O programa do Governo estadual Opera Sergipe entrará em uma nova etapa, na qual a capital do estado, Aracaju, será contemplada, e contará com recursos aportados pelo mandato da deputada federal Delegada Katarina, que destinou mais de R$ 6 milhões para o projeto.
Para a Delegada Katarina, o programa tem sido um grande avanço na saúde sergipana e fomentá-lo com a alocação de recursos será fundamental para a manutenção e ampliação, atendendo a mais pessoas e demandas.
“Essa iniciativa foi um grande passo do governo em relação à saúde, dando celeridade à realização de cirurgias eletivas, ajudando a diminuir as filas de espera e possibilitando que os sergipanos consigam realizar as cirurgias de que necessitam”, afirma.
De acordo com a parlamentar, programas e ações como essas a motivaram a ingressar e acreditar na política. “Foi por programas como o Opera Sergipe e tantos outros, que trazem, na prática, a política pública para quem precisa dela. Parabéns ao governador Fábio por essa iniciativa, aos gestores da saúde do nosso Estado e a todos aqueles que fazem da política um instrumento para melhorar a vida das pessoas, garantindo a elas acesso aos seus direitos fundamentais”, argumenta.
Sobre o programa
O Opera Sergipe realiza 15 tipos de cirurgias eletivas de média e alta complexidade, como a histerectomia total; histerectomia c/anexectomia; colecistectomia; postectomia; histerectomia (por via vaginal); correção cirúrgica de hidrocele; hernioplastia incisional; hernioplastia umbilical; hemorroidectomia; laqueadura tubária; colpoperioneoplastia anterior e posterior; hernioplastia epigastrica; hernioplastia inguinal bilateral; hernioplastia inguinal/crural (unilateral); hernioplastia recidivante.
Os hospitais credenciados para a primeira fase são: Hospital Amparo de Maria, localizado no município de Estância; Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto; e Hospital Senhor dos Passos, em São Cristóvão. Para a etapa Aracaju foi credenciado o Hospital e Maternidade Santa Isabel.
Para se cadastrar no programa ‘Opera Sergipe’, o paciente deve ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, levando os documentos pessoais e o diagnóstico médico. O paciente será encaminhado para uma consulta com um cirurgião, que cadastrará, se necessário, o usuário no programa.
Com o cadastro concluído, será possível acompanhar todo o processo pelo site ou aplicativo 'Opera Sergipe’, disponível nos sistema IOS e Android. O período de execução das cirurgias do Opera Sergipe ocorrerá dentro de um período de até 60 dias, a partir do instante que o cadastro do procedimento cirúrgico for inserido no sistema de regulação.
Por Assessoria