviços do governo aqui. Se não fosse o Sergipe é aqui, teria que ir para o município mais perto com sede do Detran, que é Nossa Senhora da Glória, distante 75 km", disse.

Na área da Saúde, a lavradora Maria Cleide dos Santos foi até o Instituto Parreiras Horta (Lacen) para fazer exames de sangue. "O Sergipe é aqui trouxe muitas novidades e facilidades para o nosso município e seus moradores", elogiou.

A agricultora Givaneide Souza foi até à Carreta da Mulher para garantir seus exames anuais e só foi elogios quanto a estrutura e atendimento. "Hoje eu vim fazer o ultrassom da mama e transvaginal. E o melhor, de graça. Se não fosse o Sergipe é aqui, eu teria que pagar por volta de R$100 por exame numa clínica", observou.

O Corpo de Bombeiros de Sergipe também marcou presença no programa itinerante de governo dando palestras e instruções de segurança para os moradores. A dona de casa Rosa Oliveira foi uma das pessoas que ficou atenta às instruções de segurança em caso de vazamento de gás. "Uma vez aconteceu um incidente desses na minha cozinha e a minha reação foi puxar a mangueira do botijão de gás. Agora, já sei a maneira correta de fazer sem correr riscos", afirmou.

O Sergipe é aqui, também, é uma oportunidade para se capacitar e aprimorar conhecimentos. A Secretaria do Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), entre outras coisas, realizou minicursos de trabalhos manuais. A artesã de Itabi, Maria Osmilde, foi visitar a irmã em Gararu e aproveitou para participar do minicurso de biscuit. “Hoje estou muito feliz, pois vim participar desse grande evento do Governo do Estado e encontrei um lugar aqui para aprimorar o meu trabalho de artesã”, enfatizou.

Investimentos 

Além da oferta de serviços, a população de Gararu recebeu a assinatura das Ordens de Serviço, realizadas pelo governador Fábio Mitidieri, para implantação da Rota do Leite - rodovia SE-175, trecho: entr. SE-200 (Povoado Jiboia)/entr. SE-414; construção de praça no povoado São Mateus; construção de praça e reforma de quiosques no povoado Genipatuba. Na ocasião, foi realizado também o termo de Cooperação do ‘Sergipe é aqui’ com o município de Santana do São Francisco, que receberá a próxima edição do programa.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!