Iniciativa busca reconhecer histórias de empreendedorismo feminino
Estão abertas até o dia 31 de julho as inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Além de reconhecer o trabalho das empreendedoras, a iniciativa também tem como objetivo inspirar outras mulheres a investir em seus sonhos e acreditar em seu potencial empreendedor.
Este ano as participantes podem concorrer em três categorias: microempreendedora Individual (MEI) – quem tem negócio formalizado com faturamento de até R$ 81 mil por ano; Pequeno Negócio (proprietárias de micro e pequenas empresas que tenham faturamento anual de até R$ 4,8 Milhões); e Produtora Rural (mulheres que possuam inscrição estadual de produtor, número do Imóvel Rural na Receita Federal (NIRF) ou declaração de aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou que explorem atividade pesqueira e possuam registro no Ministério da Pesca).
Para se inscrever gratuitamente, basta acessar o site www.se.sebrae.com.br, preencher o formulário eletrônico, bem como enviar o link para o vídeo com uma apresentação rápida (pitch) da empreendedora candidata.
Buscando auxiliar aquelas que desejam se inscrever, o Sebrae vai promover duas oficinas gratuitas sobre como promover apresentações curtas e objetivas. Os encontros serão realizados nos dias 4 e 6 de julho, às 18h30h, na sede do Sebrae, localizada na Avenida Tancredo Neves, 5.500, Bairro América. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (79) 2106-7766.
Etapas
O Prêmio é dividido em três etapas. Na etapa estadual serão escolhidas três candidatas, uma para cada categoria. As vencedoras da fase estadual serão avaliadas por um Júri Regional, formado por colaboradores do Sebrae e especialistas em empreendedorismo e pequenos negócios, sendo escolhidas três empreendedoras de cada categoria em cada uma das cinco regiões brasileiras.
Por fim, a etapa nacional terá a participação das 15 vencedoras regionais, que estarão automaticamente classificadas para a grande final da premiação Além dos troféus, as vencedoras da etapa nacional, no primeiro e segundo lugares de cada categoria, vão ganhar um smartphone de última geração. O terceiro lugar de cada categoria receberá um tablet também de modelo mais recente. Todas as nove ganhadoras nacionais vão participar de uma missão técnica nacional de capacitação, com passagens e diárias custeadas pelo Sebrae.
Entre os critérios de julgamento das participantes estão aspectos relacionados à gestão do negócio como marketing e vendas, finanças, inovação, estratégia, geração de impacto social, entre outros. A análise do relato da história também vai considerar os desafios para abrir o empreendimento, participação ativa nos negócios, perseverança e superação, preocupação com a preservação do meio ambiente e cultura da sua região, lições aprendidas e contribuição para o desenvolvimento de outras empreendedores da sua comunidade.
Em 2022, a empresária Maria Eloísia Alves Melo, dona de uma agência de viagens em Nossa Senhora da Glória, a Ecos do Sertão, foi a vencedora da etapa estadual na categoria Microempreendedora Individual. Já na categoria Pequenos Negócios venceu Lívia Cristiane Duarte, dona da Home & Company, um empreendimento dedicado ao comércio de produtos de segurança eletrônica.
Já Belizarina França foi a vencedora na categoria Produtora Rural. Moradora da cidade de Canindé de São Francisco, ela é responsável pela Casa da Roça Dona Bela, um restaurante e tapiocaria que comercializa pratos feitos com ingredientes oriundos da própria horta.