A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), executou, ao longo do ano, mais de 13 mil podas de árvores, além do recolhimento de outras 37 que foram registradas quedas, e 394 supressões, atendendo a pedidos dos aracajuanos, através dos canais de atendimento ao cidadão, e também no trabalho rotineiro de cuidado com a capital. De janeiro a novembro, o órgão municipal garantiu, por meio do serviço, vários benefícios aos moradores da capital, como a melhoria estética, redução de riscos de queda de galhos nos períodos chuvosos e a segurança pública dos espaços.
Nas ações realizadas sob a supervisão da Gerência de Áreas Verdes (Gerav) e no atendimento à população, mais de 40 agentes atuaram em campo com o apoio de ferramentas, como os cestos elevatórios para trabalho em altura, podadeiras e motosserras, além do uso de equipamentos de proteção. O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, comemorou os resultados e ressaltou o comprometimento das equipes da empresa municipal que conseguiram atender as demandas da população e superar o desempenho nas atividades.
“O serviço de podação atingiu 100% dos bairros de Aracaju em 2023. Para realizar os serviços de poda, trabalhamos com o retorno recorrente, mediante o prazo definido, que varia de 3 a 4 meses, em média, em determinados locais como avenidas e praças e também com os pedidos feitos pela população, através dos nossos canais de atendimento na internet e também pela ouvidoria. Com a execução de 13.458 podas, notamos que os números de ações refletem a fiscalização minuciosa das equipes responsáveis pelo monitoramento nas ruas da cidade e com isso temos uma visão panorâmica dos pontos e das necessidades em cada local,” salientou.
O coordenador de poda da Emsurb, Rafael Aragão, pontuou a relevância da solicitação do serviço, que também atua como um meio de prevenção de danos às propriedades e contribui para a saúde das árvores e do ambiente urbano como um todo. “O serviço de podação tem como função principal a manutenção da integridade fitossanitária dos indivíduos arbóreos da cidade e como consequência temos a redução dos riscos de queda e incidentes relacionados ao uso dos logradouros públicos. Dessa forma, nossas equipes garantem a longevidade das árvores, a melhoria na iluminação de locais como praças e avenidas, além de outros impactos positivos para a população aracajuana,” destacou.
Para o gerente de Áreas Verdes, Aurélio Souza, o destaque vai para o resultado alcançado pela equipe no atendimento aos moradores da capital, na resolução de solicitações de podas e supressão de árvores. “A nossa demanda é grande e reflete de forma positiva o desempenho da Prefeitura com a prestação do serviço à população. Estivemos nos quatro cantos da cidade, nos parques, praças e espaços públicos, além de frentes de residências e localidades de difícil acesso, sempre atendendo a chamado, mas com a preocupação ambiental e, nesse ponto, é importante salientar a nossa parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), que é a responsável por avaliar as condições dos indivíduos arbóreos que podem ou não ser suprimidos”, concluiu.
Parceria com a Sema
Para a execução adequada desse serviço de supressão de árvores, a Emsurb atua com base nas solicitações feitas pela população diretamente à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). No ato, são executadas avaliações e, em seguida, a emissão da autorização da retirada. Essa ação é de cunho externo e envolve casos onde as árvores estão situadas em espaços públicos. O apoio envolve cuidado com os indivíduos arbóreos ou riscos de queda.
Solicitação de serviço
Para garantir a segurança e bem-estar da população da cidade, basta solicitar os serviços de poda em árvores que estejam localizadas em espaços públicos por meio de Ouvidoria, ligando para 3021-9908, ou enviando um e-mail para o endereço eletrônico
ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br. Além disso, é possível também pode enviar sua solicitação via plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju.
Em situações nas quais os galhos estejam localizados próximos da rede elétrica, o procedimento deve ser feito pela empresa Energisa, que pode ser acionada através do telefone 0800-079-0196.
Foto: Matheus Varjão