Prefeitura de Aracaju e Governo de Sergipe detalham plano operacional do Pré-Caju 2023
Últimas Notícias
Publicado em 29/10/2023

A Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado detalharam neste sábado, 28, o plano operacional que foi montado para o apoio logístico ao Pré-Caju 2023. A apresentação do esquema pelos órgãos municipais e estaduais ocorreu no Espaço Sobre as Ondas, na Orla da Atalaia, e contou com a participação do prefeito Edvaldo Nogueira e do governador Fábio Mitidieri, além de outras autoridades. Marcado para acontecer de 3 a 5 de novembro, o Pré-Caju reunirá na capital sergipana grandes artistas nacionais como Bell Marques, Ivete Sangalo, Xanddy Harmonia, Claudia Leitte, Saulo, Léo Santana e Pedro Sampaio.

”Esse é  um dia muito importante para todos nós, pois apresentamos o planejamento de todos os órgãos municipais e estaduais para o Pré-Caju. Fico muito feliz de ver que, pela primeira vez, toda a estrutura da festa já está finalizada, o que demonstra o crescimento do evento e a melhoria da organização, como prestação de serviço. O Pré-Caju é uma festa fundamental para a nossa cidade. Fui um dos principais incentivadores do retorno deste evento por entender o impulsionamento que ele dá para o nosso turismo e para a nossa economia. É uma festa de gera emprego, renda, que atrai visitantes de todos os lugares e que nos proporciona alegria e divertimento. Além disso, é um evento que projeta a nossa capital para o Brasil e para o mundo. Portanto, a Prefeitura tem a alegria de colaborar para que este evento aconteça com toda a segurança e tranquilidade”, destacou Edvaldo.

O prefeito enfatizou também a relevante presença do poder público para que o evento possa acontecer. “A gente pensa em todos que estarão na festa, não só nos foliões que estarão nos blocos e camarotes, mas nas milhares de pessoas que estarão na pipoca e que poderão aproveitar com tranquilidade e alegria. É com esse pensamento que estamos investindo na infraestrutura, na limpeza, nos banheiros químicos e em todas as áreas que atuaremos para que os aracajuanos e visitantes possam circular nesta festa maravilhosa. A Prefeitura entra com uma parte, o Governo do Estado com outra e, juntos, possibilitamos que as pessoas curtam os três dias de festa e saiam felizes”, reiterou.

O governador Fábio Mitidieri reforçou a afirmação de Edvaldo. “Essa parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado é fundamental para a população, que é a maior beneficiada. Eu e o prefeito Edvaldo sempre dialogamos, construímos ações conjuntamente para oferecer o melhor dos poderes estadual e municipal para a sociedade. E com o Pré-Caju não foi diferente. Nos unimos, mais uma vez, para realizar a nossa maior prévia carnavalesca, uma festa que movimenta toda a cadeia produtiva da capital e do estado, assegurando que o evento aconteça com segurança, conforto e tranquilidade para todos os foliões dos blocos e da pipoca. Estamos trabalhando juntos para transformar o Pré-Caju em uma festa ainda maior. Aproveito para parabenizar o realizador, nosso Fabiano Oliveira, por este evento grandioso”, frisou.

Idealizador da festa, o vereador Fabiano Oliveira disse que a apresentação do plano operacional demonstra “o compromisso com o turismo do estado e do município”. “Todo o planejamento dos órgãos envolvidos já está pronto o que mostra a força desta parceria entre os entes públicos e privados para a realização da maior prévia carnavalesca do Brasil. Sem esse apoio logístico, seria impossível realizar um evento de tamanha proporção. Então, comprova que a Prefeitura e o Governo têm o turismo e a geração de emprego e renda como prioridades”, afirmou Fabiano Oliveira acrescentando que toda a estrutura de avenida e camarote já está preparada para a festa.

Operação

Para garantir o conforto, segurança e mobilidade dos foliões e moradores da cidade, diversos órgãos da Prefeitura e do Estado estarão envolvidos nas ações estratégicas, definidas para todos os dias do evento. A Polícia Militar fará o policiamento periférico, controle de portões de acesso, acompanhamento dos trios e postos de desarmamento. Também realizará um trabalho especial em toda a extensão da faixa de areia da praia, o monitoramento de todo o perímetro com drones e equipamentos tecnológicos e disponibilizará um serviço intitulado “alerta celular”, para a rápida localização de aparelhos celulares furtados. Ao todo, a Polícia Militar contará com um efetivo de três mil policiais, 36 viaturas, 13 bases móveis, 32 motocicletas, 24 cavalos, um veículo leve para circulação na faixa de areia, dois ônibus e quatro drones.

A Polícia Civil também contará com o aumento do efetivo, viaturas nos plantões e com serviços especializados de inteligência para situações de furtos, roubos ou extravios de celulares. Da mesma forma, o Corpo de Bombeiros também disponibilizará um grande efetivo para atuação nos três dias de festa. Além disso, a corporação contará com três viaturas tipo Auto Bomba Tanque e Salvamento, duas viaturas de Unidade de Resgate, duas viaturas tipo UTV, duas viaturas de apoio e fiscalização, materiais e equipamentos.

Ainda na equipe estadual, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terá postos de atendimento no local e estrutura necessária para atender qualquer incidente que possa ocorrer. Serão disponibilizadas seis equipes, veículo de suporte avançado, motolâncias e duas viaturas do Corpo de Bombeiros tripuladas por profissionais do Samu. Ao todo, 27 profissionais estarão trabalhando.

Já a Prefeitura de Aracaju contará com o envolvimento de órgãos que atuam nos serviços de transporte e trânsito, saúde, assistência social, segurança e limpeza pública. De acordo com o secretário da Defesa Social e Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, a Defesa Civil de Aracaju atuará no acompanhamento da montagem e monitoramento das estruturas, enquanto a Guarda Municipal atuará na segurança do transporte público, em especial no reforço do policiamento preventivo dos terminais de integração, com ênfase para o terminal da Atalaia.

Além disso, a GMA, que contará com 200 guardiões, também atuará na proteção de monumentos e áreas de visitação turística da Orla, que estarão isolados. As equipes contarão com viaturas e motocicletas. A base móvel de videomonitoramento, que será instalada na rotatória de acesso ao terminal da Atalaia, permanecerá fixa em todos os dias do evento.

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), de acordo com o presidente do órgão, Bruno Moraes, contará com um grande efetivo de agentes para fazer a limpeza da área e recolhimento de resíduos em todo o perímetro do evento. Eles integrarão 81 equipes que serão distribuídas por dias e turnos. Também serão disponibilizadas estruturas e maquinários para dar celeridade ao recolhimento dos resíduos. A expectativa é recolher mais de 26 toneladas de resíduos durante os três dias.

A Emsurb também será responsável pela organização do comércio de ambulantes e fiscalização de ocupação da área. Foram disponibilizadas 1 mil vagas para comercialização na festa. A empresa municipal instalará, ainda, 325 banheiros químicos em toda a extensão do percurso do Pré-Caju.

Saúde e Assistência Social

A Secretaria da Saúde de Aracaju, segundo a secretária Waneska Barboza, realizará ações de Vigilância Sanitária, com monitoramento prévio durante todos os dias de festa. Cerca de 12 profissionais estarão atuando. Além disso, agentes de saúde, do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis/IST, distribuirão preservativos e farão orientação sobre a prevenção combinada. Para o atendimento de emergências no local, um posto médico avançado será montado. Ele contará com 10 leitos, sendo dois de estabilização; seis poltronas para medicação rápida; e 30 profissionais atuando por dia, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A Secretaria da Assistência Social, além de disponibilizar o Camarote da Acessibilidade, realizará o serviço de Abordagem Social. A medida contará com uma equipe, composta por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, assistentes administrativos das Proteções Sociais Básica e Especial. Além de atuar em todo o espaço da festa, o serviço também terá um posto onde serão realizados a identificação de possíveis violações de direitos e encaminhamentos para a rede de proteção. Ao todo, a Assistência Social  terá 30 profissionais atuando no evento, entre equipes de apoio no Camarote da Acessibilidade, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD), serviço especializado em Abordagem Social e Conselho Tutelar.

Trânsito

A organização do trânsito, segundo o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles,  contará com a atuação de 46 agentes, que ficarão responsáveis pela orientação na região da Orla da Atalaia e proximidade, assim como pelos bloqueios fixos e temporários, previstos para acontecer em pontos e horários estratégicos.

Na sexta-feira, dia 3, a partir das 17h, haverá bloqueio nos dois sentidos da via, desde a rotatória próximo ao Kartódromo até a rotatória do Oceanário. No sábado, dia 4, a interrupção de circulação de veículos em toda a extensão da Orla, sentido praias/Centro, será a partir das 6h, e no sentido Centro/praias, a partir das 9h. Da mesma forma, no domingo, 5, o bloqueio no sentido Centro/praias será de 9h às 5h de segunda-feira, dia 6.
Em todos os dias, agentes de trânsito farão a varredura das áreas, solicitando aos condutores a retirada dos veículos que estiverem estacionados, inclusive, em frente aos hotéis.

Além dos bloqueios na avenida Santos Dumont, no sábado e domingo, a partir das 9h, também haverá interdição no trânsito na avenida Rotary, próximo ao terminal da Atalaia. Na Coroa do Meio, também haverá dois pontos de bloqueios: um na avenida Mário Jorge com rua Urbano Neto, e outro na rua Delmiro Gouveia com Urbano Neto. É importante que a população fique atenta às alterações no trânsito e busque rotas alternativas.

Para garantir a mobilidade dos que não utilizarão veículos próprios, a SMTT também disponibilizará três pontos de táxis bandeiras. Haverá, ainda, uma operação do transporte público para facilitar o retorno para casa de quem vai ao Pré-Caju.

 

Estiveram presentes na coletiva o vice-governador Zezinho Sobral, o deputado estadual Manoel Marcos, o diretor-presidente da Energisa em Sergipe, Roberto Carlos Currais, os vereadores Vinícius Porto, Antônio Bittencourt, Soneca, Nitinho Vitale e Anderson de Tuca, além de secretários municipais e estaduais.

 

Fotos: Arthur D’Ávilla

Comentários
Comentário enviado com sucesso!