Sábado Saudável conta com parcerias para ampliar acesso a serviços municipais
18/08/2023 05:25 em Últimas Notícias

Após a expressiva adesão da população à última edição do Sábado Saudável, no dia 5 deste mês, quando foram realizados mais de oito mil procedimentos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), decidiu ampliar ainda mais o acesso a serviços para além da área da saúde, num esforço para atender a população e aproveitar o grande número de usuários para ofertar outras ações que contribuam para a qualidade de vida. Para tanto, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho (Fundat) se juntaram à iniciativa que será realizada neste sábado, dia 19.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, o convite à Semed e à Fundat foi feito justamente pela integração que há entre as pastas municipais que, sempre que possível, se somam para desenvolver ações benéficas à população, no objetivo comum de cuidar das pessoas.

“O cidadão tem que ser visto como um todo, não só uma necessidade de saúde. Estamos falando de pessoas que moram em territórios de vulnerabilidade, que são vulnerabilidades sociais. Se a SMS vai fazer um evento de saúde, também estamos pensando em expandir o acesso e proporcionar, por exemplo, a oportunidade de fazerem cursos e poderem, assim, ter autonomia, do ponto de vista de emprego, de renda, assim como dar oportunidade de acesso à escola. Então, essas parcerias são extremamente importantes, ainda mais num evento realizado aos sábados, quando podemos dar acesso a pessoas que, por alguma razão, não conseguem ir a uma unidade de saúde durante a semana”, explica Waneska.

Na quarta edição do Sábado Saudável deste ano, a SMS terá como foco o atendimento aos usuários hipertensos e diabéticos, ofertando serviços como exames, consultas, orientação e acolhimento. Para isso, estarão abertas, das 8h às 13h, as UBSs João Bezerra (Areia Branca) e Augusto Franco (conjunto Augusto Franco), Geraldo Magela (Orlando Dantas) e Celso Daniel (Santa Maria), Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Adel Nunes (Bairro América), Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas) e Cândida Alves (Santo Antônio), Francisco Fonseca (18 do forte) e Eunice Barbosa (Coqueiral), José Machado (Santos Dumont), Onésimo Pinto (Jardim Centenário).

Educação

A Semed estará presente com pontos fixos em cinco UBSs: Celso Daniel, Hugo Gurgel, Adel Nunes, Francisco Fonseca e José Machado. Nestes locais, dez profissionais estarão a postos para prestar orientações e realizar matrícula da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para os usuários com idade a partir de 15 anos que nunca frequentaram ou não concluíram o ensino fundamental e que desejam ingressar.

“Vamos nos somar a essa ação da SMS para fornecer ao cidadão a comodidade para a matrícula nas nossas turmas de educação de jovens e adultos. Aracaju quer se transformar numa cidade alfabetizadora e, para isso, nós precisamos alfabetizar não apenas aqueles que estão na idade certa, mas, também, aqueles que as contingências da vida retiraram a oportunidade de frequentar os bancos escolares na idade correta. Então, neste sábado, estaremos juntos em uma ação conjunta da Prefeitura Municipal de Aracaju, levando cidadania ao povo aracajuano e, no nosso caso, ofertando vagas nas nossas escolas para as turmas da EJA", destaca o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu.

Fundat

A Fundat, por sua vez, também levará uma gama de serviços voltados ao mercado de trabalho, como formalização dos cadastros para Microempreendedor Individual (MEI), cadastro de currículos, encaminhamento para vagas de emprego, divulgação de cursos, inscrições para cursos do mês de agosto, entre outros. Esse trabalho será realizado nas UBSs José Machado e Geraldo Magela.

“Estamos muito felizes em poder participar desta ação e levar os serviços da Fundat para mais perto dos cidadãos. Sabemos o quanto a falta de emprego e, consequentemente, de recursos financeiros nos desanima, por isso poder fazer com que essas pessoas não precisem se deslocar até a nossa sede para acessar os nossos serviços é muito significativo. Espero que eles aproveitem essa oportunidade e busquem se qualificar e se posicionar no mercado de trabalho, seja como empregados ou como empreendedores, pois é dessa forma que conseguiremos garantir um futuro melhor para si mesmos e para suas famílias”, reforça a presidente da Fundação, Edivaneide Lima.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!