Ao lado do governador Fábio Mitidieri, o prefeito Edvaldo Nogueira participou, na tarde desta terça-feira, 19, do ato de assinatura da ordem de serviço para início das obras de urbanização do canal situado entre as avenidas João Rodrigues e General Calazans, no Bairro Industrial. Realizado pelo governo estadual, o projeto contará com um investimento superior a R$ 6 milhões e incluirá a instalação de uma passarela metálica cicloviária na localidade, facilitando a travessia de pedestres e ciclistas, contribuindo para a mobilidade urbana da capital.
“Esta é uma obra muito importante para a nossa cidade e que é esperada há bastante tempo. Com o revestimento do canal, teremos um melhor escoamento das águas, evitando possíveis alagamentos em períodos chuvosos. Neste sentido, do ponto de vista de urbanização, é uma obra que cuida da saúde e que traz qualidade de vida. Além disso, é uma obra que contribui para a mobilidade, uma vez que inclui a instalação de uma passarela metálica, facilitando a travessia dos pedestres, de forma segura. Então, é um investimento fundamental que o Governo do Estado fará e a Prefeitura fica muito feliz”, destacou Edvaldo.
O prefeito ressaltou também que a obra representa mais uma grande parceria entre os governos municipal e estadual. “É um projeto que reforça aquilo que sempre digo, sobre a relação que existe entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Nos últimos anos, muitas iniciativas se materializaram através desta união pela nossa cidade, nossa gente, e, com certeza, muitas outras virão para trazer progresso, e desenvolvimento para a capital”.
Ao autorizar a obra, o governador Fábio Mitidieri reiterou que as intervenções demonstram o compromisso do Estado com a capital sergipana. “Aracaju é a capital de todos nós e temos o comprometimento de trabalhar para que ela cresça, se torne cada vez mais bonita. Esta obra da ponte é mais uma prova desta união, entre eu e o prefeito Edvaldo, para a realização de obras que trazem saneamento, urbanização e qualidade de vida para os aracajuanos. A população só tem a ganhar com isso”, reafirmou.
Projeto
Entre as intervenções que serão executadas na localidade estão o revestimento do canal, com a implantação de gradil com painel eletrosoldado galvanizado; a implantação de piso em concreto; a instalação de laje pré fabricada modelo steel deck; pintura de acabamento em superfície metálica; recomposição de muro com gradil existente e a construção de muro em gabiões. Além disso, o projeto inclui a instalação de uma passarela metálica, a implantação de projeto de proteção vegetal, e a implantação de sinalização vertical e horizontal.
De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, a obra receberá um investimento aproximado de R$ 6 milhões, provenientes do tesouro estadual. Ele acrescentou ainda que o prazo previsto para execução das intervenções é de seis meses.
“Faremos o revestimento do muro de contenção com gabião de um lado e do outro, até a saída dele e depois do pontilhão. Além disso, também instalaremos outra passarela próximo ao pontilhão, facilitando, assim, a passagem dos pedestres. Vindo pela avenida João Rodrigues, é possível perceber um estreitamento da passagem. Com a obra, haverá uma passarela ao lado que permitirá esse acesso deste lado do estacionamento dos mercados centrais até a lateral do shopping. A nossa previsão é de que a obra seja executada em 180 dias beneficiando, realmente, a população desta área da cidade”, detalhou o secretário.
Foto: Arthur D'Avila/PMA