Além da recriação da Secretaria de Comunicação, a gestão estadual desenvolve uma série de estratégias para promover transparência de informações
“O Governo do Estado entende que, ao promover melhorias efetivas para a população e dar conhecimento à população sobre o que vem sendo feito, com clareza e transparência, é possível inserir a sociedade sergipana de maneira mais ativa nas transformações sociais, garantindo que ela possa buscar seus direitos com maior embasamento e, consequentemente, estimulando a manutenção da democracia no nosso estado”, ponderou o secretário.
De acordo com a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), a comunicação pública deve ser pautada com base nos seguintes princípios: garantir o acesso amplo à informação; fomentar o diálogo; estimular a participação; promover os direitos e a democracia; combater a desinformação; ouvir a sociedade; focar no cidadão; ser inclusiva e plural; tratar a comunicação como política de Estado; garantir a impessoalidade; pautar-se pela ética; atuar com eficácia.
Nesse contexto, o secretário Cleon Nascimento apontou algumas iniciativas adotadas pela gestão estadual para atingir esses objetivos. “A recriação da Secom por si só já demonstra o compromisso do governo com a comunicação pública e, além disso, também foram criadas novas estratégias, a exemplo do Encontro de Aperfeiçoamento na Comunicação do Estado (E-Com), que buscou aprimorar a atuação dos profissionais de comunicação que compõem as pastas da gestão estadual, e o Café Ponto Gov, que promove uma maior aproximação entre a administração e os profissionais de imprensa do nosso estado”, indicou.
E o trabalho desempenhado pela Secretaria de Comunicação tem sido bem avaliado pelos futuros profissionais do setor no estado, a exemplo do estudante Luan Aragão, de 25 anos, do 6º período do curso de Publicidade e Propaganda da UFS. Ele contou que se interessou pela mesa ‘Desafios da comunicação estratégica no setor público’ por entender que a comunicação pública tem como principal finalidade servir à sociedade. “A gente vê realmente que há um trabalho muito positivo sendo feito e a transparência com que a Secom vem atuando. Isso é muito importante hoje em dia, ainda mais com as redes sociais, é importante ter linguagem de fácil acesso”, considerou.
Assim como ele, a estudante Ana Beatriz Andrade, 22, do 4º período de Jornalismo da UFS, chamou atenção para o papel da comunicação pública na promoção da cidadania. “Eu acho que é muito importante ter esse canal de comunicação direta com a população, porque é uma questão de trazer as pautas para o conhecimento do público. Muitas vezes, quando essa comunicação é falha, a gente tem muita desinformação, ainda mais agora na era da internet e das notícias falsas. Eu acho que é muito importante que o governo continue a fazer esse tipo de comunicação e que seja uma comunicação efetiva, para que realmente consiga ter essa transparência com a população”, ressaltou.
A mesa foi mediada pela professora Tatiana Aneas, que destacou a importância de levar a temática para o ambiente educacional. “A gente fala muito, aqui no departamento, sobre estratégias de comunicação voltadas para o lançamento de produtos, para a construção de marcas, para a divulgação de empresas. No entanto, a gente sabe que essas ferramentas são fundamentais também para a construção da imagem das instituições públicas. Então, o objetivo desta mesa é tentar pensar como a comunicação estratégica pode contribuir para aproximar o cidadão das instituições, para trabalhar a própria imagem, tanto do Executivo, quanto do Legislativo, como do Judiciário. A gente tem representantes dos três poderes aqui hoje, justamente para pensar essa relação”, explicou.
Representando o Poder Legislativo, a jornalista Clécia Santos, coordenadora geral da TV Alese, da Assembleia Legislativa de Sergipe, reforçou que, independentemente do setor, a comunicação pública tem como principal preocupação garantir que a população tenha acesso a uma informação de qualidade. “Hoje, a gente teve um representante de cada poder, e cada um pôde expor a sua dinâmica e a sua estratégia de comunicação. O mais importante disso tudo é perceber que o objetivo em comum de todas as instituições que estiveram aqui presentes é melhor informar o cidadão, seja por meio das redes sociais, seja em um evento que aconteça, cultural ou administrativo. Comunicar não é só resolver o problema do dia a dia, é pensar na melhor estratégia para explicar ao cidadão de forma muito simples que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estão trabalhando em prol dele”, enfatizou.
A mesa também contou com a presença de uma representante da comunicação do Poder Judiciário, com a participação da jornalista Janaina Cruz, da Diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).
E-Com
Com o objetivo de aprimorar a atuação dos profissionais de comunicação que estruturam as assessorias da administração estadual, o Governo do Estado promoveu, no mês de maio, o 1° Encontro de Aperfeiçoamento na Comunicação do Estado (E-Com). Ocorrido em duas etapas, o evento contou com a participação de diversos profissionais da área, como jornalistas, radialistas, fotógrafos, publicitários, designers, relações públicas, cinegrafistas e estagiários, além do próprio governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e secretários e secretárias de Estado, bem como gestores dos órgãos públicos.
O E-Com teve como finalidade proporcionar um espaço para discussão de temas relevantes para o campo da comunicação pública, além de promover troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, a fim de alinhar as estratégias e trabalhos desenvolvidos em cada pasta e, consequentemente, fortalecer a unificação do discurso comunicacional da gestão, possibilitando que a informação chegue da maneira mais clara possível para a sociedade.
Café Ponto Gov
Outra estratégia de comunicação adotada pelo Governo do Estado foi a realização periódica de coletivas de imprensa, nas quais são apresentados balanços das ações governamentais. Intitulados ‘Café Ponto Gov’, os encontros com a imprensa integram projeto de ampliar a interação do governador Fábio Mitidieri com veículos de comunicação e com a sociedade. Até o momento, já foram realizadas cinco edições do ‘Café Ponto Gov’.