Mães, pais e famílias de alunos da rede municipal de ensino celebraram a solenidade de entrega dos kits de material escolar e dos fardamentos aos estudantes que estão cursando do ano letivo 2023. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira, 24, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora, localizada no Bairro Industrial, contando com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira, equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e demais autoridades.
A Prefeitura trabalhou com um investimento de R$ 9.600.618,50 destinados à aquisição dos kits de material escolar, e R$ 2.998.672,70 para os fardamentos. Foram distribuídos 18 kits diferentes, contendo itens como mochila, cadernos, lápis, estojo, squeeze, borracha e outros. O conteúdo de cada mochila é adequado para a série ou modalidade do estudante, mas todos receberão, da Educação Infantil à Educação para Jovens e Adultos (EJA).
O secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, explica que os uniformes são padronizados e que a Semed, através desta iniciativa, busca ofertar mais dignidade à população aracajuana, além de incentivar o alcance de um desempenho escolar por parte dos estudantes da rede.
"Os uniformes fazem com que as pessoas se identifiquem umas com as outras e trazem mais segurança para as crianças, às suas famílias e à equipe escolar. Todas as fardas são iguais porque nossos estudantes não são alunos de uma escola apenas, mas de uma rede. Já a entrega dos nossos materiais escolares - livros, cadernos, lápis, borracha, estojo, mochila e etc - fazem com que eles possam acompanhar melhor as aulas. Também entregamos o material do programa Educaju, agora já sabemos o resultado da avaliação diagnóstica, e os kits chegam exatamente neste momento: para que os estudantes, os professores, possam ter todos os instrumentos para aprender melhor e serem cidadãos do hoje e do amanhã", atesta o secretário.
Thaislane Emanuele Alves foi uma das várias mães presentes na solenidade e se mostrou bastante emocionada durante as entregas simbólicas dos materiais aos alunos. Segundo ela, hoje, seus filhos estão sendo agraciados com uma oportunidade que ela, que sempre estudou em escola pública, não teve.
"Para mim, é um momento mágico. Esta ação que o prefeito Edvaldo Nogueira proporcionou para a rede municipal me fez ficar muito contente e grata. Eu também fui estudante e sofria muito, mas hoje eu vejo a preocupação de um gestor público que oferece mais oportunidade não só para as minhas crianças, mas para as de outras mães. Para mim parece um gesto de pai para filho e tenho certeza que todos os estudantes do município ficarão muito gratos por esta ação", declara Thaislane.
A mãe Eline dos Santos ressalta que estas entregas também representam o cuidado e acolhimento da rede com as famílias que não conseguem comprar o material escolar ou, às vezes, não podem comprar com o kit completo. Para ela, é uma maravilha poder adquirir esses itens da própria escola.
"Nunca estudei em escolas particulares e, na minha época, nunca tive isso. Agora, graças a Deus, as coisas ficaram mais fáceis. Antes, a gente não tinha essa facilidade. Muitas crianças iam estudar com o livro e o lápis na mão porque não tinham bornal, estojo, sendo que o material também motiva a criança, a gente sabe. Hoje ela não vai ficar triste por não ter um estojo ajeitado ou uma mochila diferenciada, igual ao do coleguinha. Agora, tem uma padronização. E o melhor é que vem em boa quantidade porque não veio só um caderno, por exemplo, foram seis, o que nos possibilita organizar melhor o uso durante todo o ano", relata Eline.
A mãe Paula Catteri afirma que a distribuição dos kits traz uma grande alegria para a comunidade escolar, especialmente pela qualidade de cada item, trazendo ainda mais dignidade para a população.
"Sei como é difícil ter crianças na escola e não ter condições financeiras adequadas para dar um material digno para o seu filho. Todos os materiais são de qualidade e isso aquece nosso coração e deixa nossas crianças felizes, também, por poderem ter um material equiparado ao de outras pessoas que tenham mais condições financeiras. São produtos que vão deixar a educação deles em ordem e que irão ajudar bastante o aprendizado", conta Paula.
Já a mãe Elaine Melo comemora a vinda de duas fardas novas para seus filhos. "É maravilhoso receber mais de uma farda, vai ajudar muito a gente por não gastarmos as roupas de casa das crianças. Por exemplo, é o primeiro ano que a minha filha estuda aqui e eu peguei já uma camisa de outra pessoa que estudava aqui para não ter que comprar. Agora, ela vai usar uma novinha enquanto as outras posso colocar para lavar. Além disso, acho importante o aluno vir identificado para as aulas, é uma segurança para a gente", explana.
Valdeirsa Santos pontua que o kit de material escolar recebido pelos seus filhos e outras crianças é mais um incentivo para que elas se dediquem aos estudos e as motivam a vir para a escola. "Ter uma roupa adequada para vir à aula e uma mochila com tudo que ela precisa é mais um motivo para elas gostarem de estudar, estimula todos eles a cuidarem do que é deles, a aprender mais e serem bons alunos", declara.
Secom/Prefeitura de Aracaju
Foto: Marcos Paixão