A escolha de Edvaldo e o convencimento do grupo aliado
15/08/2023 10:34 em Últimas Notícias

Não existe nenhum impedimento para que o prefeito Edvaldo Nogueira faça sua escolha de um nome para sua própria sucessão. Aliás, em algumas falas de lideranças que fazem parte do mesmo grupo que o prefeito foi dito que o processo da sucessão de 2024 terá o protagonismo dele na escolha de um membro do agrupamento para disputar a prefeitura de Aracaju. Até mesmo o governador Fábio Mitidieri já declarou nesse mesmo sentido.

O problema para que essa escolha aconteça num clima harmonioso está no pleito seguinte, 2026, quando os interesses estão em curso, e a eleição municipal é uma preparação para que as candidaturas futuras saiam mais fortalecidas do processo mais próximo. Alguns cenários podem surgir "se...".

Se o prefeito Edvaldo Nogueira deseja disputar uma das vagas do senado em 2026, estaria disposto ter um sucessor dentro do grupo que não possa garantir o apoio deste para sua pretensão futura?

E se André Moura, agora com sua elegibilidade garantida, depois das dificuldades do pleito passado, e que deve ser também candidato ao senado, estaria disposto trabalhar para eleger um nome escolhido por Edvaldo, seu possível concorrente à mesma candidatura?

E se Márcio Macedo, que flerta com o governador Fábio Mitidieri sob o manto de relação republicana estiver alinhado com o grupo e também for candidato ao senado?

E se o senador Alessandro Vieira não abrir mão de sua reeleição, e também for candidato ao senado? Lembrando que Alessandro é atualmente aliado do grupo governista, e deverá participar ativamente dessa arrumação.

E se o ex-governador Belivaldo Chagas não for o candidato do grupo para a prefeitura de Aracaju, e também desejar uma das vagas?

E se o senador Laércio Oliveira entender que o seu partido não se colocou numa chapa majoritáriia na eleição passada, e agora ser a vez do Partido Progressista apresentar uma alternativa?

E se o vice governador numa possível reeleição de Fábio Mitidieri não for Zezinho Sobral, qual seria a candidatura deste em 2026?

Não é difícil elencar inúmeros cenários de 2026, porém, as possibilidades mais acertivas só serão possíveis depois da consolidação do mapa político eleitoral definido pelas eleições municipais de 2024.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!