No próximo sábado, dia 21, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoverá mais uma edição do "Sábado Saudável", iniciativa a partir da qual são disponibilizados diversos serviços de saúde à população. Desta vez, em alusão ao Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama, a ação se concentra nas mulheres e se expandirá para oito Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital.
Das 8h às 13h, estarão abertas ao público as seguintes USFs: Augusto Franco (Farolândia), Elizabeth Pita (Santa Maria), Ministro Costa (Inácio Barbosa), Adel Nunes (América), Dona Jovem (Industrial), José Augusto Barreto (Japãozinho), Anália Pina (Santos Dumont) e Dr. José Calumby (Jardim Centenário).
Segundo a referência técnica do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos, o Outubro Rosa é uma campanha nacional que busca sensibilizar a população sobre o câncer de mama, suas consequências, possíveis causas e tratamentos.
"Nosso objetivo com o 'Sábado Saudável' é aproximar a comunidade dos serviços de saúde oferecidos nas USFs. Para isso, estaremos orientando sobre o combate do câncer de colo de útero, bucal e de mama. Além disso, ofereceremos testes rápidos e exames para diagnóstico de HIV, sífilis e Hepatites B e C, bem como teste de gravidez, além da atualização do cartão vacinal. Estimulamos a participação do indivíduo no cuidado com a saúde, sobretudo a prevenção, e incentivamos e promovemos a prática de atividades físicas como medida preventiva de agravos à saúde", explica Léa.
Entre os serviços oferecidos, estão:
- Exames citopatológicos de colo de útero – lâmina, com prioridade para mulheres de 25 a 64 anos. Para realizar o exame, é necessário evitar relações sexuais nas últimas 48 horas, duchas e o uso de medicamentos vaginais.
- Exame clínico das mamas e agendamento de mamografia, com prioridade para a faixa etária entre 50 e 69 anos.
- Agendamento de ultrassonografia de mama e transvaginal.
Além disso, será disponibilizada uma Sala de Espera com a equipe do Programa Academia da Cidade para atividades de alongamento; Educação em Saúde com residentes, estudantes e profissionais sobre temas voltados ao combate do câncer de mama, colo de útero e violência contra a mulher, e consulta odontológica para avaliação de câncer bucal.
O serviços de atualização do cartão vacinal será disponibilizado para a população em geral, bastando apresentar um documento de identificação com foto e o cartão de vacinação.
Fotos: Ascom/SMS