Novos alunos e veteranos serão acolhidos pelos Jovens Protagonistas do Ensino Integral
Quando as aulas iniciarem no Centro de Excelência Gonçalo Rollemberg Leite, uma turma bem animada estará de prontidão para acolher os novos e veteranos alunos. São os Jovens Protagonistas do Ensino Integral que focaram em um objetivo: transmitir conforto e boas-vindas para os colegas que chegam. Assim como no Gonçalo também será nas 318 escolas da Rede Estadual de Ensino, que retornam às aulas a partir do próximo dia 23 de fevereiro. As escolas também preparam a entrega dos kits de material escolar, da camisa do uniforme, da merenda, a equipe de professores, coordenadores e funcionários.
Alguns desses Jovens Protagonistas do Gonçalo – Ernandes de Jesus, Aline Menezes, Kauany, Lavínia, Maria Eduarda, Gabriel e John Antony – estiveram nesta sexta-feira, 17, na escola para programar as dinâmicas, as atividades e confeccionar todo o material que será utilizado nos dois dias de acolhida. “Utilizaremos os quatro pilares da Educação: ser, fazer, conviver e conhecer. Escolhemos personalidades brasileiras para trazer no primeiro dia de aula”, disse Alinne Menezes, Jovem Protagonista, aluno do 3º ano do Ensino Médio Integral.
Ernandes de Jesus Sena, aluno do 1º ano do Ensino Integral do Centro de Excelência, conta que transmitirá toda a energia aos novos alunos no primeiro dia de aula. “Entrei no Gonçalo ainda na 6ª série e me senti acolhido pelos alunos e pela direção. Fui muito bem recebido e hoje quero também transmitir e contagiar todos que chegam”, disse.
Além da equipe de alunos Jovens Protagonistas, o Gonçalo Rollemberg está preparando a área de convivência externa, os detalhes nas salas, nos laboratórios, a limpeza, a merenda escolar. São mais de 400 alunos esperados no dia 23. “Adquirimos, com a verba do Profin, 493 kits escolares com os itens escolhidos pelo Conselho Escolar e 986 uniformes. Tudo aqui é feito de jovem para jovem. No dia 24 será a reunião de pais e no dia 27 com os alunos veteranos”, conta a diretora Liliane Teixeira Pina.
A diretora do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Lucileide Rodrigues, confirma que as escolas já têm um estoque de gêneros alimentícios. Ela também disse que a distribuição de outros itens vai até o dia 2 de março. Lanches prontos, frutas e legumes chegarão a partir do dia 23.
Já no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, o diretor Daniel Lemos disse que na dinâmica normal da escola esperará os alunos na porta do estabelecimento, com uma grande acolhida com os Jovens Protagonistas, a banda da escola e um grupo folclórico, mostrando como os estudantes são importantes. “Faremos a entrega simbólica dos kits de material escolar, do livro didático e vamos homenagear os alunos que se destacaram no Enem”, disse ele, enfatizando que a escola está com os gêneros alimentícios prontos para a merenda e verbas garantidas do Programa de Transferência de Recursos Diretamente às Escolas da Rede Estadual (Profin) para qualquer eventualidade que a escola possa ter.
Verba e merenda escolar
Quanto à verba para a escola, o Governo de Sergipe transferiu cerca de R$ 71.438.657,00 ao final de 2022. Desse montante, o valor de R$ 48.739.207,50, recurso do Profin, garantiu para o ano letivo de 2023 o kit de material escolar, uniforme e aquisição de material de consumo e distribuição gratuita; despesas cartoriais, contratação de manutenção de instalações físicas, equipamentos e pequenos reparos. “São recursos que asseguram às escolas mais autonomia para que iniciem o ano letivo com total apoio financeiro e comodidade. As escolas se preparam na infraestrutura com equipes que são as melhores. Continuaremos focados para que todo o ano seja de trabalho coletivo e se reflita no aprendizado dos nossos jovens. Estaremos bem próximos das escolas, sempre primando o diálogo, o engajamento e a transparência com diretores, professores, equipes, alunos, pais e toda comunidade escolar”, disse o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral.
Na Escola Estadual Miguel das Graças, em São Miguel do Aleixo, localizada no agreste central sergipano, o diretor José Agno dos Santos disse que, pelo segundo ano consecutivo, disponibilizará dois uniformes. “O uniforme mantém a segurança para o aluno, do ponto de vista externo, como identificador, e a gente sabe que a identidade do aluno na escola também é importante, com o sentimento de pertencimento. As cores, o nome, a tradição e os próprios símbolos. Quando adquirimos, também incentiva o comércio local com a compra do fardamento”, disse.
No Centro de Excelência Ofenísia Freire, em Aracaju, os alunos iniciarão o ano letivo também com a acolhida dos Jovens Protagonistas e toda a estrutura da escola estará preparada para receber e acolher os mais de 480 alunos. Na Escola Estadual Embaixador Bilac, também na capital, os kits escolares serão preparados pela coordenação nos primeiros dias de aula. No Centro de Excelência Milton Dortas, em Simão Dias, no centro-sul de Sergipe, os Jovens Protagonistas, em conjunto com a coordenação da escola, distribuirão os uniformes nos primeiros dias de aula. O Centro de Excelência 28 de Janeiro, em Nossa Senhora da Glória, no alto sertão do estado, está com todos os kits preparados.