Mesmo ao final da campanha do Outubro Rosa, alertando as mulheres para a necessidade de fazer exames preventivos a fim de detectar o câncer de mama e de colo do útero, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), continua realizando busca ativa para identificar aquelas que ainda não atualizaram o exame de citopatológico, nos últimos três anos.
O Ministério da Saúde preconiza que todas as pessoas com genitália feminina, de 25 a 64 anos de idade, devem realizar o citopatalógico, popularmente conhecido como exame de lâmina, a cada três anos. Informações do Programa Saúde da Mulher da SMS indicam que, aproximadamente, 237 mil aracajuanas não fazem o exame há pelo menos três anos. Apenas 43 mil estão em dia com a prevenção.
De acordo com a referência técnica do Programa Saúde da Mulher, Vanessa Simões, a finalidade do exame é verificar se há lesões no colo do útero e tratá-las, como forma de prevenir contra o câncer.
“Essas lesões precedem o câncer do colo do útero, elas não têm sintomas. Por isso, quando indicamos a realização do exame, é para que seja possível detectar as lesões antes mesmo de evoluírem para o câncer, pois quando diagnosticado na fase inicial as chances de cura são de 100%”, destaca Vanessa.
Até a presente data foram realizados 20.728 exames, considerando que durante as ações da campanha do Outubro Rosa a adesão foi maior, se comparado aos meses anteriores. No entanto, a campanha não se restringe ao mês de outubro, por isso é importante o comparecimento das pessoas que ainda não se dedicaram a esse cuidado, na Unidade de Saúde da Família do bairro onde reside.
Desta forma, os agentes comunitários de saúde estão realizando a busca ativa, visitando as famílias e abordando as razões pelas quais a mulher ou pessoa trans residente no lar, dentro da faixa etária, deve fazer o exame. Além disso, nas Unidades de Saúde da Família, enquanto as usuárias aguardam ou estão em atendimento, os profissionais efetuam o convite no próprio local como forma de sensibilização e conscientização.
Outra estratégia utilizada pela Saúde de Aracaju para intensificar a busca por estas mulheres acontece através da Coordenação de Inovação e Gestão Estratégica (CIGE), enviando mensagens para os celulares das pessoas com genitália feminina, de 25 a 64 anos, convidando-as para realização do citopatológico.
O exame está disponível de segunda a sexta-feira, em todas as 45 Unidades de Saúde da Família (USFs). Para realizar, é necessário apresentar CPF e cartão SUS, além de não ter relações sexuais, mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não estar menstruada; e não utilizar duchas e medicamentos vaginais.
Foto: Ascom SMS