Jeferson Andrade é o novo presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe
02/02/2023 11:24 em Últimas Notícias

No final da tarde desta quarta-feira, 1° de fevereiro, o deputado Jeferson Andrade (PSD), foi eleito  presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, para uma gestão de dois anos. A eleição da Mesa Diretora aconteceu após a posse dos 24 parlamentares eleitos e reeleitos no pleito de outubro de 2022 para a 20ª Legislatura. Apenas a deputada Linda Brasil (PSOL), se absteve de votar.

A chapa única é formada pelos deputados Jeferson Andrade, presidente, Garibalde Mendonça (PDT), como vice-presidente, Luciano Bispo (PSD), 1º secretário, Marcelo Sobral (UNIÃO BRASIL), 2º secretário, Carminha Paiva (REPUBLICANOS), 3ª secretária e Paulo Júnior (PV), 4º secretário.

Num discurso emocionado, o novo presidente da Alese destacou que a partir desta quarta-feira,  24 deputados e deputadas estaduais assumem seus novos mandatos, elegem uma nova Mesa Diretora e entram em ação pra valer no campo de batalha do serviço público.

“O novo colegiado da Assembleia Legislativa. Vem composto de pessoas bem jovens, pessoas mais experientes, pessoas diversas e distintas, mas todas firmemente comprometidas com o bem-estar social de toda a nossa gente. Vamos trabalhar, vamos reunir e somar esforços com todos os poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário – com às demais instituições públicas e privadas do nosso estado e do país, com às representações dos setores produtivos, empresariado e classe trabalhadora, maiorias e minorias sociais na luta por dias melhores para todo o nosso povo. Um exemplo de ação política antenada com esse novo tempo já está sendo dado pelo nosso novo, competente, íntegro e ilustre governador do estado de Sergipe, o jovem Fábio Mitidieri. Suas ideias já estão se transformando em novas políticas públicas, em atos e ações, em obras e serviços do novo governo estadual que trazem reais benefícios para as pessoas. O governador Fábio Mitidieri não para, não perde tempo. Aliás, como ele mesmo proclama em suas manifestações públicas ‘o futuro começa agora’. Tudo isso, portanto, confere especial significado político e social ao evento que estamos aqui a vivenciar. O decidido comprometimento dos nossos deputados e deputadas com o desenvolvimento social e econômico do nosso estado, com o bem estar, a igualdade e a dignidade das pessoas, com a preservação do estado de direito, a defesa das instituições democráticas e do mais absoluto respeito à Constituição Federal do Brasil nos faz avançar no rumo certo”, afirma.

Ele ressaltou que os sentimentos revigoram ainda mais os pilares republicanos da nossa consciência cidadã, base institucional, ética, moral e democrática que nos conduz.

“Todos os poderes e instituições democráticas do Estado e da União estão aqui, nesse momento, tomados por um único sentimento maior. Nossa essência é o indivisível amor por Sergipe e pelo Brasil. Estamos juntos, especialmente com vocês, as pessoas comuns, as pessoas reais, as mais autênticas e legítimas autoridades da Nação, a fonte original do nosso poder político. O nosso povo está aqui. O nosso bom, valente e honrado povo sergipano, o nosso bravo povo brasileiro. Na qualidade de presidente desta Casa, asseguro-lhes, portanto, amigas e amigos, a Assembleia Legislativa cumprirá integralmente nessa sua nova legislatura o seu decisivo e insubstituível papel institucional. Vamos ouvir, debater, idealizar, planejar, sugerir e, sobretudo, vamos legislar e fiscalizar. Nós, deputados e deputadas de Sergipe – com a fundamental e indispensável ajuda dos bravos servidores da Assembleia – estaremos sempre atuando em defesa do interesse público. As portas da nossa Casa estarão sempre abertas para todos, especialmente para aqueles que desejarem contribuir com o debate e a formulação de novas políticas públicas. Busquemos juntos, todos nós, soluções efetivas para a retomada da economia, a geração de emprego e renda, combate à fome, melhor qualidade dos serviços de saúde e educação, mais investimentos em cultura, turismo, meio-ambiente, tecnologias, transporte, habitação e obras de infraestrutura urbana e rural. A nossa atuação Legislativa estará também atenta às necessidades pontuais dos municípios sergipanos, à valorização dos servidores públicos, à promoção de reais incentivos estatais aos empreendedores do campo e da cidade, bem como aos interesses da classe trabalhadora”, enfatiza. 

Jeferson Andrade enfatizou também que em todos os dias, todas as horas, em todos os momentos e lugares, a vida está sempre a entregar constantes e variadas emoções.

“São situações e acontecimentos que variam de caráter e intensidade, conforme tenham sido as nossas escolhas. A natureza do serviço ou da missão que estejamos a prestar ou a cumprir também conta para a composição desses cenários. E, principalmente, quando a função é pública, o exame crítico da sociedade sobre o que fazemos passa a ser um fator relevante. Mas, no fundo mesmo, em verdade, tudo acontece pelas decisivas e absolutas bençãos e graças divinas. Deus é princípio, meio e fim de todas as coisas. Este, por exemplo, é um momento especial para todos nós. Honroso, mágico e feliz do ponto de vista pessoal, mas também instigante, desafiador e certamente histórico do ponto de vista político e social para todos. Nunca em outro momento qualquer da nacionalidade, o estado e a sociedade precisaram tanto do trabalho, da lucidez, da união e da coragem cívica de todos nós, sergipanos e brasileiros. As graves crises sociais, econômicas, políticas e institucionais da atualidade nos advertem que essa hora é hora de luta intensa em todas as trincheiras pela preservação da democracia e pela reconstrução do país”, entende.

Emoção

No primeiro discurso como presidente da Alese, o deputado Jeferson Andrade não escondeu a emoção e não conseguiu conter as lágrimas ao citar a experiência conquistada com o pai, o conselheiro do TCE, Ulices Andrade, que foi deputado estadual por cinco legislaturas seguidas e presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe por duas vezes.

 

“Permitam-me fazer referências especiais a três grandes personalidades públicas que me impressionaram profundamente, no correr dos tempos, com pensamentos, atos e atitudes em momentos históricos da nacionalidade e, também, em alguns acontecimentos que marcaram pessoalmente a minha vida. São lições do passado e do presente que certamente contribuem para a iluminação do futuro das nossas novas gerações. Um certo dia, um homem especial disse-me: “…vá em frente, siga o seu coração, você tem talento e vocação para servir, para fazer o bem às pessoas. Faça o bem sem olhar a quem, seja amigo dos amigos, cumpra sempre a palavra dada, honre os seus compromissos, estude e trabalhe, seja humilde, generoso, solidário, leal e sempre coloque o interesse público em primeiro lugar. Você será um bom político. E, lembre-se, eu estarei sempre com você, ao seu lado. Deus te abençoe, meu filho”. Essas palavras viraram o meu mantra, a minha forca-guia e me conduziram até aqui. Obrigado, Ulices Andrade, meu pai, meu amigo, minha inspiração, minha referência de ser humano e homem público. Te amo”, destaca em lágrimas, também agradecendo a presença da mãe.

As outras duas pessoas a quem Jeferson Andrade fez referência foram o ex-governador Marcelo Déda e o ex- deputado federal Ulisses Guimarães. “Toda vez que eu ouvia aquele jovem idealista falar, a minha consciência política se expandia, o meu amor por Sergipe se revigorava e eu me sentia ainda mais honrado por ser um jovem político sergipano e brasileiro ao afirmar que ‘Nenhuma nação se legitima na história se desprezar a liberdade e se ignorar o valor da igualdade’. E ‘que os meus sonhos dialoguem com o querer divino, produzindo uma obra que, edificada no terreno da história, traduza o meu amor por minha terra e sirva à causa da felicidade do meu povo’. Obrigado Marcelo Deda, por sua lição, sua história e sua vida dedicada a Sergipe, aos sergipanos e aos brasileiros”, ressalta.

Sobre Ulisses Guimarães, o novo presidente da Alese observou: “Nesse momento em que a paz social, a união nacional e a democracia precisam ser preservadas e protegidas, recorro às palavras e conceitos republicanos de um brasileiro imortal: ‘A voz do povo é a voz de Deus. Com Deus e com o povo venceremos a serviço da Pátria, e o nome político da Pátria será uma Constituição que perpetue a unidade de sua Geografia, com a substância de sua História, a esperança de seu futuro e que exorcize a maldição da injustiça social’. Obrigado Ulisses Guimarães, grande patrono das regras constitucionais
democráticas e republicanas vigentes em nosso país”.

Perfil

Jeferson Luiz de Andrade é presidente do Partido Social Democrático de Sergipe (PSD). Por oito anos consecutivo de 2015 a 2002, atuou como primeiro-secretário da Alese. Foi reeleito para o quarto mandato em 2022 com a maior votação do seu partido, o PSD. 

Natural de Aracaju-SE, nasceu no dia 13 de junho de 1980, filho de Maria Graciete de Andrade e Ulices de Andrade Filho. Ulices de Andrade, seu pai, foi deputado estadual por cinco legislaturas seguidas, presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe por duas vezes e atualmente é Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. O deputado Jeferson Andrade é casado com Jullyana Andrade, pai de duas filhas, Maria Luísa e Lara, graduado em Administração e exerce a atividade de pecuarista.

Eleito deputado estadual pela primeira vez aos 30 anos em 2010. Por oito anos consecutivos de 2015 a 2022, atuou como primeiro-secretário da Alese. Foi reeleito para o quarto mandato em 2022 com 35.909 votos, a maior do seu partido PSD e a terceira maior votação do Estado.

 

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

Fotos: Joel Luiz e Jadilson Simões

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!