Chefes dos Três Poderes e dirigentes de diversas instituições públicas estiveram presentes na sessão especial de posse do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), José Carlos Felizola Filho, ocorrida nesta quinta-feira, 27, no auditório do órgão. Seu perfil técnico e o conhecimento adquirido no exercício da advocacia e nos cargos que já ocupou foram características destacadas pelos convidados.
"Felizola é um jovem preparado, com um currículo vasto e um legado de trabalho e competência por onde passou, que vai muito na linha daquilo que a gente prega, de renovação, de oxigenação”, ressaltou o governador Fábio Mitidieri, que foi o responsável por indicar o nome do novo conselheiro, posteriormente aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
Presidente da Alese, o deputado estadual Jeferson Andrade acrescentou que Felizola demonstrou sua competência à frente das secretarias de Estado que já comandou: “Foi um grande gestor público nos governos passados, estava presente no atual governo, tem um currículo impecável, foi sabatinado por nossos pares e aprovado por unanimidade; só tem a ganhar o Tribunal de Contas e o estado de Sergipe, que terá um conselheiro jovem, antenado nos problemas atuais e com um currículo invejável”.
Para o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), desembargador Ricardo Múcio, embora jovem, o novo membro do colegiado do TCE já possui experiência e provou seu potencial. “Tenho certeza que o Tribunal de Contas está ganhando um grande profissional; é um homem culto, um homem trabalhador e, acima de tudo, honesto. Entendo que o Tribunal de Contas ganha com a presença do doutor Felizola”, pontuou.
Assim também avalia o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira: “Este é um momento muito importante, não apenas pela relevância do cargo, mas pela chegada de um jovem ao TCE, com um currículo extenso e capaz de ocupar uma função que contribui para que a gestão pública seja eficiente, profícua. Felizola é um advogado de extrema competência, que ocupou diversos cargos públicos e tenho certeza de que aqui no Tribunal executará sua função com a mesma capacidade”, colocou Edvaldo.
O defensor público-geral da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, Vinícius Menezes Barreto, disse já conhecer de perto o profissionalismo do conselheiro desde a advocacia, ao encontrá-lo eventualmente nas audiências. “É um homem tarimbado para essa função, experimentado; eu acho que é uma conquista para o Tribunal de Contas e para a sociedade sergipana, que vai ter um conselheiro capaz e responsável à frente de uma das cadeiras deste Tribunal tão valoroso”.
Interinamente na função de procurador-geral de Justiça, o subprocurador-geral de Justiça, Ernesto Melo, representou o Ministério Público do Estado (MPE/SE) e também saudou o novo conselheiro.
Da mesa de honra da solenidade, todos os membros do colegiado do TCE/SE prestigiaram a posse, assim como o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC/SE), João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello. Outras das autoridades que compuseram o dispositivo foram a primeira-dama e Secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Erica Mitidieri, e o ex-governador Belivaldo Chagas.
Com formação em Direito, o conselheiro José Carlos Felizola Filho já ocupou os cargos de secretário de Estado da Inclusão e Assistência Social; secretário Geral do Governo (antigo Chefe da Casa Civil); e, desde o início de 2023, exercia o cargo de Secretário de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas. Foi também presidente da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), além de já ter atuado profissionalmente como advogado.
Fotos: Igor Graccho e Cleverton Ribeiro
Texto: Hádam Lima