A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN) completou seis meses de funcionamento no último dia 17. Durante esse período, 1.773 partos foram realizados, consolidando a primeira unidade materno-infantil da capital, entregue pela Prefeitura de Aracaju em abril deste ano, como referência no atendimento humanizado às gestantes e suas famílias.
Nas pesquisas de satisfação realizadas internamente na unidade, o índice de aprovação chega a 98%, o que atesta o quanto a maternidade vem atingindo os objetivos preliminarmente propostos pela gestão municipal. Cada mãe, pai, avó, avô, irmão, tio ou tia que passa pela experiência da Lourdes Nogueira é acolhido desde o momento em que dá entrada na unidade, durante o pré-parto, parto, pós-parto e até durante as visitas.
Uma equipe multidisciplinar com profissionais da Medicina, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Fisioterapia e Fonoaudiologia formam um conjunto inovador na prestação dos serviços da rede de Assistência e Saúde do município. Foi este ponto que mais chamou a atenção de Kézia Santos Silva, que deu à luz a Clarice Cardoso esta semana.
“O que eu achei mais interessante na Maternidade Lourdes Nogueira, além de toda a estrutura física, é a quantidade de profissionais que acompanham o processo do parto, desde obstetra, fisioterapeuta, todo tipo de profissional especializado, e dando uma atenção máxima e dedicação o tempo inteiro. Eu também já fiz tudo aqui, exame da orelhinha, olhinho, língua, só faltando o do coração porque precisa de um tempo certo para isso. Eu super indico para outras mamães. Me sinto mais segura agora, para ir para casa com minha filha”, conta a sergipana.
Kézia revela que já havia recebido a indicação da MMLN de outras pessoas que já tinham tido a experiência de ser atendido nela. Além disso, a mãe conta que tem plano de saúde, mas optou por ter a filha na maternidade municipal. “Eu tive a feliz escolha de vir parir na Lourdes Nogueira, mesmo tendo plano de saúde, porque a minha experiência tem sido maravilhosa aqui. E eu optei vir para cá porque todo mundo que vem mostra uma referência muito boa da maternidade. Então eu me senti segura e vim para cá. Foi a escolha certa, porque a dor do parto é normal, a equipe é que faz toda a diferença”, acrescentou Kézia.
A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira é um equipamento de saúde porta aberta para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como carro-chefe o atendimento humanizado para trazer ao mundo novas vidas, garantindo o devido acolhimento às mães, aos bebês e familiares. No mês em que foi inaugurada, a unidade realizou 92 partos (62 normais/30 cesarianas), número que saltou para 259 em maio (157 normais/ 102 cesarianas); em junho, foram mais 272 partos (178 normais/94 cesarianas); em julho, 317 partos (193 normais/124 cesarianas); 329 partos em agosto (186 normais/143 cesarianas); em setembro, mais 330 partos (199 normais/131 cesarianas); e outubro, até o momento, já são mais 174 partos (119 normais/55 cesarianas).
Para a mãe de Julia Safira, nascida na unidade na última segunda-feira, 16, Daniela Santos, a experiência também foi excelente. “A Júlia quis vir ao mundo no momento em que eu estava no banho aqui na unidade. A equipe esteve ali o tempo inteiro comigo, ajudando, orientando. Meu marido também me ajudou e pode acompanhar tudo. Não tenho o que reclamar da minha experiência na maternidade. Todos os profissionais são ótimos”, contou a mãe enquanto aguardava a alta médica, após passar por todos os procedimentos.
Considerada a maior obra social da atual gestão municipal, a maternidade foi construída a partir de um investimento superior a R$18 milhões. Altamente equipada, ela funciona de maneira totalmente integrada com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), assegurando às gestantes assistidas pela Rede Primária, o acompanhamento gestacional, com as consultas de pré-natal, realização de exames, parto e acolhimento pós-parto. E esse atendimento não se limita às gestantes da capital. Além de Aracaju, a MMLN já recebeu pessoas de 46 municípios, sendo 44 cidades de Sergipe, e outras duas da Bahia.
Mariana Bonfim, moradora do bairro Bugio, se deslocou até o bairro 17 de Março para parir o filho João Miguel na Lourdes Nogueira. Após passar por um parto normal pela segunda vez, ela conta que o que mais se destacou foi o atendimento prestado pelos profissionais. “Eu quero dizer que todos aqui estão de parabéns. O atendimento, a equipe toda que estava na hora do meu parto, até aqui, tudo ótimo. Chegamos às 5h da manhã e às 11h11 meu filho nasceu de parto normal. O auxílio dos profissionais foi excelente, a equipe foi ótima, me ajudou e sempre esteve do meu lado”, destaca.
O marido de Mariana, João Vitor, acompanhou todo o momento do nascimento do filho e também parabeniza o atendimento prestado pelas equipes da Maternidade Lourdes Nogueira. “Foi tudo perfeito. Todos os profissionais estão de parabéns, principalmente por serem todos eles muito bem educados, diferentes da nossa outra experiência. A equipe aqui, desde a hora que a gente entrou até agora, todos são bem atenciosos, sempre perguntam se precisamos de algo, quando saem do quarto, falam que se precisarmos podemos chamar. Então a maternidade está de parabéns, que continue assim”, elogia João Vitor.