Prefeitura de Aracaju apresenta trabalho social realizado na Perimetral Oeste em evento no Uruguai
Últimas Notícias
Publicado em 02/08/2023

A equipe da área social, junto à coordenação geral do Programa de Requalificação Urbana da Zona Oeste de Aracaju, apresentou o processo de reassentamento da avenida perimetral com foco no deslocamento econômica da etapa 4 da obra, na tarde de terça-feira, 1º, no evento “Aspectos socioambientales en Programas de Mejoramiento de Barrios Taller de trabajo para países del Cono Sur", realizado no Uruguai até esta quarta-feira, 2, com a participação de representantes de diversos países do Sul da América do Sul.

A delegação aracajuana, que conta com membros da equipe técnica da área social do Programa de Requalificação Urbana da Região Oeste de Aracaju, expôs às equipes de países vizinhos o Plano Executivo de Reassentamento Involuntário da etapa 4 das obras e como ele tem sido desenvolvido com êxito na capital. Participaram do evento a coordenadora geral do programa, Michele Lemos, a coordenadora da área social, Rosária Rabelo, e a técnica de referência Alexandra Freire.

A participação no evento possibilitou aos técnicos da Prefeitura de Aracaju conhecer projetos realizados em outros países que também são financiados com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de maneira a trocar experiências e compartilhar aprendizados.

"Foi um dia muito intenso, não só de discussão, mas de apresentação, de conhecer como os demais países vêm fazendo a sua intervenção junto às partes afetadas. Mas também foi o momento de construção coletiva, em que buscamos soluções para os desafios neste processo de reassentamento. De toda essa discussão deve sair um documento, referência do BID, para orientar as intervenções nos países da América do Sul", explica a coordenadora da área social da Perimetral Oeste, Rosária Rabelo.

O momento de intercâmbio permitiu ainda, ressalta a coordenadora, comparar os métodos de trabalho e o ritmo de andamento dos projetos. "Serviu para Aracaju perceber o quanto estamos avançados neste processo e a gente entende porque é que a capital foi apresentada como uma experiência para ser replicada nos demais países. Nós estamos, no Programa de Requalificação Urbana da Zona Oeste, muito avançado em relação ao que os outros países estão realizando neste processo de reassentamento. Foi uma troca muito interessante junto a esses países e isso só nos fortalece, para que possamos continuar todo esse processo de reassentamento da forma como planejamos”, ressalta Rosária.

A agenda internacional continuou na quarta-feira, 2, último dia do evento, com visitas técnicas às intervenções realizadas no Uruguai, também financiadas pelo BID.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!