Com a perspectiva de contribuir com o combate à insegurança alimentar, a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) vem promovendo atividades de educação alimentar e nutricional por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN). Nesse sentido, mais uma ação desse tipo foi realizada nesta sexta-feira, 28, durante a 8ª edição do Governo Itinerante ‘Sergipe é aqui’, que ocorreu no município de Itabaianinha, no sul do estado.
O objetivo é que, por meio das informações passadas durante as atividades, a população sergipana aprenda de que forma é possível inserir hábitos de alimentação mais saudáveis no dia a dia. Os participantes são ensinados sobre as quantidades de sal, açúcar e óleo presentes nos alimentos processados, quais doenças crônicas podem ser desenvolvidas ou pioradas com a ingestão excessiva desses ultraprocessados, e de que maneira é possível fazer as substituições desses itens.
A engenheira agrônoma da DSAN, Sabrina Oliveira, conta que há recepção e interesse por parte da população nas atividades. “Eles ficam surpreendidos e curiosos com a exposição e vêm perguntar o que é, e ficam bem surpresos, porque eles acham que alguns alimentos são muito mais saudáveis do que outros, mas não são. Quando eles visualizam a informação, acabam tendo esse impacto”, detalhou a agrônoma.
O estudante de jornalismo Oscar Macedo foi um dos contemplados pela ação e a considerou muito importante, pois leva conscientização sobre como adotar hábitos alimentares saudáveis. “Muito interessante essa consciência sobre a forma que a gente deve consumir os alimentos, no equilíbrio correto, da questão nutricional. O que eu mais fiquei surpreso foi com a bolacha, eu não sabia que tinha tanto açúcar assim”, disse o estudante.
Além de compor a programação do ‘Sergipe é aqui’, a Atividade Educativa Alimentar e Nutricional também é realizada nos espaços administrados pela Seasc.