O destaque desta edição foram os atendimentos para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN); os serviços são ofertados pelo Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) da SSP
Conhecida como berço da cultura sergipana, a cidade de Laranjeiras, na Grande Aracaju, tornou-se, nesta sexta-feira, 15, a capital do estado durante a realização da 18ª edição do programa 'Sergipe é aqui'. O Colégio Estadual Cônego Filadelfo Oliveira foi o centro das atividades, oferecendo uma ampla gama de serviços essenciais à população local.
A ação encerrou a série de edições do Governo Itinerante durante o ano de 2023. O programa do Governo do Estado é coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil, com a missão de aproximar a gestão estadual dos cidadãos do interior, oferecendo mais de 170 serviços, incluindo exames médicos e odontológicos, emissão de documentos, castração de animais domésticos e orientação jurídica. Com aproximadamente 23.975 habitantes, o município, que é Patrimônio Histórico Nacional, destaca-se por ser um grande berço da cultura popular, possuindo algumas das mais belas e representativas manifestações folclóricas e religiosas do estado, como as Taieiras, os Lambe-sujos e Caboclinhos, Reisado, Cacumbi, São Gonçalo e muitos outros.
De acordo com o governador Fábio Mitidieri, o evento não é apenas uma oferta de serviços, é uma expressão do compromisso do governo em atender às variadas necessidades da comunidade, promovendo inclusão e bem-estar. " A cada edição, a gente traz uma inovação, a cada edição, a gente consegue trazer algo de melhor para a população, e não é diferente daqui hoje. Vamos dar a ordem de serviço, entregar obra, ao mesmo tempo, vamos entregar o serviço do Estado, que tem média de quatro a cinco mil atendimentos por edição, para uma população que espera, às vezes, há anos por algum desses serviços. Foram mais de 81 mil atendimentos nas últimas 17 edições. Hoje em Laranjeiras, pelo programa Opera Sergipe, foram mais 100 pessoas cadastradas para realizar cirurgias. São números expressivos que mudam a vida das pessoas. É uma maneira de humanizar a gestão, de aproximar o governo das pessoas. E é isso que representa o 'Sergipe aqui': um governo mais humano e mais próximo de quem precisa", pontuou.
Serviços
O destaque desta edição foram os atendimentos para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Os serviços são ofertados pelo Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG). Em Sergipe, as carteiras serão emitidas em papel moeda e disponibilizadas pelo site Gov.br. A impressão da CIN terá alguns dados básicos, mas os opcionais continuam sendo válidos para o cadastro e a maioria aparecerá em QR Code. Haverá a carteira impressa e junto ao QR Code será possível consultar os dados opcionais. A CIN também contará com a versão em PDF. Essa disponibilização do documento em formato digital amplia o acesso do cidadão ao documento em caso de necessidade.
Na ocasião, a diretora substituta do Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG), Marília Ota, relatou como será o processo para emisão do novo modelo de identidade. "A gente está iniciando o primeiro atendimento numa ação do governo com a nova Carteira de Identidade Nacional. Essa carteira é nacional, portanto, muda um pouco as regras da carteira antiga, que antes era vinculada muito ao número de RG. Agora, o uso sempre vai ser do CPF. Desta forma, o CPF vai servir de base para emissão da carteira de identidade. Então as pessoas poderão fazer em qualquer estado que elas vão ser integradas e serão iguais", informou.
A moradora de Laranjeiras Lucineide do Santos, de 38 anos, foi renovar a identidade e já deu entrada no modelo da Carteira de Identidade Nacional. "A minha identidante já estava vencendo e já vou receber nesse novo modelo que agora será nacional. Para mim, o processo foi muito fácil, não deu problema nenhum. Tudo muito tranquilo. Estou ansiosa para receber esse documento que vai facilitar bastante", revelou.
Além da CIN, foram ofertados no evento os serviços das instituições que formam a SSP, a exemplo do Instituto de Identificação, Corpo de Bombeiros e polícias Civil e Militar. Dentre os serviços mais procurados pela população de Laranjeiras no ‘Sergipe é aqui’, a emissão da carteira de identidade (RG) e certidão de bons antecedentes, também conhecida como certidão de antecedentes criminais.
Nesta edição, assim como nas outras, o ‘Sergipe é aqui’ contou com serviços públicos e de cidadania ofertados pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde a década de 90, a cidade de Laranjeiras é conhecida pela singularidade de sua arquitetura e pela riqueza de tradições culturais passadas de geração em geração, que atraem turistas e promovem a geração de renda de diversas famílias, a exemplo de produções artesanais feitas com a renda irlandesa. Esse tipo de artesanato foi o tema de uma das oficinas levadas pela pasta durante o ‘Sergipe é aqui’.
Para esta edição em Laranjeiras, além de oficina de renda irlandesa, houve também oficinas de fuxico e de cerâmica; além de orientações sobre a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital; cadastro de empregadores para captação de vagas; cadastro e atualização de trabalhadores em busca de emprego; cadastro para recebimento do seguro-desemprego; cadastro de jovens e empregadores para o Programa Primeiro Emprego; cadastro de empreendimentos econômicos e solidários; comercialização de alimentos; cadastro e renovação da Carteira do Artesão; exposição e comercialização de artesanato local; orientações sobre editais de feiras nacionais e da Lei Paulo Gustavo; orientações sobre a participação dos artesãos em eventos do estado.
A cidade histórica recebeu, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), o ônibus-escola, com orientações sobre um trânsito seguro durante programa do Governo do Estado. Na oportunidade, foram ofertados serviços como agendamento médico, prova teórica, consulta de pontuação, solicitação de requerimento de renovação, emissão de DUA e Certificado de Licenciamento Anual Eletrônico (CRLV-E), solicitação de Autorização para Transferência de Propriedade Eletrônica, ou Recibo de Venda (ATPV-E), atualização de endereço e comunicação de venda, além da biometria e vistoria de veículos particulares e institucionais.
O comerciante Adson de Souza utilizou os serviços do Detran em busca da renovação da habilitação. "Para nós, de Laranjeiras, para nós do interior, é importante, porque a gente já deixa de perder o tempo de se dirigir até a capital para poder fazer os serviços aqui dentro da própria cidade. Então isso é de extrema importância", disse.
Também na 18ª edição, a população contou com palestras sobre primeiros socorros e prevenção e combate a incêndios, ministradas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). Além das orientações, as equipes do CBMSE também levam a exposição de equipamentos utilizados no dia a dia de trabalho.
Na oportunidade, o chefe do setor de palestras do Corpo de Bombeiros, o subtenente Marinho, explicou que o intuito da ação foi levar prevenção e esclarecimentos para a população. "Nós estamos aqui justamente para poder falar sobre prevenção em primeiro lugar. Falar sobre prevenção para os adultos e para as crianças de uma forma bem lúdica, que nós temos o teatro de fantoches, músicas, mas também estamos aqui com a prevenção com a questão da ambulância e do caminhão ABT, que é um caminhão de água, para qualquer tipo de ocorrência", colocou.
Ainda durante o ‘Sergipe é aqui’, os laranjeirenses tiveram a oportunidade de praticar boxe chinês, capoeira, X1 e X2, tiro com arco, queimado, mesabol, frescobol e outras atividades que visam estimular a prática de atividade física e o convívio social. As atividades foram promovidas pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e concentradas na região central da cidade, a fim de facilitar o acesso da população.
Saúde
Já a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ofertou exames de ultrassom, consultas odontológicas, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites virais B e C, coleta de amostras para exames PSA, além de orientações sobre doação de medula óssea. Para quem precisou coletar amostras para exames PSA, teste utilizado como check-up, principalmente para diagnosticar o câncer de próstata antes mesmo que os pacientes tenham sintomas, o Laboratório Central de Sergipe (Lacen) disponibilizou o serviço. Também foram coletadas amostras para testes do Programa de Proteção à Gestante (Protege), em pessoas que estejam entre o primeiro e o último trimestre da gravidez.
O Hemose realizou a coleta de amostras com cinco mililitros de sangue para cadastro de doador de medula óssea e deu orientações sobre a importância da doação de sangue. Ainda dentro dos serviços de saúde, a Carreta do Homem ofertou exames de ultrassom, consultas urológicas e com clínico geral. Já na Carreta da Mulher, foram disponibilizados exames de ultrassom e de citologia, teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero.
A Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ fez uma ação preventiva em relação à sífilis, infecção sexualmente transmissível (IST) de maior incidência registrada em todas as edições do ‘Sergipe é aqui’, além de testes rápidos de HIV e hepatites virais B e C.
Outro serviço bastante procurado foi do programa Sorrir Sergipe, que já percorreu diversos municípios, levando a avaliação odontológica e detecção precoce de câncer de cavidade oral, conhecido popularmente como câncer de boca.
Durante a avaliação, os pacientes que apresentam lesões suspeitas de câncer de boca passam pelo olhar direcionado de um cirurgião bucomaxilofacial e estomatologista, sendo encaminhados para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Pelo programa Opera Sergipe, os moradores de Laranjeiras já regulados também puderam realizar consulta com um cirurgião geral, fazer agendamento de exames pré-operatórios no prestador credenciado e realizar a marcação da data da cirurgia. As cirurgias eletivas disponibilizadas na primeira etapa do Opera Sergipe são: histerectomia total; histerectomia com anexectomia; colecistectomia; postectomia; histerectomia (por via vaginal); correção cirúrgica de hidrocele; hernioplastia incisional; hernioplastia umbilical; hemorroidectomia; laqueadura tubária; colpoperioneoplastia anterior e posterior; hernioplastia epigástrica; hernioplastia inguinal bilateral; hernioplastia inguinal/crural (unilateral); e hernioplastia recidivante.
A técnica de enfermagem Adriana dos Santos Correia, 44, irá realizar a cirurgia para retirada de pedra na vesícula pelo Opera Sergipe. Para ela, o programa é fundamental para garantir assistência à saúde a quem mais precisa. "O processo foi muito simples. De forma rápida, eles já deram encaminhamento para a cirurgia. Agora é só aguardar, e com fé em Deus vai trazer um grande alívio", elogiou.
'Sergipe é aqui'
A realização do 'Sergipe é aqui’ demonstra a importância de levar os serviços governamentais e ações de cidadania diretamente aos municípios sergipanos. Essa iniciativa contribui para fortalecer o diálogo entre o governo e a população, além de proporcionar acesso a serviços essenciais de forma mais próxima. Com isso, a ação itinerante já marcou presença nos municípios de Boquim, Propriá, Porto da Folha, Estância, Carmópolis, Nossa Senhora das Dores, Frei Paulo, Itabaianinha, Itaporanga d’Ajuda, Capela, Santo Amaro das Brotas, Ilha das Flores, Riachuelo, Campo do Brito, Tobias Barreto, Poço Verde e Nossa Senhora da Glória.