Desafios e superação marcaram o ano de 2023 na Fundat
03/01/2024 09:24 em Últimas Notícias
Ninguém pode negar que o ano de 2023 foi  intenso e cheio de desafios. Na Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho (Fundat), o ano ficou marcado pela superação e vitória com o trabalho realizado. Ao longo do ano, foram ofertadas 334 turmas de cursos e oficinas, 832 vagas de emprego e foram emitidas 6.988 carteiras de identidade, tudo isso de maneira gratuita para os aracajuanos. 
 
Ao todo, 12.536 cidadãos foram qualificados pela Fundat, 10.029 deles são mulheres. Para a presidente da fundação, Edivaneide Lima, esse resultado é reflexo do empoderamento feminino, cada dia mais presente em nossa sociedade. “As mulheres estão aos poucos descobrindo o seu poder, e a Prefeitura de Aracaju, através da Fundat, colabora para isso abrindo suas portas para garantir as oportunidades que tanto precisam. Ver que tantas pessoas confiam no trabalho da Fundat e nos procuram buscando oportunidades faz tudo isso valer a pena”, declara. 
 
Apenas em 2023 foram abertas 334 turmas de cursos e oficinas, garantindo a oferta de 19.982 vagas para a população. Mas esses são os números da modalidade presencial, no modelo online esse número é ainda maior. Foram 7.881 pessoas qualificadas e que hoje estão ainda mais preparadas para competir por um lugar ao sol no mercado de trabalho. “Estamos lutando diariamente para fazer com que as pessoas se qualifiquem e tenham oportunidades ainda maiores de garantir sua vaga de emprego. A educação muda vidas e é através dela que estamos buscando garantir mais qualidade de vida para os aracajuanos”, afirma Edivaneide. 
 
Resultado comemorado também pela diretora de formação da Fundat, Sandra Magna Resende. "No âmbito da qualificação profissional, 2023 realmente merece destaque frente aos nossos resultados alcançados. Atingir uma marca que ultrapassa mais de 12 mil  cidadãos qualificados no município de Aracaju, de fato  comprova a credibilidade e a qualidade dos serviços que a FUNDAT vem oferecendo aos usuários, assim como, o entendimento das pessoas com relação a importância da qualificação profissional como uma ferramenta estratégica indispensável para  ingressar e/ou se manter no mercado de trabalho. Estamos muito felizes e motivados com esse resultado, uma verdadeira sensação de dever cumprido! Nossos agradecimentos a toda equipe envolvida, como também a todos os parceiros pela soma de esforços. Esse resultado é de todos nós!".
 
Empreendedorismo e empregabilidade
 
A Fundat também foi destaque no quesito empregabilidade. Foram mais de 7.900 novos currículos cadastrados ao longo do ano e 832 oportunidades de emprego captadas para a ampla concorrência e PCD. Neste processo, 2.875 pessoas foram encaminhadas para participar dos processos seletivos, junto às empresas contratantes, efetivando a contratação de 289 delas por intermédio da Fundat. 
 
O diretor de Empreendedorismo e Empregabilidade, Arnaldo Almeida, fala sobre o potencial desses candidatos que buscam oportunidades de ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. “Nós procuramos buscar mais qualificação para preparar as pessoas para o mercado de trabalho. Os cursos fornecidos pela Fundat tem como pré-requisito oferecer oficinas de preparação para o mercado de trabalho, pois muitas das pessoas que nos procuram se quer sabem se apresentar para essas vagas de emprego e mesmo tendo experiência, acaba não garantindo sua vaga devido a essa fragilidade”, explica. 
 
Vários cidadãos também procuraram a Fundat para emitir a sua Carteira de Trabalho, atualmente emitida apenas na versão digital. “Muitas pessoas ainda têm essa dificuldade em acessar os aplicativos no celular e dúvidas quanto à CTPS, então nós auxiliamos com isso também. Emitimos a carteira através do celular do cidadão e passamos todas as informações que ele precisa sobre os seus direitos trabalhistas; No ano passado, foram realizados mais de 170 atendimentos dessa natureza”, lembra Arnaldo. 
 
A realização de sonhos também foi viabilizada pela Prefeitura de Aracaju, através do empreendedorismo. A Fundat formalizou 123 novos microempreendedores autônomos, em sua maioria mulheres de 40 a 49 anos, através do Microempreendedor Individual (MEI). “O MEI tem muitos benefícios para o empreendedor, como compras governamentais com descontos para os materiais em suas pequenas empresas, além do acesso aos benefícios do INSS e linhas de crédito e financiamento facilitado. Ser dono do próprio negócio e criar seu próprio horário é o sonho de muitas pessoas e aqui na Fundat ajudamos cada um deles a tirar esse sonho do papel”, celebra a coordenadora do MEI, Marta Lisboa. 
 
Mas o trabalho da Fundat não se resume a apenas formalizar o empreendedor, aqui fornecemos todo o aparato burocrático para que eles executem os seus negócios da melhor forma possível. “Em 2023 a maior procura no setor do MEI foi para regularizar o cadastro, seguida das formalizações e buscas por prestação de contas. Mas aqui também oferecemos consultoria administrativa para garantir que eles consigam fazer as melhores escolhas para os seus negócios, afinal não basta apenas formalizar as suas empresas, é preciso oferecer todo suporte para que eles se mantenham abertos e dando lucro”, complementa Marta. 
 
Carteira de Identidade 
 
Outro importante serviço prestado pela Fundat em 2023 foi a emissão das carteiras de identidade, serviço realizado graças à parceria firmada com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), através do Instituto de Identificação. Aqui são atendidas apenas as pessoas em situação de vulnerabilidade social, pois o foco é a prestação de serviço público. A Fundat é um órgão da Prefeitura Municipal de Aracaju que promove o cadastramento da 1° via do RG para qualquer pessoa e da 2° via de forma gratuita para os cidadãos cadastrados no Programa Bolsa Família ou aqueles que foram vítimas de roubo e furto. No ano passado executamos a emissão de 6.988 documentos, sendo 3.368 deles para 1º via e 3.630 para 2º via. 
 
Além da sede da Fundat, que se encontra no Calçadão João Pessoa, o serviço de emissão de identidade também foi ofertado nas Unidades de Qualificação Profissional (UQP) dos bairros Santos Dumont e Santa Maria, buscando dar mais amplitude ao alcance do serviço. “O ano que passou foi muito significativo para a Fundat e tenho certeza que em 2024 faremos ainda mais e melhor. Estamos trabalhando de forma alinhada com o direcionamento do prefeito Edvaldo Nogueira, na construção de uma capital forte e que busca ofertar qualidade de vida para os cidadãos”, finaliza a presidente da Fundat, Edivaneide Lima.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!