Prefeitura de Aracaju promove Assistência Social Presente no loteamento Paraíso do Sul
15/06/2023 07:17 em Últimas Notícias

Projeto leva mutirão do Procad-Suas e atendimentos socioassistenciais aos moradores do bairro Santa Maria

O Assistência Social Presente, projeto da Prefeitura de Aracaju, executado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Diretoria de Gestão Social da Habitação e Políticas de Transferência de Renda, esteve, nesta quarta-feira, 14, no bairro Santa Maria, levando um mutirão do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (Procad-Suas) e demais atendimentos socioassistenciais aos moradores do loteamento Paraíso do Sul.
 
A retomada do serviço em 2023 aconteceu nos bairros da antiga Zona de Expansão e, agora, passa a ser executado nos demais bairros da capital, principalmente naqueles com maior incidência de extrema pobreza. Durante a ação, foram realizados atendimentos para inserção e atualização do Cadastro Único (CadÚnico), visitas domiciliares e agendamentos para atendimento sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Com a nova proposta do Governo Federal de reconfiguração do Cadastro Único (CadÚnico), a coordenadora de Políticas de Transferência de Renda, Yolanda de Oliveira, explica que o Município já construiu um projeto de execução do Procad-Suas e, com isso, os atendimentos serão ampliados para territórios mais distantes dos equipamentos socioassistenciais, bem como serão ofertados em instituições parceiras do Município. O objetivo é fazer uma busca ativa de famílias que se encontram em situação de extrema pobreza, mas ainda não acessaram o CadÚnico.

“Estamos no Paraíso do Sul também como uma ação do Procad-Suas. Fizemos um levantamento e só no bairro Santa Maria temos três mil famílias unipessoais que precisam atualizar o Cadastro Único. Estamos nessa região entendendo que é um local mais distante do Cras, então estamos chegando mais perto dessas famílias, possibilitando que elas atualizem o cadastro e que outras façam novos cadastros, ampliando o acesso e garantia de direitos dessas famílias. Estamos numa fase de reconfiguração do CadÚnico, um momento de qualificar cada vez mais o Cadastro”, destaca Yolanda. 

A dona de casa Camila dos Santos Borges está desempregada e aproveitou a oportunidade para atualizar seu cadastro. Vivendo do trabalho informal, ela afirma que o benefício socioassistencial é essencial para o complemento da sua renda.
 
“É uma ação muito boa, só de a pessoa poder vim aqui, fazer a atualização dos seus cadastros, fazer o cadastro de baixa renda da Energia, que eu não estava conseguindo fazer e aqui foi bem rápido. Hoje, fiz a atualização do meu CadÚnico, pois moro sozinha, não tenho uma renda fixa, faço crochê e bicos, então o benefício seria muito importante”, relata Camila. 
 
Claudemir Tavares da Silva é beneficiário do BPC e precisa manter o cadastro único atualizado, devido a sua deficiência física, tem dificuldade de se deslocar ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Para ele, ter o atendimento próximo de casa foi essencial. “Quando tem essas ações para gente que mora em um bairro carente é maravilhoso. Para mim, foi ótimo porque, de dois em dois anos, preciso ir ao Cras fazer a atualização e hoje eles estão praticamente na porta da minha casa, facilitou muito. Gostaria que viessem mais vezes, principalmente pra gente que não consegue se locomover até o Cras”, enfatiza.

Fotos: Ascom / Assistência Social

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!