Itabaianinha: Senac/SE participa da segunda visita técnica do Vai Turismo Sergipe
02/02/2023 11:48 em Últimas Notícias

A  segunda visita técnica do programa Vai Turismo, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), em Sergipe, capitaneado pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, aconteceu na última sexta-feira, 27, em Itabaianinha. Os integrantes do grupo, que conta com representantes da Fecomércio, Senac, Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e das quatro prefeituras envolvidas no programa, iniciaram a visita pela Casa da Cultura, localizada na Praça Tamarindo, marco zero da cidade.

Essa segunda etapa do programa, aqui em Sergipe, visa fazer o levantamento técnico das potencialidades turísticas de São Cristóvão e Laranjeiras, que compõem a Rota Religiosa, e de Itabaianinha e Tobias Barreto, que integram a Rota de Compras. O Senac/SE foi representado na visita pelo líder do Eixo de Moda, Altair Santo. A visita contou com  a participação do superintendente da Fecomércio, Maurício Gonçalves, do coordenador das Câmaras Empresariais e do Instituto Fecomércio, Lucas Uriel, e da executiva comercial Leide Oliveira.

O grupo foi recebido pelo prefeito Danilo Carvalho, que relatou um pouco do que está sendo feito para consolidar Itabaianinha como rota turística, principalmente envolvendo o setor industrial e o Polo de Moda.

“Estamos investindo em infraestrutura, com melhorias de estradas, pórticos na entrada da cidade e no terminal rodoviário. Foi oportuno apresentar a Casa da Cultura, que entrará em funcionamento dentro de 90 dias, que vai fomentar a nossa história, e o prédio da Praça Tamarindo, que é o marco zero do nosso município. Temos muito ainda a fazer e  o programa Vai Turismo, com toda certeza, vai nos ajudar a alinhar esse trabalho de Itabaianinha junto com Tobias Barreto como rota de compras, principalmente na oferta de capacitação de mão de obra”, ressaltou, destacando que a cidade já possui uma estrutura razoável de pousadas para o pernoite dos turistas

Após as boas-vindas do prefeito, o secretário da Indústria e Comércio do município, Jairo Floriano, explicou um pouco sobre o marco zero e a história contada sobre o nome da cidade.

“Na Praça Tamarindo, os viajantes costumavam fazer parada. Tinha uma baiana aqui muito bonita que sempre os servia e eles a ficavam admirando e diziam “ita baianinha bonita”. Daí vem o nome da cidade. Essa é a história bonita, mas na verdade a cidade recebia os tropeiros que vinham de Itabaiana e chamavam aqui de Itabaiana menor. Com o tempo passou a ser chamada de Itabaianinha”, relatou.

Da praça, o grupo foi guiado pelo secretário e a turismóloga Eline Costa, para a Casa do Licor Maria Bonita, onde conheceram um pouco da tradição da bebida, iniciada pelos pais das duas irmãs que cuidam da produção. A visita seguiu para conhecer a Cerâmica São José, a maior do Norte-Nordeste, que faz a produção de blocos e está implantando um projeto ecológico, que é o aproveitamento da casca do coco para alimentar as fornalhas.

Após o almoço no tradicional restaurante Capão da Maria, a comitiva foi conhecer de perto a produção da cerâmica morena, uma tradição indígena feita de forma artesanal e passada de geração em geração. Lá que tiver interesse, pode ainda aprender a fazer uma das peças.  A visita técnica foi finalizada no Polo Moda da cidade.

“Nós elaboramos aqui em Itabaianinha quatro circuitos turísticos. Apresentamos hoje a vocês um pouco do da cerâmica, de experiências gastronômicas e de moda. Temos ainda o rural, com mirante da Pedra Branca, ver de perto a produção e degustar queijo local, andar a cavalo e outras particularidades do interior”, destacou Eline Costa.

Para Maurício Gonçalves, conhecer de perto as potencialidades e dificuldades que cada município enfrenta é importante para discutir estratégias para alavancar o turismo, partindo da base e envolvendo governo e municípios.

“O Vai Turismo tem essa função, que é de reunir todos os envolvidos e trabalhar da melhor forma para desenvolver a economia do nosso Estado. O nosso presidente Marcos Andrade abraçou a ideia de focarmos em duas rotas estratégicas, para começarmos essa consolidação. E conhecer de perto as riquezas de cada município tem sido uma grata surpresa. A ideia da CNC é exatamente essa, ouvir e planejar o desenvolvimento turístico, a partir da realidade de cada município e onde, enquanto sistema S, podemos atuar na cadeia produtiva e na qualificação de mão de obra para atender as demandas de cada local”, reforçou Maurício Gonçalves.

 

A próxima cidade a ser visitada será Laranjeiras, no dia 3 de fevereiro. As visitas técnicas serão encerradas dia 8 de fevereiro, em Tobias Barreto.

Senac SE

COMENTÁRIOS