Na próxima segunda-feira, 11, a partir das 16h, será empossada como presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), a conselheira Susana Maria Fontes Azevedo Freitas. Deputada estadual durante 20 anos, no dia 03 de junho de 2013 – pelo placar de 13 votos a 0 -, foi escolhida durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), para ocupar a vaga deixada pela hoje conselheira aposentada Maria Isabel Nabuco D’Ávila. Pela segunda vez a Corte de Contas será presidida por uma mulher; a primeira foi justamente Isabel Nabuco, durante o biênio 2011/2013. No início da tarde desta quarta-feira, 06, a futura presidente retornou à Casa Legislativa a fim de convidar os 24 deputados estaduais para participar da solenidade.
Acompanhada pelo Corregedor-geral do TCE, conselheiro Luís Alberto Menezes; conselheiro Ulices Andrade; e pelo Juíz de Direito, José Amintas Noronha Menezes Júnior, Susana Azevedo foi recepcionada pelo presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD). “Pra mim é uma satisfação imensa retornar a esta casa que por cinco legislaturas tive a oportunidade de defender os anseios do povo sergipano e colaborar para o progresso do estado. Muito me honra assumir a presidência do Tribunal de Contas, ser a segunda mulher a ocupar este cargo e ter a certeza que nos próximos 24 meses iremos transformá-lo em referência no Brasil; um TCE atuante e moderno. Agradeço à confiança que sempre em meu nome foi depositado, e espero contar com a presença de todos os deputados, deputadas e servidores da Alese”, destacou.
Dez anos após conquistar êxito na eleição realizada na Assembleia Legislativa, a conselheira foi eleita no dia 09 de novembro deste ano para assumir a presidência no biênio 2024/2025; atual presidente, o conselheiro Flávio Conceição também foi eleito para a nova Mesa Diretora, agora como vice-presidente. “Receber Susana em nossa Alese é sempre gratificante por se tratar de uma pessoa extremamente criteriosa, dedicada naquilo que é eleita para fazer; uma personalidade sergipana de vida pública marcada pelo empenho e talento. Confiamos no seu perfil, e temos a plena convicção que nos próximos dois anos teremos mais uma primorosa gestora pública à frente do Tribunal de Contas”, avaliou Jeferson Andrade. O deputado Manoel Marcos (PSD) também esteve presente na sala da presidência para recepcionar Susana Azevedo.
Biografia
Natural de Aracaju, a presidente é advogada, com pós-graduação em Direito Público; além de deputada estadual também foi vereadora de Aracaju por duas legislaturas (1989/1992 e 1993/1994). Exerceu o cargo de Secretária–Chefe da Casa Civil do Governo do Estado (1989/1991), e o de Secretária de Governo do Município de Aracaju (1998/1999). Após assumir o cargo de conselheira da Corte de Contas em 25 de fevereiro de 2014, nos biênios 2016-2017 e 2020-2021, foi eleita vice-presidente. A conselheira também integra o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e é membro do Conselho Fiscal da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Por Milton Alves Júnior | Agência de Notícias Alese
Fotos: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese