Corrida Cidade de Aracaju: 38ª edição será a maior já realizada pela prefeitura da capital
01/03/2023 11:52 em Últimas Notícias

 

Ano após ano a Corrida Cidade de Aracaju, promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), tem se consolidado como um dos eventos esportivos mais importantes do país, na modalidade. Realizada para celebrar o aniversário da capital, ela chega a sua 38ª edição, no dia 18 de março, com recorde de inscrições: 6.000 competidores, em diversas categorias. Cerca de R$100 mil em prêmios serão distribuídos aos vencedores.

Para assegurar a tradicional excelência na sua organização, a administração municipal envolverá, de forma direta e indireta, cerca de 1.200 pessoas, as quais trabalharão divididas em 13 grupos: estrutura, transporte, hidratação, alimentação, comunicação e marketing, premiação e solenidades, compras e finanças, voluntários, técnica e arbitragem, trânsito, segurança hospitalar, coordenação administrativa e coordenação de largada e percurso.

A primeira largada, a do percurso de 5 km, terá início às 15h15, na avenida Marechal Cândido Rondon, cerca de 100 metros antes do viaduto da avenida Tancredo Neves. A segunda largada será a de 10 km, às 15h45, partindo da rótula de entrada do conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão. Já a terceira largada, a do percurso de 24 km, ocorrerá às 16h15, na praça Getúlio Vargas, em São Cristóvão.

Cada vez mais consolidada no calendário de eventos esportivos nacionais, a Corrida Cidade de Aracaju é especial por muitos motivos, como destaca o gestor da Sejesp, Sérgio Thiessen, e entre eles a quilometragem diferente do percurso, o simbolismo histórico, o entusiasmo do público e a geografia própria do trajeto que desafia a resistência dos atletas.

“É bem interessante porque foge um pouquinho do tradicional percurso das corridas de rua. Em geral, uma meia maratona são 21 km, a maratona são 42 km. Mas, por que 24 km, aqui? Porque é exatamente a distância que sai do marco histórico de São Cristóvão e chega num marco histórico de Aracaju. Além disso, o percurso tem um desafio enorme porque, principalmente na saída de São Cristóvão, são vários aclives e declives, desgastando muito os atletas", pontua o secretário.

De acordo com Sérgio Thiessen, há ainda outros aspectos nesse percurso que encantam os competidores, "como as belezas naturais que você encontra ali na saída de São Cristóvão, na João Bebe Água, e, sobretudo, a recepção do público". "As pessoas, durante todo o percurso, vão para porta das suas casas desde cedo e ficam esperando ansiosamente os atletas passarem e acabam apoiando e incentivando todos os torcedores, do primeiro até o último”, salienta.

As características do trajeto, aliadas ao cuidado que a Prefeitura de Aracaju toma com uma organização eficiente, tem feito o número de participantes disparar. Nos últimos sete anos, o total de inscritos cresceu mais de 250%, o que, para o secretário da Juventude e do Esporte, atesta a qualidade da estrutura oferecida aos participantes.

“Isso é uma prova inequívoca de que você está entregando um produto de qualidade. Um produto bacana, um produto que as pessoas gostam, em que não falta hidratação, não falta controle de trânsito, não falta premiação, não falta energia positiva, não falta nada. Então, isso atrai os corredores, tanto é que este ano lançamos a corrida com um número recorde, seis mil participantes e em duas horas e meia não tinha mais vaga nenhuma”, destaca.

O evento garante ainda benefícios econômicos à cidade ao movimentar as cadeias produtivas relacionadas ao esporte, lazer e turismo, uma vez que a competição atrai visitantes de outras cidades de Sergipe e outras localidades do país e até mesmo de outros países.

“A Corrida Cidade de Aracaju atrai, de fora do estado, mais de mil pessoas, isso aí significa rede hoteleira, alimentação, material esportivo, transporte, Uber, enfim, é uma cadeia, um dominó de movimentação que incide em arrecadação tributária para a Prefeitura. Além disso, há as pessoas que vêm do interior do estado. Esses são cerca de duas mil pessoas e também movimentam a economia, vindo para cá, passando, às vezes, para aproveitar o final de semana e curtir Aracaju, para fazer programas. É uma roda que gira muito forte”, aponta o secretário.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!