Desafio para empresas, fidelizar clientes tem sido cada vez mais difícil
27/05/2023 06:17 em Últimas Notícias

André Gabillaud explica como potencializar uma marca e garantir clientes fiéis a ela

Historicamente, um dos principais desafios dos empresários sempre foi fidelizar clientes. E, de acordo com uma pesquisa feita recentemente, está sendo ainda mais difícil aqui no Brasil. Segundo o levantamento intitulado Think Consumer Goods, realizado pela empresa Offerwise, por encomenda do Google, mostra que 64% dos brasileiros não são fiéis a marcas específicas. O levantamento mostra também que 37% da população não têm “love brands” (marcas de amor) por conta de um único motivo: o preço. Geralmente, as empresas que conseguem esse feito não têm somente clientes, mas contam com apreciadores e simpatizantes do produto ou serviço, bem como da filosofia da empresa.

De acordo com o especialista em Inteligência Empresarial e sócio-fundador do Grupo Gabillaud, André Gabillaud, o desafio é grande, mas sempre há alternativas para transpor essas barreiras. Segundo ele, identidade visual e comunicação apontam como boas alternativas na hora de trabalhar a fidelização da marca. “Para construir uma marca forte e reconhecida no mercado, é necessário cuidar da identidade visual, divulgá-la, buscar a inovação, ser comprometido com o cliente e simplificar”, explica.


A construção da marca requer não só a visão do empresário, mas também, dos clientes, colaboradores e parceiros. “Para definir e comunicar os valores e a identidade da marca de uma empresa aos clientes, é importante que a empresa tenha uma visão clara de sua marca e que seus funcionários e parceiros conheçam essa visão e se importem com sua concretização”, ressalta o empresário.

André aponta que algumas estratégias para desenvolver um relacionamento duradouro com os clientes e construir uma base fiel, pode estar equacionada em uma conta simples. “Tem coisas que não mudam, independentemente do tempo, como por exemplo, oferecer um excelente atendimento ao cliente, fornecer produtos ou serviços de alta qualidade” diz. Ele completa ainda que “oferecer programas de fidelidade e recompensas para clientes fiéis e manter-se em contato regular com os clientes por meio de newsletters ou mídias sociais” também dá um resultado satisfatório.

Definição de público

Se, de acordo com a pesquisa encomendada pelo Google, clientes estão deixando de ser fiéis às marcas, saber quem são esses clientes é fundamental para trabalhar, estrategicamente, para conquistar o público. “Neste caso, para entender melhor o público-alvo e suas necessidades, é essencial realizar pesquisas de mercado para obter informações sobre as tendências, as necessidades dos clientes e as preferências dos consumidores”, explica André Gabillaud.

O especialista também chama atenção para um cuidado necessário na afirmação e fidelização da marca. “Algumas das melhores práticas para manter a cultura e a competitividade de uma marca ao longo do tempo é seguir atualizado com as tendências do mercado, monitorar a concorrência, manter-se em contato regular com os clientes e continuar inovando”, reforça.

Embora tornar clientes fiéis a marcas e produtos seja cada vez mais difícil em razão da volatilidade do mercado, investir nisso continua sendo fundamental, afinal, é um processo que sai muito mais em conta do que o custo para se trazer novos clientes.

--

 

Assessoria de Imprensa
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!